O ENSINO DE LÍNGUAS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DE ONTEM E DE HOJE: O RETRATO DAS ESCOLAS INDÍGENAS YAWALAPITI, AKWE?-XERENTE, XAVANTE, SURUÍ-PAITER, GUAJAJARA E GUARANÍ-KAIOWÁ DO SÉCULO XXI
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sentidos da Cultura |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/2418 |
Resumo: | O presente artigo discute o conteúdo das entrevistas realizadas junto a falantes das línguas indígenas Yawalapiti, Akwe?-Xerente, Xavante, Suruí-Paiter, Guajajara e Guaraní-Kaiowá, os quais aprenderam o Português como língua adicional. As discussões evidenciam a divergência que há entre o que assegura a atual legislação quanto à educação escolar indígena e o que acontece nas escolas das aldeias. Durante a análise das entrevistas foi possível investigar como tem sido a condução do ensino e quais as propostas para o ensino de línguas nesses contextos. Constatou-se que há muito ainda a ser feito, mas mudanças significativas já podem ser vistas, dado que as comunidades, professores e pesquisadores tem-se organizado de forma a trabalhar nas escolas da aldeia os princípios de interculturalidade, bilinguismo e ensino crítico de línguas.Palavras-chave: Educação escolar indígena. Ensino de português como língua adicional. Interculturalidade. Bilinguismo. |
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O ENSINO DE LÍNGUAS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DE ONTEM E DE HOJE: O RETRATO DAS ESCOLAS INDÍGENAS YAWALAPITI, AKWE?-XERENTE, XAVANTE, SURUÍ-PAITER, GUAJAJARA E GUARANÍ-KAIOWÁ DO SÉCULO XXIO presente artigo discute o conteúdo das entrevistas realizadas junto a falantes das línguas indígenas Yawalapiti, Akwe?-Xerente, Xavante, Suruí-Paiter, Guajajara e Guaraní-Kaiowá, os quais aprenderam o Português como língua adicional. As discussões evidenciam a divergência que há entre o que assegura a atual legislação quanto à educação escolar indígena e o que acontece nas escolas das aldeias. Durante a análise das entrevistas foi possível investigar como tem sido a condução do ensino e quais as propostas para o ensino de línguas nesses contextos. Constatou-se que há muito ainda a ser feito, mas mudanças significativas já podem ser vistas, dado que as comunidades, professores e pesquisadores tem-se organizado de forma a trabalhar nas escolas da aldeia os princípios de interculturalidade, bilinguismo e ensino crítico de línguas.Palavras-chave: Educação escolar indígena. Ensino de português como língua adicional. Interculturalidade. Bilinguismo.EDUEPA2019-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/2418Revista Sentidos da Cultura; v. 5 n. 9 (2018): Revista Sentidos da Cultura2359-310510.31792/rsc.v5i9reponame:Revista Sentidos da Culturainstname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/2418/1148Copyright (c) 2019 Revista Sentidos da Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juliana Barbosa daCabral, Ana Suelly Arruda Câmara2020-04-01T15:03:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2418Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidosPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/oaisentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br2359-31052359-3105opendoar:2020-04-01T15:03:07Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)false |
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