A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de minhas reflexões como pesquisadora e formadora de professores que ensinam Matemática. Tem o objetivo de proporcionar algumas reflexões sobre formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. Discute o conhecimento profissional para ensinar Matemática frente a estudos de vários autores, analisa dados de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, apresenta reflexões e desafios que esses cursos enfrentam e algumas perspectivas para formação de professores para ensinar Matemática. Defende a corrente de pensamento que compreende fazer parte da formação de professores que ensinam Matemática o desenvolvimento de conhecimentos profissionais articulados, ou seja, uma articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático pedagógicos. Apresenta diferenças na formação para ensinar Matemática nos cursos de Pedagogia e na Licenciatura em Matemática. Vislumbra perspectivas de melhoria desses cursos com a ampliação dos cursos de Pós Graduação em Ensino de Matemática e a aceitação de Pedagogos nesses cursos. |
id |
UFPA-6_1d11d6a60b171933ac96891dcd8a28eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/381 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVASFormação Inicial de professoresCurso de PedagogiaLicenciatura em MatemáticaEnsino de MatemáticaO presente artigo é fruto de minhas reflexões como pesquisadora e formadora de professores que ensinam Matemática. Tem o objetivo de proporcionar algumas reflexões sobre formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. Discute o conhecimento profissional para ensinar Matemática frente a estudos de vários autores, analisa dados de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, apresenta reflexões e desafios que esses cursos enfrentam e algumas perspectivas para formação de professores para ensinar Matemática. Defende a corrente de pensamento que compreende fazer parte da formação de professores que ensinam Matemática o desenvolvimento de conhecimentos profissionais articulados, ou seja, uma articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático pedagógicos. Apresenta diferenças na formação para ensinar Matemática nos cursos de Pedagogia e na Licenciatura em Matemática. Vislumbra perspectivas de melhoria desses cursos com a ampliação dos cursos de Pós Graduação em Ensino de Matemática e a aceitação de Pedagogos nesses cursos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 123-1342675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381/381Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Edda2022-10-15T14:19:23Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/381Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:19:23Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Curi, Edda Formação Inicial de professores Curso de Pedagogia Licenciatura em Matemática Ensino de Matemática |
title_short |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title_full |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title_sort |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
author |
Curi, Edda |
author_facet |
Curi, Edda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curi, Edda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de professores Curso de Pedagogia Licenciatura em Matemática Ensino de Matemática |
topic |
Formação Inicial de professores Curso de Pedagogia Licenciatura em Matemática Ensino de Matemática |
description |
O presente artigo é fruto de minhas reflexões como pesquisadora e formadora de professores que ensinam Matemática. Tem o objetivo de proporcionar algumas reflexões sobre formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. Discute o conhecimento profissional para ensinar Matemática frente a estudos de vários autores, analisa dados de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, apresenta reflexões e desafios que esses cursos enfrentam e algumas perspectivas para formação de professores para ensinar Matemática. Defende a corrente de pensamento que compreende fazer parte da formação de professores que ensinam Matemática o desenvolvimento de conhecimentos profissionais articulados, ou seja, uma articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático pedagógicos. Apresenta diferenças na formação para ensinar Matemática nos cursos de Pedagogia e na Licenciatura em Matemática. Vislumbra perspectivas de melhoria desses cursos com a ampliação dos cursos de Pós Graduação em Ensino de Matemática e a aceitação de Pedagogos nesses cursos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381/381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 123-134 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004223807488 |