O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532 |
Resumo: | A pesquisa cartografou o lugar dos saberes amazônicos no ensino da Literatura a partir de uma historiografia construída pelos teóricos da Literatura, da Sociologia do Currículo e da análise da trajetória do Colégio Estadual Paes de Carvalho. No construto dessa pesquisa foi catalogada uma experiência didática em Belém do Pará nos anos 80-90 que resultou na publicação de três livros didáticos com conteúdo regionalizado de Literatura Paraense. O estudo tem como base a Teoria Literária na perspectiva de Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) e Barthes (2010) que apontam a Literatura como possibilidade de transmissão cultural, como fruição e como valorização da dimensão estética com vistas à cidadania. E os estudos da Sociologia da Educação e da Cultura de Bourdieu (2007) e Chartier (1996), os estudos do Currículo, com Mclaren (1997) e Moreira; Silva (1995). |
id |
UFPA-4_df4fcf4f379d1cfdb8ed9638c7f65d3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10532 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literaturaThe place of Amazonian knowledge in the teaching of literatureA pesquisa cartografou o lugar dos saberes amazônicos no ensino da Literatura a partir de uma historiografia construída pelos teóricos da Literatura, da Sociologia do Currículo e da análise da trajetória do Colégio Estadual Paes de Carvalho. No construto dessa pesquisa foi catalogada uma experiência didática em Belém do Pará nos anos 80-90 que resultou na publicação de três livros didáticos com conteúdo regionalizado de Literatura Paraense. O estudo tem como base a Teoria Literária na perspectiva de Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) e Barthes (2010) que apontam a Literatura como possibilidade de transmissão cultural, como fruição e como valorização da dimensão estética com vistas à cidadania. E os estudos da Sociologia da Educação e da Cultura de Bourdieu (2007) e Chartier (1996), os estudos do Currículo, com Mclaren (1997) e Moreira; Silva (1995).The research mapped the place of Amazonian knowledge in the teaching of Literature based on a historiography built by theoreticians of Literature, Sociology of the Curriculum and the analysis of the trajectory of the Colégio Estadual Paes de Carvalho. In the construction of this search, a didactic experience was cataloged in Belém do Pará in the 80-90s, which resulted in the publication of three textbooks with regionalized content from Paraense Literature. The study is based on Literary Theory from the perspective of Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) and Barthes (2010) who point to Literature as a possibility of cultural transmission, as fruition and as an appreciation of the aesthetic dimension with a view to citizenship. And the studies of the Sociology of Education and Culture by Bourdieu (2007) and Chartier (1996), the studies of the Curriculum, with Mclaren (1997) and Moreira; Silva (1995).Universidade Federal do ParáAlmeida, Eliana Pires de2021-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1053210.18542/moara.v2i56.10532MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 2, n. 56 (2021): Literatura, história e memória na América Latina; 171-1900104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532/7312Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-21T21:13:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10532Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-05-21T21:13:03Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura The place of Amazonian knowledge in the teaching of literature |
title |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura |
spellingShingle |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura Almeida, Eliana Pires de |
title_short |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura |
title_full |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura |
title_fullStr |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura |
title_full_unstemmed |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura |
title_sort |
O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura |
author |
Almeida, Eliana Pires de |
author_facet |
Almeida, Eliana Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Eliana Pires de |
description |
A pesquisa cartografou o lugar dos saberes amazônicos no ensino da Literatura a partir de uma historiografia construída pelos teóricos da Literatura, da Sociologia do Currículo e da análise da trajetória do Colégio Estadual Paes de Carvalho. No construto dessa pesquisa foi catalogada uma experiência didática em Belém do Pará nos anos 80-90 que resultou na publicação de três livros didáticos com conteúdo regionalizado de Literatura Paraense. O estudo tem como base a Teoria Literária na perspectiva de Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) e Barthes (2010) que apontam a Literatura como possibilidade de transmissão cultural, como fruição e como valorização da dimensão estética com vistas à cidadania. E os estudos da Sociologia da Educação e da Cultura de Bourdieu (2007) e Chartier (1996), os estudos do Currículo, com Mclaren (1997) e Moreira; Silva (1995). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532 10.18542/moara.v2i56.10532 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v2i56.10532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532/7312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 2, n. 56 (2021): Literatura, história e memória na América Latina; 171-190 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675318831054849 |