Políticas linguísticas bilíngues na produção e na apresentação científicas em feiras de ciências do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15348 |
Resumo: | Este texto aborda o português e o espanhol na divulgação do conhecimento científico no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS. Selecionamos o momento em que a instituição passa a receber pesquisas de estudantes estrangeiros nas feiras científicas realizadas em Corumbá e Ponta Porã para analisar os editais, evidenciando como políticas educacionais podem atuar em prol da pluralidade linguística. A metodologia é de análise documental e de revisão bibliográfica, ancorando-nos teoricamente na Política Linguística (OLIVEIRA, 2016), por entendemos que a valorização de línguas estrangeiras em instituições de ensino promove a integração (ARNOUX, 2018) e gera a pluralidade de saberes (HAMEL, 1999). Verificamos, entretanto, a importância da busca por uma relação mais simétrica entre as línguas (RAJAGOPALAN, 2013), visando fomentar uma noção plurilíngue do conhecimento (CORREA; GÜTHS, 2015). Os resultados indicam que os efeitos dessa política precisam ser (re)pensados, revisados e corrigidos para que valorizem a pluralidade linguística. |
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Políticas linguísticas bilíngues na produção e na apresentação científicas em feiras de ciências do Instituto Federal de Mato Grosso do SulEste texto aborda o português e o espanhol na divulgação do conhecimento científico no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS. Selecionamos o momento em que a instituição passa a receber pesquisas de estudantes estrangeiros nas feiras científicas realizadas em Corumbá e Ponta Porã para analisar os editais, evidenciando como políticas educacionais podem atuar em prol da pluralidade linguística. A metodologia é de análise documental e de revisão bibliográfica, ancorando-nos teoricamente na Política Linguística (OLIVEIRA, 2016), por entendemos que a valorização de línguas estrangeiras em instituições de ensino promove a integração (ARNOUX, 2018) e gera a pluralidade de saberes (HAMEL, 1999). Verificamos, entretanto, a importância da busca por uma relação mais simétrica entre as línguas (RAJAGOPALAN, 2013), visando fomentar uma noção plurilíngue do conhecimento (CORREA; GÜTHS, 2015). Os resultados indicam que os efeitos dessa política precisam ser (re)pensados, revisados e corrigidos para que valorizem a pluralidade linguística.Universidade Federal do ParáCarvalho, Márcio Palácios deZacarias, Vinicius da Silva2023-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1534810.18542/moara.v0i63.15348MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 63 (2023): A dinâmica geossociolinguística do léxico; 313-3310104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15348/10511Direitos autorais 2023 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T20:32:20Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15348Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2023-09-26T20:32:20Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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