VOZES NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE ALFREDO EM TRES CASAS E UM RIO DE DALCÍDIO JURANDIR.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3340 |
Resumo: | Este artigo trata da construção da identidade de Alfredo a partir das narrativas orais presentes na obra Três casas e um rio de Dalcídio Jurandir. Primeiramente, busca-se observar a articulação entre a identidade de Alfredo e as diferenças culturais que se manifestam rias dicotomias popular/erudito e oral/escrito. O elemento popular e oral, representados na figura da mãe negra, Dona Amélia. O elemento erudito e o escrito, ligados à figura paterna, o Major Alberto. A seguir, busca-se apontar como as narrativas presentes na obra estão incorporadas no texto dalcidiano, e sua importância para a resolução de alguns dos conflitos vivenciados pelo protagonista, sabendo que acompanhar a trajetória de Alfredo na leitura das obras do Ciclo Amazônico é, também, envolver-se na tessitura de histórias presentes em cada novo drama. |
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VOZES NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE ALFREDO EM TRES CASAS E UM RIO DE DALCÍDIO JURANDIR.Este artigo trata da construção da identidade de Alfredo a partir das narrativas orais presentes na obra Três casas e um rio de Dalcídio Jurandir. Primeiramente, busca-se observar a articulação entre a identidade de Alfredo e as diferenças culturais que se manifestam rias dicotomias popular/erudito e oral/escrito. O elemento popular e oral, representados na figura da mãe negra, Dona Amélia. O elemento erudito e o escrito, ligados à figura paterna, o Major Alberto. A seguir, busca-se apontar como as narrativas presentes na obra estão incorporadas no texto dalcidiano, e sua importância para a resolução de alguns dos conflitos vivenciados pelo protagonista, sabendo que acompanhar a trajetória de Alfredo na leitura das obras do Ciclo Amazônico é, também, envolver-se na tessitura de histórias presentes em cada novo drama.Universidade Federal do ParáPinheiro LEAL, Marcilene2016-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/334010.18542/moara.v2i27.3340MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 27 (2007): Estudos Literários jan a jun 2007; 148-1580104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3340/3162Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-02T20:01:08Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3340Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-08-02T20:01:08Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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