A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curi, Edda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381
Resumo: O presente artigo é fruto de minhas reflexões como pesquisadora e formadora de professores que ensinam Matemática. Tem o objetivo de proporcionar algumas reflexões sobre formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. Discute o conhecimento profissional para ensinar Matemática frente a estudos de vários autores, analisa dados de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, apresenta reflexões e desafios que esses cursos enfrentam e algumas perspectivas para formação de professores para ensinar Matemática.  Defende a corrente de pensamento que compreende fazer parte da formação de professores que ensinam Matemática o desenvolvimento de conhecimentos profissionais articulados, ou seja, uma articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático pedagógicos. Apresenta diferenças na formação para ensinar Matemática nos cursos de Pedagogia e na Licenciatura em Matemática. Vislumbra perspectivas de melhoria desses cursos com a ampliação dos cursos de Pós Graduação em Ensino de Matemática e a aceitação de Pedagogos nesses cursos.
id UFPA-6_1d11d6a60b171933ac96891dcd8a28eb
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/381
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVASFormação Inicial de professoresCurso de PedagogiaLicenciatura em MatemáticaEnsino de MatemáticaO presente artigo é fruto de minhas reflexões como pesquisadora e formadora de professores que ensinam Matemática. Tem o objetivo de proporcionar algumas reflexões sobre formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. Discute o conhecimento profissional para ensinar Matemática frente a estudos de vários autores, analisa dados de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, apresenta reflexões e desafios que esses cursos enfrentam e algumas perspectivas para formação de professores para ensinar Matemática.  Defende a corrente de pensamento que compreende fazer parte da formação de professores que ensinam Matemática o desenvolvimento de conhecimentos profissionais articulados, ou seja, uma articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático pedagógicos. Apresenta diferenças na formação para ensinar Matemática nos cursos de Pedagogia e na Licenciatura em Matemática. Vislumbra perspectivas de melhoria desses cursos com a ampliação dos cursos de Pós Graduação em Ensino de Matemática e a aceitação de Pedagogos nesses cursos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 123-1342675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381/381Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Edda2022-10-15T14:19:23Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/381Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:19:23Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
spellingShingle A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Curi, Edda
Formação Inicial de professores
Curso de Pedagogia
Licenciatura em Matemática
Ensino de Matemática
title_short A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_full A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_fullStr A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_sort A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
author Curi, Edda
author_facet Curi, Edda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curi, Edda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de professores
Curso de Pedagogia
Licenciatura em Matemática
Ensino de Matemática
topic Formação Inicial de professores
Curso de Pedagogia
Licenciatura em Matemática
Ensino de Matemática
description O presente artigo é fruto de minhas reflexões como pesquisadora e formadora de professores que ensinam Matemática. Tem o objetivo de proporcionar algumas reflexões sobre formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. Discute o conhecimento profissional para ensinar Matemática frente a estudos de vários autores, analisa dados de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, apresenta reflexões e desafios que esses cursos enfrentam e algumas perspectivas para formação de professores para ensinar Matemática.  Defende a corrente de pensamento que compreende fazer parte da formação de professores que ensinam Matemática o desenvolvimento de conhecimentos profissionais articulados, ou seja, uma articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático pedagógicos. Apresenta diferenças na formação para ensinar Matemática nos cursos de Pedagogia e na Licenciatura em Matemática. Vislumbra perspectivas de melhoria desses cursos com a ampliação dos cursos de Pós Graduação em Ensino de Matemática e a aceitação de Pedagogos nesses cursos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381/381
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 123-134
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004223807488