Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nahum, Herley Machado
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Farias, Carlos Aldemir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender a percepção de um grupo de oito professores do município de Abaetetuba, estado do Pará, sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” para o ensino de ciências e biologia, numa perspectiva interdisciplinar. Buscamos, assim, estimular uma ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento sociocultural nas aulas de ciências e biologia, utilizando o que Delizoicov et. al. (2018) entendem como estudo da realidade. A metodologia de pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e os registros das informações se deram por meio da aplicação de um questionário com quatro questões junto aos oito professores de ciências e biologia. As perguntas proporcionaram uma reflexão sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” nas aulas de ciências. Os resultados indicam que o professor de ciências e biologia necessita de uma formação interdisciplinar em relação a um ensino que esteja voltado à realidade sociocultural do aluno.
id UFPA-6_183974eca60b7088a41340b841b9fb18
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/466
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professoresEngenhos de cana-de-açúcarEnsino de ciênciasInterdisciplinaridadeAspectos socioculturaisEducação BásicaO artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender a percepção de um grupo de oito professores do município de Abaetetuba, estado do Pará, sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” para o ensino de ciências e biologia, numa perspectiva interdisciplinar. Buscamos, assim, estimular uma ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento sociocultural nas aulas de ciências e biologia, utilizando o que Delizoicov et. al. (2018) entendem como estudo da realidade. A metodologia de pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e os registros das informações se deram por meio da aplicação de um questionário com quatro questões junto aos oito professores de ciências e biologia. As perguntas proporcionaram uma reflexão sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” nas aulas de ciências. Os resultados indicam que o professor de ciências e biologia necessita de uma formação interdisciplinar em relação a um ensino que esteja voltado à realidade sociocultural do aluno.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230062675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466/456Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessNahum, Herley MachadoFarias, Carlos Aldemir2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/466Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
title Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
spellingShingle Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
Nahum, Herley Machado
Engenhos de cana-de-açúcar
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
Aspectos socioculturais
Educação Básica
title_short Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
title_full Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
title_fullStr Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
title_full_unstemmed Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
title_sort Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
author Nahum, Herley Machado
author_facet Nahum, Herley Machado
Farias, Carlos Aldemir
author_role author
author2 Farias, Carlos Aldemir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nahum, Herley Machado
Farias, Carlos Aldemir
dc.subject.por.fl_str_mv Engenhos de cana-de-açúcar
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
Aspectos socioculturais
Educação Básica
topic Engenhos de cana-de-açúcar
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
Aspectos socioculturais
Educação Básica
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender a percepção de um grupo de oito professores do município de Abaetetuba, estado do Pará, sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” para o ensino de ciências e biologia, numa perspectiva interdisciplinar. Buscamos, assim, estimular uma ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento sociocultural nas aulas de ciências e biologia, utilizando o que Delizoicov et. al. (2018) entendem como estudo da realidade. A metodologia de pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e os registros das informações se deram por meio da aplicação de um questionário com quatro questões junto aos oito professores de ciências e biologia. As perguntas proporcionaram uma reflexão sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” nas aulas de ciências. Os resultados indicam que o professor de ciências e biologia necessita de uma formação interdisciplinar em relação a um ensino que esteja voltado à realidade sociocultural do aluno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466/456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023006
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002158112768