Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lígia Fabiana de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mota, Ariane Vicente, Ribeiro, Pâmela Teixeira, Serra, Luís Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347
Resumo: Este artigo relata uma experiência didática que propôs a elaboração de definições como prática de produção textual para alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola do município de São Paulo. Para essa atividade, foram selecionados vocábulos do cotidiano e, dentre as palavras definidas pelos alunos, elegeu-se para análise deste artigo as definições propostas para as palavras mulher e criança. Os resultados foram analisados a partir das teorias sobre enunciados definitórios (FINATTO, 2001) e das abordagens culturais (CLAS, 2014) desenvolvidas no bojo dos estudos das linguagens especializadas:  a Terminologia. Como resultado, percebeu-se que a atividade estimulou nos alunos a reflexão metalinguística sobre o ato de definir e o desenvolvimento de novas habilidades, conforme orientações curriculares vigentes.
id UFPA-4_ea72ca2a69abc32b7b6148509bbc53b7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15347
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamentalEste artigo relata uma experiência didática que propôs a elaboração de definições como prática de produção textual para alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola do município de São Paulo. Para essa atividade, foram selecionados vocábulos do cotidiano e, dentre as palavras definidas pelos alunos, elegeu-se para análise deste artigo as definições propostas para as palavras mulher e criança. Os resultados foram analisados a partir das teorias sobre enunciados definitórios (FINATTO, 2001) e das abordagens culturais (CLAS, 2014) desenvolvidas no bojo dos estudos das linguagens especializadas:  a Terminologia. Como resultado, percebeu-se que a atividade estimulou nos alunos a reflexão metalinguística sobre o ato de definir e o desenvolvimento de novas habilidades, conforme orientações curriculares vigentes.Universidade Federal do ParáSilva, Lígia Fabiana de SouzaMota, Ariane VicenteRibeiro, Pâmela TeixeiraSerra, Luís Henrique2023-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1534710.18542/moara.v0i63.15347MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 63 (2023): A dinâmica geossociolinguística do léxico; 294-3120104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347/10522Direitos autorais 2023 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T20:34:46Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15347Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2023-09-26T20:34:46Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
title Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
spellingShingle Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
Silva, Lígia Fabiana de Souza
title_short Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
title_full Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
title_fullStr Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
title_sort Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental
author Silva, Lígia Fabiana de Souza
author_facet Silva, Lígia Fabiana de Souza
Mota, Ariane Vicente
Ribeiro, Pâmela Teixeira
Serra, Luís Henrique
author_role author
author2 Mota, Ariane Vicente
Ribeiro, Pâmela Teixeira
Serra, Luís Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lígia Fabiana de Souza
Mota, Ariane Vicente
Ribeiro, Pâmela Teixeira
Serra, Luís Henrique
description Este artigo relata uma experiência didática que propôs a elaboração de definições como prática de produção textual para alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola do município de São Paulo. Para essa atividade, foram selecionados vocábulos do cotidiano e, dentre as palavras definidas pelos alunos, elegeu-se para análise deste artigo as definições propostas para as palavras mulher e criança. Os resultados foram analisados a partir das teorias sobre enunciados definitórios (FINATTO, 2001) e das abordagens culturais (CLAS, 2014) desenvolvidas no bojo dos estudos das linguagens especializadas:  a Terminologia. Como resultado, percebeu-se que a atividade estimulou nos alunos a reflexão metalinguística sobre o ato de definir e o desenvolvimento de novas habilidades, conforme orientações curriculares vigentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347
10.18542/moara.v0i63.15347
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347
identifier_str_mv 10.18542/moara.v0i63.15347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15347/10522
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 63 (2023): A dinâmica geossociolinguística do léxico; 294-312
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675317887336448