PRINCÍPIOS ORGANIZADORES DO DISCURSO: AS ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3146 |
Resumo: | Na busca de instrumentos de análise para as marcas que compõem a organização dos discursos sobre a cultura amazônica, o presente trabalho é o resultado de uma etapa de pesquisa em que considerei a possibilidade de utilização da Teoria da Polidez, proposta por Brown e Levinson (1987), para a descrição e interpretação dos dados reunidos do corpus do Projeto Integrado IFNOPAP. O roteiro apresenta considerações gerais sobre a teoria, bem como ilustrações de estratégias de polidez identificadas na entrevista selecionada para análise. Desse modo, pretendo considerar em que medida os postulados sobre a Teoria da Polidez poderão contribuir para o alcance do objetivo maior da pesquisa que ora desenvolvo: identificar, descrever e analisar, na interação de pesquisadores e informantes do projeto IFNOPAP, as marcas do discurso que sinalizam o modo como se negociam as relações interpessoais em uma relação hierárquica entre sujeitos que atuam em domínios de conhecimento distintos. |
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PRINCÍPIOS ORGANIZADORES DO DISCURSO: AS ESTRATÉGIAS DE POLIDEZNa busca de instrumentos de análise para as marcas que compõem a organização dos discursos sobre a cultura amazônica, o presente trabalho é o resultado de uma etapa de pesquisa em que considerei a possibilidade de utilização da Teoria da Polidez, proposta por Brown e Levinson (1987), para a descrição e interpretação dos dados reunidos do corpus do Projeto Integrado IFNOPAP. O roteiro apresenta considerações gerais sobre a teoria, bem como ilustrações de estratégias de polidez identificadas na entrevista selecionada para análise. Desse modo, pretendo considerar em que medida os postulados sobre a Teoria da Polidez poderão contribuir para o alcance do objetivo maior da pesquisa que ora desenvolvo: identificar, descrever e analisar, na interação de pesquisadores e informantes do projeto IFNOPAP, as marcas do discurso que sinalizam o modo como se negociam as relações interpessoais em uma relação hierárquica entre sujeitos que atuam em domínios de conhecimento distintos.Universidade Federal do ParáCristina Pessoa Rocha, Fátima2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/314610.18542/moara.v1i17.3146MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 17 (2002): Estudos Linguísticos jan a jun 2002; 07-260104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3146/3637Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-01T08:34:47Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3146Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-08-01T08:34:47Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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