Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154 |
Resumo: | Este artigo corresponde a um dos frutos do projeto de pesquisa institucional intitulado “As representações midiáticas do sujeito índio sobrevivente no Estado do Mato Grosso do Sul, MS”, desenvolvido por mim na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, e visa trazer à tona os estigmas e estereótipos veiculados em enunciados da comunidade acadêmica em relação a estudantes indígenas. Como corpus de pesquisa apresentamos tanto respostas de questionário aplicado a alunos indígenas e matérias jornalística do jornal O Progresso, mídia local. Para sustentar nossas análises, buscamos dialogar com autores do campo dos Estudos Culturais e com uma obra de Michel Foucault. A pergunta de pesquisa que norteou nossas análises foi: Como estigmas e estereótipos se constituem nas relações acadêmicas? Como resultado dessa investigação chegamos à conclusão de que as relações no âmbito educacional estão permeadas de preconceito e que as diferenças culturais promovem uma identidade deteriorada.Palavras-chave: Sujeito Indígena. Estigma. Instituição Educacional |
id |
UFPA-4_94c703dae1dbe880eb9526507e7267d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10154 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituiçõesEste artigo corresponde a um dos frutos do projeto de pesquisa institucional intitulado “As representações midiáticas do sujeito índio sobrevivente no Estado do Mato Grosso do Sul, MS”, desenvolvido por mim na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, e visa trazer à tona os estigmas e estereótipos veiculados em enunciados da comunidade acadêmica em relação a estudantes indígenas. Como corpus de pesquisa apresentamos tanto respostas de questionário aplicado a alunos indígenas e matérias jornalística do jornal O Progresso, mídia local. Para sustentar nossas análises, buscamos dialogar com autores do campo dos Estudos Culturais e com uma obra de Michel Foucault. A pergunta de pesquisa que norteou nossas análises foi: Como estigmas e estereótipos se constituem nas relações acadêmicas? Como resultado dessa investigação chegamos à conclusão de que as relações no âmbito educacional estão permeadas de preconceito e que as diferenças culturais promovem uma identidade deteriorada.Palavras-chave: Sujeito Indígena. Estigma. Instituição EducacionalUniversidade Federal do ParáMelo, Sílvia Mara de2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1015410.18542/moara.v1i57.10154MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 1, n. 57 (2020): 50 anos de "A Arqueologia do Saber": as contribuições aos estudos da linguagem no Brasil; 218-2360104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154/7021Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T19:10:12Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10154Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-05-07T19:10:12Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições |
title |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições |
spellingShingle |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições Melo, Sílvia Mara de |
title_short |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições |
title_full |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições |
title_fullStr |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições |
title_full_unstemmed |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições |
title_sort |
Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições |
author |
Melo, Sílvia Mara de |
author_facet |
Melo, Sílvia Mara de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Sílvia Mara de |
description |
Este artigo corresponde a um dos frutos do projeto de pesquisa institucional intitulado “As representações midiáticas do sujeito índio sobrevivente no Estado do Mato Grosso do Sul, MS”, desenvolvido por mim na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, e visa trazer à tona os estigmas e estereótipos veiculados em enunciados da comunidade acadêmica em relação a estudantes indígenas. Como corpus de pesquisa apresentamos tanto respostas de questionário aplicado a alunos indígenas e matérias jornalística do jornal O Progresso, mídia local. Para sustentar nossas análises, buscamos dialogar com autores do campo dos Estudos Culturais e com uma obra de Michel Foucault. A pergunta de pesquisa que norteou nossas análises foi: Como estigmas e estereótipos se constituem nas relações acadêmicas? Como resultado dessa investigação chegamos à conclusão de que as relações no âmbito educacional estão permeadas de preconceito e que as diferenças culturais promovem uma identidade deteriorada.Palavras-chave: Sujeito Indígena. Estigma. Instituição Educacional |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154 10.18542/moara.v1i57.10154 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i57.10154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10154/7021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 1, n. 57 (2020): 50 anos de "A Arqueologia do Saber": as contribuições aos estudos da linguagem no Brasil; 218-236 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675320326324224 |