Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Modesto, Amanda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sentidos da Cultura
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3448
Resumo: O presente estudo discorre sobre a relação entre memória e performance, reativando memórias pela reconstrução de lembranças a partir daquilo que é posto enquanto história de vida, dialogando com atravessamentos sociais que se encontram na vida como relato, dessa forma, a relação entre os mecanismos de funcionamento das memórias individuais ou coletivas serão discutidas utilizando para o exercício narrativas escritas e registros fotográficos. Desse modo, o objetivo principal desse texto é apresentar a significação da Memória como material artístico da construção do performer, e sua importância político-social. Discutindo performance, como um lugar plural da arte onde estar-se exposto entre outras reflexões feitas pelos estudos da performance, Schechner (1985) nos traz a dialética entre a ação e a reflexão como um conceito-chave.
id UFPA-5_b7eb406f459df649ec18dbaff4640771
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3448
network_acronym_str UFPA-5
network_name_str Revista Sentidos da Cultura
repository_id_str
spelling Rememorar-te: a memória e a construção do eu performerO presente estudo discorre sobre a relação entre memória e performance, reativando memórias pela reconstrução de lembranças a partir daquilo que é posto enquanto história de vida, dialogando com atravessamentos sociais que se encontram na vida como relato, dessa forma, a relação entre os mecanismos de funcionamento das memórias individuais ou coletivas serão discutidas utilizando para o exercício narrativas escritas e registros fotográficos. Desse modo, o objetivo principal desse texto é apresentar a significação da Memória como material artístico da construção do performer, e sua importância político-social. Discutindo performance, como um lugar plural da arte onde estar-se exposto entre outras reflexões feitas pelos estudos da performance, Schechner (1985) nos traz a dialética entre a ação e a reflexão como um conceito-chave.EDUEPA2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3448Revista Sentidos da Cultura; v. 7 n. 12 (2020): REVISTA SENTIDOS DA CULTURA; 05-202359-310510.31792/rsc.v7i12reponame:Revista Sentidos da Culturainstname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3448/1570Copyright (c) 2020 Revista Sentidos da Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento Modesto, Amanda2021-04-07T23:08:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3448Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidosPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/oaisentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br2359-31052359-3105opendoar:2021-04-07T23:08:07Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer
title Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer
spellingShingle Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer
Nascimento Modesto, Amanda
title_short Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer
title_full Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer
title_fullStr Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer
title_full_unstemmed Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer
title_sort Rememorar-te: a memória e a construção do eu performer
author Nascimento Modesto, Amanda
author_facet Nascimento Modesto, Amanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Modesto, Amanda
description O presente estudo discorre sobre a relação entre memória e performance, reativando memórias pela reconstrução de lembranças a partir daquilo que é posto enquanto história de vida, dialogando com atravessamentos sociais que se encontram na vida como relato, dessa forma, a relação entre os mecanismos de funcionamento das memórias individuais ou coletivas serão discutidas utilizando para o exercício narrativas escritas e registros fotográficos. Desse modo, o objetivo principal desse texto é apresentar a significação da Memória como material artístico da construção do performer, e sua importância político-social. Discutindo performance, como um lugar plural da arte onde estar-se exposto entre outras reflexões feitas pelos estudos da performance, Schechner (1985) nos traz a dialética entre a ação e a reflexão como um conceito-chave.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3448
url https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3448/1570
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sentidos da Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sentidos da Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sentidos da Cultura; v. 7 n. 12 (2020): REVISTA SENTIDOS DA CULTURA; 05-20
2359-3105
10.31792/rsc.v7i12
reponame:Revista Sentidos da Cultura
instname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Revista Sentidos da Cultura
collection Revista Sentidos da Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv sentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798045950581669888