A Gruta-escritura de Lispector e Tournier: fabulações de uma educação múltipla
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9762 |
Resumo: | O texto tece aproximações às obras Água Viva e Sexta-Feira ou os Limbos do Pacífico de Clarice Lispector e Michel Tournier respectivamente, para produzir alguns sentidos e inquietações acerca da educação, tensionando a imagem da educação enquanto reflexo do convencionalismo e questionando as linhas utilitárias que limitam os modos de educar. Na companhia de Foucault, Nietzsche, Larrosa, Nascimento e Costa percorremos a palavra literária como espaço de criação em suas possibilidades de inventar um tempo infinito de educar, de viver, de aprender e existir, buscando experimentar imagens múltiplas do educar para captar e imergir em devires e derivas, espaços do vazio-instante da criação. |
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A Gruta-escritura de Lispector e Tournier: fabulações de uma educação múltiplaLispector and Tournier’s cave-writing: fabulations of a multiple educationO texto tece aproximações às obras Água Viva e Sexta-Feira ou os Limbos do Pacífico de Clarice Lispector e Michel Tournier respectivamente, para produzir alguns sentidos e inquietações acerca da educação, tensionando a imagem da educação enquanto reflexo do convencionalismo e questionando as linhas utilitárias que limitam os modos de educar. Na companhia de Foucault, Nietzsche, Larrosa, Nascimento e Costa percorremos a palavra literária como espaço de criação em suas possibilidades de inventar um tempo infinito de educar, de viver, de aprender e existir, buscando experimentar imagens múltiplas do educar para captar e imergir em devires e derivas, espaços do vazio-instante da criação.The text weaves approximations to the works Água Viva and Sexta-feira or Limbos do Pacífico by Clarice Lispector and Michel Tournier respectively, to produce some senses and restlessness about education, tensioning the image of education as a reflection of conventionalism and questioning the utilitarian lines that limit the ways of educating. In the company of Foucault, Nietzsche, Larrosa, Nascimento and Costa we travel the literary word as a space of creation in its possibilities of inventing an infinite time of educating, of living, of learning and existing, seeking to experience multiple images of educating to capture and immerse in becoming and drifts, spaces of the empty-instant of creation.Universidade Federal do ParáCosta, Gilcilene Dias daIgreja, Fabíola de Fátima2021-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/976210.18542/moara.v1i56.9762MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 1, n. 56 (2020): Literatura, história e memória na América Latina; 24-440104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9762/6722Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-02T19:15:19Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/9762Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-08-02T19:15:19Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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