Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisbôa, Flávia Marinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: dos Anjos, Hildete Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3285
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as propagandas eleitorais veiculadas no rádio durante o período de campanha eleitoral do plebiscito para a consulta sobre divisão do estado do Pará, ocorrido em dezembro de 2011. Para tal reflexão tomou-se como dispositivo teórico-analítico o conceito de heterogeneidade mostrada (Authier-Revuz). As análises encontram, nas marcas discursivas relacionadas a endereçamento e antecipação, categorias próprias do conceito de heterogeneidade mostrada, a escolha de determinados referentes (finanças, dimensão territorial, unidade cultural), descrição dos embates socioculturais em termos de polarização simples (sim/não) e os interlocutores descritos como sujeitos do próprio discurso, o qual redimensiona os referentes ao produzir efeitos de sentido ancorados nessa polarização.
id UFPA-4_a34602fbab39da39508f8bc4d9c0039f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3285
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as propagandas eleitorais veiculadas no rádio durante o período de campanha eleitoral do plebiscito para a consulta sobre divisão do estado do Pará, ocorrido em dezembro de 2011. Para tal reflexão tomou-se como dispositivo teórico-analítico o conceito de heterogeneidade mostrada (Authier-Revuz). As análises encontram, nas marcas discursivas relacionadas a endereçamento e antecipação, categorias próprias do conceito de heterogeneidade mostrada, a escolha de determinados referentes (finanças, dimensão territorial, unidade cultural), descrição dos embates socioculturais em termos de polarização simples (sim/não) e os interlocutores descritos como sujeitos do próprio discurso, o qual redimensiona os referentes ao produzir efeitos de sentido ancorados nessa polarização.Universidade Federal do ParáLisbôa, Flávia Marinhodos Anjos, Hildete Pereira2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/328510.18542/moara.v2i40.3285MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 40 (2013): Estudos Linguísticos jul a dez de 2013; 57-690104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3285/3152Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:37:17Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3285Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:37:17Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011
title Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011
spellingShingle Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011
Lisbôa, Flávia Marinho
title_short Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011
title_full Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011
title_fullStr Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011
title_full_unstemmed Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011
title_sort Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011
author Lisbôa, Flávia Marinho
author_facet Lisbôa, Flávia Marinho
dos Anjos, Hildete Pereira
author_role author
author2 dos Anjos, Hildete Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisbôa, Flávia Marinho
dos Anjos, Hildete Pereira
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as propagandas eleitorais veiculadas no rádio durante o período de campanha eleitoral do plebiscito para a consulta sobre divisão do estado do Pará, ocorrido em dezembro de 2011. Para tal reflexão tomou-se como dispositivo teórico-analítico o conceito de heterogeneidade mostrada (Authier-Revuz). As análises encontram, nas marcas discursivas relacionadas a endereçamento e antecipação, categorias próprias do conceito de heterogeneidade mostrada, a escolha de determinados referentes (finanças, dimensão territorial, unidade cultural), descrição dos embates socioculturais em termos de polarização simples (sim/não) e os interlocutores descritos como sujeitos do próprio discurso, o qual redimensiona os referentes ao produzir efeitos de sentido ancorados nessa polarização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3285
10.18542/moara.v2i40.3285
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3285
identifier_str_mv 10.18542/moara.v2i40.3285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3285/3152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 40 (2013): Estudos Linguísticos jul a dez de 2013; 57-69
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675317900967936