Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347 |
Resumo: | Este artigo relata uma experiência didática que propôs a elaboração de definições como prática de produção textual para alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola do município de São Paulo. Para essa atividade, foram selecionados vocábulos do cotidiano e, dentre as palavras definidas pelos alunos, elegeu-se para análise deste artigo as definições propostas para as palavras mulher e criança. Os resultados foram analisados a partir das teorias sobre enunciados definitórios (FINATTO, 2001) e das abordagens culturais (CLAS, 2014) desenvolvidas no bojo dos estudos das linguagens especializadas: a Terminologia. Como resultado, percebeu-se que a atividade estimulou nos alunos a reflexão metalinguística sobre o ato de definir e o desenvolvimento de novas habilidades, conforme orientações curriculares vigentes. |
id |
UFPA-4_ea72ca2a69abc32b7b6148509bbc53b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15347 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamentalEste artigo relata uma experiência didática que propôs a elaboração de definições como prática de produção textual para alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola do município de São Paulo. Para essa atividade, foram selecionados vocábulos do cotidiano e, dentre as palavras definidas pelos alunos, elegeu-se para análise deste artigo as definições propostas para as palavras mulher e criança. Os resultados foram analisados a partir das teorias sobre enunciados definitórios (FINATTO, 2001) e das abordagens culturais (CLAS, 2014) desenvolvidas no bojo dos estudos das linguagens especializadas: a Terminologia. Como resultado, percebeu-se que a atividade estimulou nos alunos a reflexão metalinguística sobre o ato de definir e o desenvolvimento de novas habilidades, conforme orientações curriculares vigentes.Universidade Federal do ParáSilva, Lígia Fabiana de SouzaMota, Ariane VicenteRibeiro, Pâmela TeixeiraSerra, Luís Henrique2023-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1534710.18542/moara.v0i63.15347MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 63 (2023): A dinâmica geossociolinguística do léxico; 294-3120104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347/10522Direitos autorais 2023 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T20:34:46Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15347Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2023-09-26T20:34:46Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental |
title |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental Silva, Lígia Fabiana de Souza |
title_short |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental |
title_full |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental |
author |
Silva, Lígia Fabiana de Souza |
author_facet |
Silva, Lígia Fabiana de Souza Mota, Ariane Vicente Ribeiro, Pâmela Teixeira Serra, Luís Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Ariane Vicente Ribeiro, Pâmela Teixeira Serra, Luís Henrique |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lígia Fabiana de Souza Mota, Ariane Vicente Ribeiro, Pâmela Teixeira Serra, Luís Henrique |
description |
Este artigo relata uma experiência didática que propôs a elaboração de definições como prática de produção textual para alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola do município de São Paulo. Para essa atividade, foram selecionados vocábulos do cotidiano e, dentre as palavras definidas pelos alunos, elegeu-se para análise deste artigo as definições propostas para as palavras mulher e criança. Os resultados foram analisados a partir das teorias sobre enunciados definitórios (FINATTO, 2001) e das abordagens culturais (CLAS, 2014) desenvolvidas no bojo dos estudos das linguagens especializadas: a Terminologia. Como resultado, percebeu-se que a atividade estimulou nos alunos a reflexão metalinguística sobre o ato de definir e o desenvolvimento de novas habilidades, conforme orientações curriculares vigentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347 10.18542/moara.v0i63.15347 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v0i63.15347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347/10522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 63 (2023): A dinâmica geossociolinguística do léxico; 294-312 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675317887336448 |