EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUESTÕES LINGUÍSTICAS: QUANDO A ORTOGRAFIA TORNA- SE UM PROBLEMA, A EXPERIÊNCIA WAIMIRI ATROARI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO, Ana Carla
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3646
Resumo: Neste ensaio, eu apresento um breve resumo da situação linguistica- cultural e do Projeto de Educação da Etnia Waimiri Atroari. Discuto o problema que comunidades, linguistas e pessoas envolvidas com projetos de Educação Indígena enfrentam quando não trabalham a questão da “clarificação ideológica” dos mesmos. E utilizando minha própria experiência entre os  Waimiri Atroari, eu também abordo como o status dado a escola e a elaboração de ortografias estão relacionados a esta problemática.PALAVRAS- CHAVE: Problemas Lingüísticos; Educação Indígena; Escola Waimiri Atroari; Ortografia.
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