O ENSINO DE LÍNGUAS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DE ONTEM E DE HOJE: O RETRATO DAS ESCOLAS INDÍGENAS YAWALAPITI, AKWE?-XERENTE, XAVANTE, SURUÍ-PAITER, GUAJAJARA E GUARANÍ-KAIOWÁ DO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sentidos da Cultura
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/2418
Resumo: O presente artigo discute o conteúdo das entrevistas realizadas junto a falantes das línguas indígenas Yawalapiti, Akwe?-Xerente, Xavante, Suruí-Paiter, Guajajara e Guaraní-Kaiowá, os quais aprenderam o Português como língua adicional. As discussões evidenciam a divergência que há entre o que assegura a atual legislação quanto à educação escolar indígena e o que acontece nas escolas das aldeias. Durante a análise das entrevistas foi possível investigar como tem sido a condução do ensino e quais as propostas para o ensino de línguas nesses contextos. Constatou-se que há muito ainda a ser feito, mas mudanças significativas já podem ser vistas, dado que as comunidades, professores e pesquisadores tem-se organizado de forma a trabalhar nas escolas da aldeia os princípios de interculturalidade, bilinguismo e ensino crítico de línguas.Palavras-chave: Educação escolar indígena. Ensino de português como língua adicional. Interculturalidade. Bilinguismo.
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