A criptografia no ensino de matrizes na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sávio dos Reis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Arruda, Suellen Cristina Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/516
Resumo: O presente trabalho propõe uma alternativa metodológica ao ensino de matrizes baseada na utilização da criptografia, possibilitando uma abordagem diferenciada das comumente aplicadas em sala de aula. A partir dos processos de codificação e decodificação de mensagens, buscou-se proporcionar um ensino contextualizado de matrizes aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, no município de Belém/PA. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou um questionário avaliativo da oficina matemática desenvolvida na escola. Os resultados mostram que a aplicação da criptografia auxilia no entendimento dos conceitos básicos de matrizes de uma forma dinâmica e interessante.
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