O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586 |
Resumo: | A intenção deste estudo é problematizar o conceito de intuição na obra Matemática elementar de um ponto de vista superior (1908), de Felix Klein, com o objetivo de compreender o significado do conceito de intuição para o autor e de ressaltar o seu papel no ensino. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica analítica e a conclusão foi de que Klein trouxe uma nova proposta para o ensino da matemática, que deve ser abordada sob três perspectivas: a perspectiva matemática, que preconiza uma matemática orgânica - sem descontinuidade entre o ensino elementar, médio e superior - e com aplicações; a perspectiva histórica, que sugere o uso do princípio genético; e a perspectiva didática, que recomenda o uso do método intuitivo. |
id |
UFPA-6_02bd54d927bb6673631a6171cab3b913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/586 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix KleinMatemáticaEnsino da MatemáticaIntuitivoHistória da MatemáticaA intenção deste estudo é problematizar o conceito de intuição na obra Matemática elementar de um ponto de vista superior (1908), de Felix Klein, com o objetivo de compreender o significado do conceito de intuição para o autor e de ressaltar o seu papel no ensino. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica analítica e a conclusão foi de que Klein trouxe uma nova proposta para o ensino da matemática, que deve ser abordada sob três perspectivas: a perspectiva matemática, que preconiza uma matemática orgânica - sem descontinuidade entre o ensino elementar, médio e superior - e com aplicações; a perspectiva histórica, que sugere o uso do princípio genético; e a perspectiva didática, que recomenda o uso do método intuitivo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58610.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.pe2024001.id586REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e20240012675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586/523Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Circe Mary Silva da2024-04-17T09:58:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/586Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-04-17T09:58:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein |
title |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein |
spellingShingle |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein Silva, Circe Mary Silva da Matemática Ensino da Matemática Intuitivo História da Matemática |
title_short |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein |
title_full |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein |
title_fullStr |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein |
title_full_unstemmed |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein |
title_sort |
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein |
author |
Silva, Circe Mary Silva da |
author_facet |
Silva, Circe Mary Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Circe Mary Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino da Matemática Intuitivo História da Matemática |
topic |
Matemática Ensino da Matemática Intuitivo História da Matemática |
description |
A intenção deste estudo é problematizar o conceito de intuição na obra Matemática elementar de um ponto de vista superior (1908), de Felix Klein, com o objetivo de compreender o significado do conceito de intuição para o autor e de ressaltar o seu papel no ensino. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica analítica e a conclusão foi de que Klein trouxe uma nova proposta para o ensino da matemática, que deve ser abordada sob três perspectivas: a perspectiva matemática, que preconiza uma matemática orgânica - sem descontinuidade entre o ensino elementar, médio e superior - e com aplicações; a perspectiva histórica, que sugere o uso do princípio genético; e a perspectiva didática, que recomenda o uso do método intuitivo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.pe2024001.id586 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.pe2024001.id586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586/523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e2024001 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002262970368 |