Hortas escolares e interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/549 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos e práticos acerca da importância da implantação de modelos de hortas agroecológicas em espaços escolares, envolvendo os atores sociais locais e orientando-os para o desenvolvimento de palestras e oficinas para formação de professores e estudantes do ensino fundamental, na comunidade rural assentada de Boa Fé, em Mossoró, Rio Grande do Norte. Foram desenvolvidas oficinas para docentes e discentes com o propósito de trabalhar as principais temáticas utilizadas para a implantação da horta em uma escola da rede municipal de ensino numa perspectiva interdisciplinar. As mudas foram preparadas em laboratório, com o uso de insumos e sementeiras. Em seguida, definiu-se o terreno para a localização da horta que foi implantada com o apoio dos discentes e docentes. Verificou-se que os discentes apresentavam interesse em práticas de cultivo e a horta escolar contribuiu com o desenvolvimento do ensino interdisciplinar e contextualizado, uma vez que envolve conhecimentos de diferentes disciplinas. As hortaliças produzidas foram utilizadas para incrementar o cardápio escolar e para despertar o interesse dos discentes para o consumo de alimentos saudáveis. |
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