Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara, Alexsandra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/109
Resumo: O presente artigo procura analisar processos e dinâmicas de constituição dos saberes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar na Escola Normal de Curitiba (PR) na década de 1920. Neste contexto, considera-se Osvaldo Pilotto, personagem que possui participação efetiva no ensino e na formação de professores primários. Orienta-se pela interrogação “Como saberes para ensinar Geometria se tornaram objetivados na formação de professores primários na década de 1920?” e por meio da mobilização de referenciais teóricos que auxiliam nesta análise (BARBIER, 2014; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017). Constata-se que houve sistematização de novos saberes relacionados ao ensino da Matemática e, mais especificamente, ao ensino de Geometria com a implantação de novas metodologias e a importação de propostas da Argentina.
id UFPA-6_0c79edb0ab6a5062e3dece8dcc36f321
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/109
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)Osvaldo PilottoEscola Normal de CuritibaSaberes GeométricosO presente artigo procura analisar processos e dinâmicas de constituição dos saberes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar na Escola Normal de Curitiba (PR) na década de 1920. Neste contexto, considera-se Osvaldo Pilotto, personagem que possui participação efetiva no ensino e na formação de professores primários. Orienta-se pela interrogação “Como saberes para ensinar Geometria se tornaram objetivados na formação de professores primários na década de 1920?” e por meio da mobilização de referenciais teóricos que auxiliam nesta análise (BARBIER, 2014; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017). Constata-se que houve sistematização de novos saberes relacionados ao ensino da Matemática e, mais especificamente, ao ensino de Geometria com a implantação de novas metodologias e a importação de propostas da Argentina.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10910.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p92-104.id264REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 92-1042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/109/110Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamara, Alexsandra2022-11-17T22:40:41Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/109Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:41Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)
title Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)
spellingShingle Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)
Camara, Alexsandra
Osvaldo Pilotto
Escola Normal de Curitiba
Saberes Geométricos
title_short Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)
title_full Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)
title_fullStr Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)
title_full_unstemmed Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)
title_sort Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)
author Camara, Alexsandra
author_facet Camara, Alexsandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara, Alexsandra
dc.subject.por.fl_str_mv Osvaldo Pilotto
Escola Normal de Curitiba
Saberes Geométricos
topic Osvaldo Pilotto
Escola Normal de Curitiba
Saberes Geométricos
description O presente artigo procura analisar processos e dinâmicas de constituição dos saberes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar na Escola Normal de Curitiba (PR) na década de 1920. Neste contexto, considera-se Osvaldo Pilotto, personagem que possui participação efetiva no ensino e na formação de professores primários. Orienta-se pela interrogação “Como saberes para ensinar Geometria se tornaram objetivados na formação de professores primários na década de 1920?” e por meio da mobilização de referenciais teóricos que auxiliam nesta análise (BARBIER, 2014; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017). Constata-se que houve sistematização de novos saberes relacionados ao ensino da Matemática e, mais especificamente, ao ensino de Geometria com a implantação de novas metodologias e a importação de propostas da Argentina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/109
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p92-104.id264
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/109
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p92-104.id264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/109/110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 92-104
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003093442560