Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender a percepção de um grupo de oito professores do município de Abaetetuba, estado do Pará, sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” para o ensino de ciências e biologia, numa perspectiva interdisciplinar. Buscamos, assim, estimular uma ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento sociocultural nas aulas de ciências e biologia, utilizando o que Delizoicov et. al. (2018) entendem como estudo da realidade. A metodologia de pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e os registros das informações se deram por meio da aplicação de um questionário com quatro questões junto aos oito professores de ciências e biologia. As perguntas proporcionaram uma reflexão sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” nas aulas de ciências. Os resultados indicam que o professor de ciências e biologia necessita de uma formação interdisciplinar em relação a um ensino que esteja voltado à realidade sociocultural do aluno. |
id |
UFPA-6_183974eca60b7088a41340b841b9fb18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/466 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professoresEngenhos de cana-de-açúcarEnsino de ciênciasInterdisciplinaridadeAspectos socioculturaisEducação BásicaO artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender a percepção de um grupo de oito professores do município de Abaetetuba, estado do Pará, sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” para o ensino de ciências e biologia, numa perspectiva interdisciplinar. Buscamos, assim, estimular uma ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento sociocultural nas aulas de ciências e biologia, utilizando o que Delizoicov et. al. (2018) entendem como estudo da realidade. A metodologia de pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e os registros das informações se deram por meio da aplicação de um questionário com quatro questões junto aos oito professores de ciências e biologia. As perguntas proporcionaram uma reflexão sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” nas aulas de ciências. Os resultados indicam que o professor de ciências e biologia necessita de uma formação interdisciplinar em relação a um ensino que esteja voltado à realidade sociocultural do aluno.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230062675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466/456Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessNahum, Herley MachadoFarias, Carlos Aldemir2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/466Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores |
title |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores |
spellingShingle |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores Nahum, Herley Machado Engenhos de cana-de-açúcar Ensino de ciências Interdisciplinaridade Aspectos socioculturais Educação Básica |
title_short |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores |
title_full |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores |
title_fullStr |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores |
title_full_unstemmed |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores |
title_sort |
Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores |
author |
Nahum, Herley Machado |
author_facet |
Nahum, Herley Machado Farias, Carlos Aldemir |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Carlos Aldemir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nahum, Herley Machado Farias, Carlos Aldemir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenhos de cana-de-açúcar Ensino de ciências Interdisciplinaridade Aspectos socioculturais Educação Básica |
topic |
Engenhos de cana-de-açúcar Ensino de ciências Interdisciplinaridade Aspectos socioculturais Educação Básica |
description |
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender a percepção de um grupo de oito professores do município de Abaetetuba, estado do Pará, sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” para o ensino de ciências e biologia, numa perspectiva interdisciplinar. Buscamos, assim, estimular uma ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento sociocultural nas aulas de ciências e biologia, utilizando o que Delizoicov et. al. (2018) entendem como estudo da realidade. A metodologia de pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e os registros das informações se deram por meio da aplicação de um questionário com quatro questões junto aos oito professores de ciências e biologia. As perguntas proporcionaram uma reflexão sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” nas aulas de ciências. Os resultados indicam que o professor de ciências e biologia necessita de uma formação interdisciplinar em relação a um ensino que esteja voltado à realidade sociocultural do aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466/456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023006 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002158112768 |