O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Circe Mary Silva da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586
Resumo: A intenção deste estudo é problematizar o conceito de intuição na obra Matemática elementar de um ponto de vista superior (1908), de Felix Klein, com o objetivo de compreender o significado do conceito de intuição para o autor e de ressaltar o seu papel no ensino. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica analítica e a conclusão foi de que Klein trouxe uma nova proposta para o ensino da matemática, que deve ser abordada sob três perspectivas: a perspectiva matemática, que preconiza uma matemática orgânica - sem descontinuidade entre o ensino elementar, médio e superior - e com aplicações; a perspectiva histórica, que sugere o uso do princípio genético; e a perspectiva didática, que recomenda o uso do método intuitivo.
id UFPA-6_02bd54d927bb6673631a6171cab3b913
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/586
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix KleinMatemáticaEnsino da MatemáticaIntuitivoHistória da MatemáticaA intenção deste estudo é problematizar o conceito de intuição na obra Matemática elementar de um ponto de vista superior (1908), de Felix Klein, com o objetivo de compreender o significado do conceito de intuição para o autor e de ressaltar o seu papel no ensino. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica analítica e a conclusão foi de que Klein trouxe uma nova proposta para o ensino da matemática, que deve ser abordada sob três perspectivas: a perspectiva matemática, que preconiza uma matemática orgânica - sem descontinuidade entre o ensino elementar, médio e superior - e com aplicações; a perspectiva histórica, que sugere o uso do princípio genético; e a perspectiva didática, que recomenda o uso do método intuitivo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58610.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.pe2024001.id586REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e20240012675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586/523Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Circe Mary Silva da2024-04-17T09:58:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/586Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-04-17T09:58:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
title O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
spellingShingle O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
Silva, Circe Mary Silva da
Matemática
Ensino da Matemática
Intuitivo
História da Matemática
title_short O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
title_full O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
title_fullStr O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
title_full_unstemmed O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
title_sort O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
author Silva, Circe Mary Silva da
author_facet Silva, Circe Mary Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Circe Mary Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino da Matemática
Intuitivo
História da Matemática
topic Matemática
Ensino da Matemática
Intuitivo
História da Matemática
description A intenção deste estudo é problematizar o conceito de intuição na obra Matemática elementar de um ponto de vista superior (1908), de Felix Klein, com o objetivo de compreender o significado do conceito de intuição para o autor e de ressaltar o seu papel no ensino. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica analítica e a conclusão foi de que Klein trouxe uma nova proposta para o ensino da matemática, que deve ser abordada sob três perspectivas: a perspectiva matemática, que preconiza uma matemática orgânica - sem descontinuidade entre o ensino elementar, médio e superior - e com aplicações; a perspectiva histórica, que sugere o uso do princípio genético; e a perspectiva didática, que recomenda o uso do método intuitivo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.pe2024001.id586
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.pe2024001.id586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/586/523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e2024001
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002262970368