Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Sílvia Mara de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154
Resumo: Este artigo corresponde a um dos frutos do projeto de pesquisa institucional intitulado “As representações midiáticas do sujeito índio sobrevivente no Estado do Mato Grosso do Sul, MS”, desenvolvido por mim na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD,  e visa trazer à tona os estigmas e estereótipos veiculados em enunciados da comunidade acadêmica em relação a estudantes indígenas. Como corpus de pesquisa apresentamos tanto respostas de questionário aplicado a alunos indígenas e matérias jornalística do jornal O Progresso, mídia local. Para sustentar nossas análises, buscamos dialogar com autores do campo dos Estudos Culturais e com uma obra de Michel Foucault. A pergunta de pesquisa que norteou nossas análises foi: Como estigmas e estereótipos se constituem nas relações acadêmicas? Como resultado dessa investigação chegamos à conclusão de que as relações no âmbito educacional estão permeadas de preconceito e que as diferenças culturais promovem uma identidade deteriorada.Palavras-chave: Sujeito Indígena. Estigma. Instituição Educacional
id UFPA-4_94c703dae1dbe880eb9526507e7267d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10154
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituiçõesEste artigo corresponde a um dos frutos do projeto de pesquisa institucional intitulado “As representações midiáticas do sujeito índio sobrevivente no Estado do Mato Grosso do Sul, MS”, desenvolvido por mim na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD,  e visa trazer à tona os estigmas e estereótipos veiculados em enunciados da comunidade acadêmica em relação a estudantes indígenas. Como corpus de pesquisa apresentamos tanto respostas de questionário aplicado a alunos indígenas e matérias jornalística do jornal O Progresso, mídia local. Para sustentar nossas análises, buscamos dialogar com autores do campo dos Estudos Culturais e com uma obra de Michel Foucault. A pergunta de pesquisa que norteou nossas análises foi: Como estigmas e estereótipos se constituem nas relações acadêmicas? Como resultado dessa investigação chegamos à conclusão de que as relações no âmbito educacional estão permeadas de preconceito e que as diferenças culturais promovem uma identidade deteriorada.Palavras-chave: Sujeito Indígena. Estigma. Instituição EducacionalUniversidade Federal do ParáMelo, Sílvia Mara de2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1015410.18542/moara.v1i57.10154MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 1, n. 57 (2020): 50 anos de "A Arqueologia do Saber": as contribuições aos estudos da linguagem no Brasil; 218-2360104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154/7021Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T19:10:12Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10154Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-05-07T19:10:12Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
title Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
spellingShingle Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
Melo, Sílvia Mara de
title_short Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
title_full Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
title_fullStr Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
title_full_unstemmed Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
title_sort Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
author Melo, Sílvia Mara de
author_facet Melo, Sílvia Mara de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Sílvia Mara de
description Este artigo corresponde a um dos frutos do projeto de pesquisa institucional intitulado “As representações midiáticas do sujeito índio sobrevivente no Estado do Mato Grosso do Sul, MS”, desenvolvido por mim na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD,  e visa trazer à tona os estigmas e estereótipos veiculados em enunciados da comunidade acadêmica em relação a estudantes indígenas. Como corpus de pesquisa apresentamos tanto respostas de questionário aplicado a alunos indígenas e matérias jornalística do jornal O Progresso, mídia local. Para sustentar nossas análises, buscamos dialogar com autores do campo dos Estudos Culturais e com uma obra de Michel Foucault. A pergunta de pesquisa que norteou nossas análises foi: Como estigmas e estereótipos se constituem nas relações acadêmicas? Como resultado dessa investigação chegamos à conclusão de que as relações no âmbito educacional estão permeadas de preconceito e que as diferenças culturais promovem uma identidade deteriorada.Palavras-chave: Sujeito Indígena. Estigma. Instituição Educacional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154
10.18542/moara.v1i57.10154
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i57.10154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154/7021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 1, n. 57 (2020): 50 anos de "A Arqueologia do Saber": as contribuições aos estudos da linguagem no Brasil; 218-236
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675320326324224