RETALHOS DA MEMÓRIA: A LITERATURA DRAMÁTICA E OS AMADORES NA ESCRITA DA HISTÓRIA DO TEATRO EM BELÉM DO PARÁ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sentidos da Cultura |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1321 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância da literatura dramática e suas reverberações na produção cultural paraense, no século XX, para o movimento amador de teatro, a partir do grupo Teatro do Estudante do Pará (TEP), liderado por Margarida Schivazappa. Os amadores nacionais e locais, a partir da década de 1940, articularam várias ações, a fim de transformar, modernizar as artes cênicas, fundamentadas na forma do chamado "teatro de cultura", que se diferenciava do "teatro para rir". Nesse conjunto, destaca-se o papel fundamental que a literatura dramática teve, vista, por esses movimentos, como símbolo de cultura, que precisava de um desenvolvimento amplo, pois a tradição crítica e dramática enfatizava que esse setor precisava de atenção, de ações que colaborassem no seu amadurecimento. Dessa maneira, a dramaturgia, nacional e estrangeira, da tradição ou de vanguarda, vista como símbolo de "alta cultura" por intelectuais e artistas, tornou-se,2para eles, espaço de transformação e amadurecimento social. Por isso, abrimos espaço para reflexões sobre o lugar e o papel da literatura dramática no teatro produzido durante o século XX, em uma leitura historiográfica, que procura analisar as relações entre o campo da arte e as suas reverberações nas formas de organização sociocultural. |
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RETALHOS DA MEMÓRIA: A LITERATURA DRAMÁTICA E OS AMADORES NA ESCRITA DA HISTÓRIA DO TEATRO EM BELÉM DO PARÁDramaturgia. Teatro Amador. Pará. Modernidade.O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância da literatura dramática e suas reverberações na produção cultural paraense, no século XX, para o movimento amador de teatro, a partir do grupo Teatro do Estudante do Pará (TEP), liderado por Margarida Schivazappa. Os amadores nacionais e locais, a partir da década de 1940, articularam várias ações, a fim de transformar, modernizar as artes cênicas, fundamentadas na forma do chamado "teatro de cultura", que se diferenciava do "teatro para rir". Nesse conjunto, destaca-se o papel fundamental que a literatura dramática teve, vista, por esses movimentos, como símbolo de cultura, que precisava de um desenvolvimento amplo, pois a tradição crítica e dramática enfatizava que esse setor precisava de atenção, de ações que colaborassem no seu amadurecimento. Dessa maneira, a dramaturgia, nacional e estrangeira, da tradição ou de vanguarda, vista como símbolo de "alta cultura" por intelectuais e artistas, tornou-se,2para eles, espaço de transformação e amadurecimento social. Por isso, abrimos espaço para reflexões sobre o lugar e o papel da literatura dramática no teatro produzido durante o século XX, em uma leitura historiográfica, que procura analisar as relações entre o campo da arte e as suas reverberações nas formas de organização sociocultural.EDUEPA2017-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1321Revista Sentidos da Cultura; v. 3 n. 5 (2016): SENTIDOS DA CULTURA; 50-862359-310510.31792/rsc.v3i5reponame:Revista Sentidos da Culturainstname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1321/828Copyright (c) 2017 Revista Sentidos da Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, José Denis de Oliveira2017-10-27T10:34:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidosPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/oaisentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br2359-31052359-3105opendoar:2017-10-27T10:34:37Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)false |
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