DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lygia Cunha, Ana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2939
Resumo: As oficinas de recepção e produção de textos que são realizadas por subprojetos do Programa Intregado de Pesquisa “O imaginario nas formas narrativas Orais populares da Amazônia paraense” (INFOPAP) buscam oferecer à comunidade universitaria e aos professores das redes de ensino pública e privada de Belém e interior do estado do Pará um trabalho sobre o texto que vá além das chamadas “técnicas de redação”, ou seja, que se proponha a preencher lacunas normalmente deixadas por um sistema de ensino/aprendizagem que ainda se esgota na análise gramatical, e por isso mesmo, perde oportunidades de abordar aspectos imprescindiveis para a construção de uma unidade textual. Entre esses aspectos pode-se apontar a inferência que a realidade oral exerce sobre a escrita, aliás, um dos fatores com as quais o professor de língua portuguesa deve trabalhar em sua prática de sala de aula.
id UFPA-4_8fe3f502af9c423432dec73afd475b38
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2939
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRERAs oficinas de recepção e produção de textos que são realizadas por subprojetos do Programa Intregado de Pesquisa “O imaginario nas formas narrativas Orais populares da Amazônia paraense” (INFOPAP) buscam oferecer à comunidade universitaria e aos professores das redes de ensino pública e privada de Belém e interior do estado do Pará um trabalho sobre o texto que vá além das chamadas “técnicas de redação”, ou seja, que se proponha a preencher lacunas normalmente deixadas por um sistema de ensino/aprendizagem que ainda se esgota na análise gramatical, e por isso mesmo, perde oportunidades de abordar aspectos imprescindiveis para a construção de uma unidade textual. Entre esses aspectos pode-se apontar a inferência que a realidade oral exerce sobre a escrita, aliás, um dos fatores com as quais o professor de língua portuguesa deve trabalhar em sua prática de sala de aula.Universidade Federal do ParáLygia Cunha, Ana2016-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/293910.18542/moara.v2i08.2939MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 08 (1997): Estudos Linguísticos jul a dez 1997; 113-2220104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2939/3404Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T12:00:38Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2939Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-12T12:00:38Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER
title DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER
spellingShingle DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER
Lygia Cunha, Ana
title_short DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER
title_full DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER
title_fullStr DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER
title_full_unstemmed DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER
title_sort DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER
author Lygia Cunha, Ana
author_facet Lygia Cunha, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lygia Cunha, Ana
description As oficinas de recepção e produção de textos que são realizadas por subprojetos do Programa Intregado de Pesquisa “O imaginario nas formas narrativas Orais populares da Amazônia paraense” (INFOPAP) buscam oferecer à comunidade universitaria e aos professores das redes de ensino pública e privada de Belém e interior do estado do Pará um trabalho sobre o texto que vá além das chamadas “técnicas de redação”, ou seja, que se proponha a preencher lacunas normalmente deixadas por um sistema de ensino/aprendizagem que ainda se esgota na análise gramatical, e por isso mesmo, perde oportunidades de abordar aspectos imprescindiveis para a construção de uma unidade textual. Entre esses aspectos pode-se apontar a inferência que a realidade oral exerce sobre a escrita, aliás, um dos fatores com as quais o professor de língua portuguesa deve trabalhar em sua prática de sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2939
10.18542/moara.v2i08.2939
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2939
identifier_str_mv 10.18542/moara.v2i08.2939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2939/3404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 08 (1997): Estudos Linguísticos jul a dez 1997; 113-222
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675321429426176