O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Eliana Pires de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532
Resumo: A pesquisa cartografou o lugar dos saberes amazônicos no ensino da Literatura a partir de uma historiografia construída pelos teóricos da Literatura, da Sociologia do Currículo e da análise da trajetória do Colégio Estadual Paes de Carvalho. No construto dessa pesquisa foi catalogada uma experiência didática em Belém do Pará nos anos 80-90 que resultou na publicação de três livros didáticos com conteúdo regionalizado de Literatura Paraense. O estudo tem como base a Teoria Literária na perspectiva de Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) e Barthes (2010) que apontam a Literatura como possibilidade de transmissão cultural, como fruição e como valorização da dimensão estética com vistas à cidadania. E os estudos da Sociologia da Educação e da Cultura de Bourdieu (2007) e Chartier (1996), os estudos do Currículo, com Mclaren (1997) e Moreira; Silva (1995).
id UFPA-4_df4fcf4f379d1cfdb8ed9638c7f65d3d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10532
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literaturaThe place of Amazonian knowledge in the teaching of literatureA pesquisa cartografou o lugar dos saberes amazônicos no ensino da Literatura a partir de uma historiografia construída pelos teóricos da Literatura, da Sociologia do Currículo e da análise da trajetória do Colégio Estadual Paes de Carvalho. No construto dessa pesquisa foi catalogada uma experiência didática em Belém do Pará nos anos 80-90 que resultou na publicação de três livros didáticos com conteúdo regionalizado de Literatura Paraense. O estudo tem como base a Teoria Literária na perspectiva de Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) e Barthes (2010) que apontam a Literatura como possibilidade de transmissão cultural, como fruição e como valorização da dimensão estética com vistas à cidadania. E os estudos da Sociologia da Educação e da Cultura de Bourdieu (2007) e Chartier (1996), os estudos do Currículo, com Mclaren (1997) e Moreira; Silva (1995).The research mapped the place of Amazonian knowledge in the teaching of Literature based on a historiography built by theoreticians of Literature, Sociology of the Curriculum and the analysis of the trajectory of the Colégio Estadual Paes de Carvalho. In the construction of this search, a didactic experience was cataloged in Belém do Pará in the 80-90s, which resulted in the publication of three textbooks with regionalized content from Paraense Literature. The study is based on Literary Theory from the perspective of Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) and Barthes (2010) who point to Literature as a possibility of cultural transmission, as fruition and as an appreciation of the aesthetic dimension with a view to citizenship. And the studies of the Sociology of Education and Culture by Bourdieu (2007) and Chartier (1996), the studies of the Curriculum, with Mclaren (1997) and Moreira; Silva (1995).Universidade Federal do ParáAlmeida, Eliana Pires de2021-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1053210.18542/moara.v2i56.10532MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 2, n. 56 (2021): Literatura, história e memória na América Latina; 171-1900104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532/7312Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-21T21:13:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10532Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-05-21T21:13:03Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
The place of Amazonian knowledge in the teaching of literature
title O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
spellingShingle O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
Almeida, Eliana Pires de
title_short O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
title_full O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
title_fullStr O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
title_full_unstemmed O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
title_sort O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura
author Almeida, Eliana Pires de
author_facet Almeida, Eliana Pires de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Eliana Pires de
description A pesquisa cartografou o lugar dos saberes amazônicos no ensino da Literatura a partir de uma historiografia construída pelos teóricos da Literatura, da Sociologia do Currículo e da análise da trajetória do Colégio Estadual Paes de Carvalho. No construto dessa pesquisa foi catalogada uma experiência didática em Belém do Pará nos anos 80-90 que resultou na publicação de três livros didáticos com conteúdo regionalizado de Literatura Paraense. O estudo tem como base a Teoria Literária na perspectiva de Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) e Barthes (2010) que apontam a Literatura como possibilidade de transmissão cultural, como fruição e como valorização da dimensão estética com vistas à cidadania. E os estudos da Sociologia da Educação e da Cultura de Bourdieu (2007) e Chartier (1996), os estudos do Currículo, com Mclaren (1997) e Moreira; Silva (1995).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532
10.18542/moara.v2i56.10532
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532
identifier_str_mv 10.18542/moara.v2i56.10532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10532/7312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 2, n. 56 (2021): Literatura, história e memória na América Latina; 171-190
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675318831054849