DISSIMULAÇÃO E AMBIGUIDADE NO ÚLTIMO ROMANCE MACHADIANO: FIDÉLIA EM FOCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa TELES, Adriana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3361
Resumo: Memorial de Aires (1908), último romance Machado de Assis, foi tido por algum tempo, e talvez ainda seja pelos mais desavisados, como uma obra de redenção e decadência. Produzido em um momento delicado da vida do autor, quando este já se encontrava doente e solitário, o último romance machadiano espelharia nostalgias e sentimentalismos próprios da velhice. A personagem Carmo foi, nesse sentido, tida como uma personificação da esposa de Machado recém falecida, Carolina e Fidélia, uma das personagens mais intrigantes da obra, ficou à sombra, um tano esquecida pelos críticos. Estes, quando voltavam seu olhar para a jovem, era, geralmente, para v ela como uma viúva presa a viuvez, visão também de acordo com o suposto apaziguamento que rondaria a obra. O objetivo desse artigo é discutir se Fidélia pode ser vista como tamanha transparência e simplicidade.
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