A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO HERÓI MODERNO EM “AS CORES DA BOLINHA DA MORTE” , DE IGNÁCIO LOYOLA BRANDÃO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3574 |
Resumo: | As mudanças sociais ocorridas com o advento da modernidade desenham uma visão globalizante de cultura que coloca em crise o mito da identidade heterogênea, interferindo na forma de designar simbolicamente a identidade dos indivíduos. Na literatura esta problemática constitui uma linha de força fundada na relação existente entre história e ficção, configurando-se como o aspecto determinante de uma estética inteiramente sintonizada coma sociedade, o que Candido (2000) denomina de “nova narrativa” – tendência atual entre nossos escritores de manifestar preocupação ideológica por meio da ficção, investindo em traços inovadores na técnica e na concepção de narrativa. Sob tal enfoque, este artigo pretende analisar a constituição do (anti-)herói moderno no conto “As cores da bolinha da morte” de Ignácio de Loyola Brandão. Trata-se de destacar que , nessa narrativa, a perda da sombra vivida pelo protagonista do conto e sua busca angustiante por resgatá-la é um traço representativo da imagem de um individuo inserido numa sociedade moderna. O ponto focal da trama é a procura pela essência do ser em um cenário que evidência a condição miserável e marginal de um indivíduo submetido á neurose e à violência da grande cidade. O personagem central da história empreende uma busca impulsionada por desejos individuais num mundo degradado, configurando uma descontinuidade entre homem e mundo- premissa central para a concepção de herói problemático tal como denomina Lucáks. Desse modo, para a leitura pretendida, teremos como referencia básica os postulados teóricos de Lucáks (1999,2000), Bakhtin (1988), Candido(2000), entre outros.PALAVRAS- CHAVE: Modernidade; Sujeito; (Anti-)herói. |
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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO HERÓI MODERNO EM “AS CORES DA BOLINHA DA MORTE” , DE IGNÁCIO LOYOLA BRANDÃOAs mudanças sociais ocorridas com o advento da modernidade desenham uma visão globalizante de cultura que coloca em crise o mito da identidade heterogênea, interferindo na forma de designar simbolicamente a identidade dos indivíduos. Na literatura esta problemática constitui uma linha de força fundada na relação existente entre história e ficção, configurando-se como o aspecto determinante de uma estética inteiramente sintonizada coma sociedade, o que Candido (2000) denomina de “nova narrativa” – tendência atual entre nossos escritores de manifestar preocupação ideológica por meio da ficção, investindo em traços inovadores na técnica e na concepção de narrativa. Sob tal enfoque, este artigo pretende analisar a constituição do (anti-)herói moderno no conto “As cores da bolinha da morte” de Ignácio de Loyola Brandão. Trata-se de destacar que , nessa narrativa, a perda da sombra vivida pelo protagonista do conto e sua busca angustiante por resgatá-la é um traço representativo da imagem de um individuo inserido numa sociedade moderna. O ponto focal da trama é a procura pela essência do ser em um cenário que evidência a condição miserável e marginal de um indivíduo submetido á neurose e à violência da grande cidade. O personagem central da história empreende uma busca impulsionada por desejos individuais num mundo degradado, configurando uma descontinuidade entre homem e mundo- premissa central para a concepção de herói problemático tal como denomina Lucáks. Desse modo, para a leitura pretendida, teremos como referencia básica os postulados teóricos de Lucáks (1999,2000), Bakhtin (1988), Candido(2000), entre outros.PALAVRAS- CHAVE: Modernidade; Sujeito; (Anti-)herói.Universidade Federal do ParáSILVA, Antonia Marly Moura daLEITE, Francisco Edson Gonçalves2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/357410.18542/moara.v1i35.3574MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 35 (2011): Estudos Literários jul a dez 2011; 227-2500104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3574/3665Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:43:44Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3574Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:43:44Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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