Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Venize Nazaré Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sentidos da Cultura
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3220
Resumo: Este artigo analisa a presença de mulheres negras no bairro do Umarizal dos meados do XX em Belém-Pará, relacionando-as ao trabalho, à negritude, às práticas umbandistas, a sua visibilidade na sobrevivência e no comando do lar. Adotamos a metodologia da história oral segundo cânones apreendidos em Thompson (1992), Freitas (2002), Meihy (2005) e Portelli (1997). As lembranças de pessoas que sempre moraram no bairro do Umarizal e nele viveram nos meados do XX fiam as teias das memórias que permitem perceber a vida diária, cotidiano e esfera privada de mulheres comuns. A topologia local favorecia a diferenciação social, pois nas áreas altas do bairro viviam as famílias com maior poder aquisitivo e status, já nas partes baixas moravam as famílias e pessoas mais pobres, entre enchentes, matagais, valas, vacarias e escuridão. As mulheres negras do Umarizal moravam nas partes baixas, tinham visibilidade, status e dons particulares na classe social onde se inseriam: a mais baixa. Silenciadas pela historiografia, praticavam ofícios que lhes ensejavam autonomia pelo trabalho e na esfera do privado como chefes de família. A umbanda, religião de ancestralidade negra, logrou-lhes espaço de poder feminino, reconhecimento e sociabilidade na comunidade onde viviam e atuavam, questionando-se assim a historiografia oficial que além de ignorá-las em seus protagonismos, reduz as mulheres negras ao papel de meras herdeiras e vítimas do sistema colonial que as escravizou por séculos no Brasil.
id UFPA-5_baba87eb158b66a376071727d8bd78e8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3220
network_acronym_str UFPA-5
network_name_str Revista Sentidos da Cultura
repository_id_str
spelling Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)Mulheres NegrasUmarizalMemóriasEste artigo analisa a presença de mulheres negras no bairro do Umarizal dos meados do XX em Belém-Pará, relacionando-as ao trabalho, à negritude, às práticas umbandistas, a sua visibilidade na sobrevivência e no comando do lar. Adotamos a metodologia da história oral segundo cânones apreendidos em Thompson (1992), Freitas (2002), Meihy (2005) e Portelli (1997). As lembranças de pessoas que sempre moraram no bairro do Umarizal e nele viveram nos meados do XX fiam as teias das memórias que permitem perceber a vida diária, cotidiano e esfera privada de mulheres comuns. A topologia local favorecia a diferenciação social, pois nas áreas altas do bairro viviam as famílias com maior poder aquisitivo e status, já nas partes baixas moravam as famílias e pessoas mais pobres, entre enchentes, matagais, valas, vacarias e escuridão. As mulheres negras do Umarizal moravam nas partes baixas, tinham visibilidade, status e dons particulares na classe social onde se inseriam: a mais baixa. Silenciadas pela historiografia, praticavam ofícios que lhes ensejavam autonomia pelo trabalho e na esfera do privado como chefes de família. A umbanda, religião de ancestralidade negra, logrou-lhes espaço de poder feminino, reconhecimento e sociabilidade na comunidade onde viviam e atuavam, questionando-se assim a historiografia oficial que além de ignorá-las em seus protagonismos, reduz as mulheres negras ao papel de meras herdeiras e vítimas do sistema colonial que as escravizou por séculos no Brasil. EDUEPA2021-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesEstudo de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3220Revista Sentidos da Cultura; v. 6 n. 10 (2019): SENTIDOS DA CULTURA; 193-2082359-310510.31792/rsc.v6i10reponame:Revista Sentidos da Culturainstname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3220/1458Copyright (c) 2020 Revista Sentidos da Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Venize Nazaré Ramos2021-04-07T23:05:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3220Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidosPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/oaisentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br2359-31052359-3105opendoar:2021-04-07T23:05:07Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)
title Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)
spellingShingle Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)
Rodrigues, Venize Nazaré Ramos
Mulheres Negras
Umarizal
Memórias
title_short Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)
title_full Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)
title_fullStr Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)
title_full_unstemmed Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)
title_sort Umarizal da Umbanda, das Mulheres Negras e seus ofícios (Amazônia, Belém Pará, Meados do XX)
author Rodrigues, Venize Nazaré Ramos
author_facet Rodrigues, Venize Nazaré Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Venize Nazaré Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres Negras
Umarizal
Memórias
topic Mulheres Negras
Umarizal
Memórias
description Este artigo analisa a presença de mulheres negras no bairro do Umarizal dos meados do XX em Belém-Pará, relacionando-as ao trabalho, à negritude, às práticas umbandistas, a sua visibilidade na sobrevivência e no comando do lar. Adotamos a metodologia da história oral segundo cânones apreendidos em Thompson (1992), Freitas (2002), Meihy (2005) e Portelli (1997). As lembranças de pessoas que sempre moraram no bairro do Umarizal e nele viveram nos meados do XX fiam as teias das memórias que permitem perceber a vida diária, cotidiano e esfera privada de mulheres comuns. A topologia local favorecia a diferenciação social, pois nas áreas altas do bairro viviam as famílias com maior poder aquisitivo e status, já nas partes baixas moravam as famílias e pessoas mais pobres, entre enchentes, matagais, valas, vacarias e escuridão. As mulheres negras do Umarizal moravam nas partes baixas, tinham visibilidade, status e dons particulares na classe social onde se inseriam: a mais baixa. Silenciadas pela historiografia, praticavam ofícios que lhes ensejavam autonomia pelo trabalho e na esfera do privado como chefes de família. A umbanda, religião de ancestralidade negra, logrou-lhes espaço de poder feminino, reconhecimento e sociabilidade na comunidade onde viviam e atuavam, questionando-se assim a historiografia oficial que além de ignorá-las em seus protagonismos, reduz as mulheres negras ao papel de meras herdeiras e vítimas do sistema colonial que as escravizou por séculos no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Estudo de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3220
url https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/3220/1458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sentidos da Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sentidos da Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sentidos da Cultura; v. 6 n. 10 (2019): SENTIDOS DA CULTURA; 193-208
2359-3105
10.31792/rsc.v6i10
reponame:Revista Sentidos da Cultura
instname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Revista Sentidos da Cultura
collection Revista Sentidos da Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv sentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798045950564892672