APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370 |
Resumo: | Neste artigo, discutimos alguns avanços, entraves e aportes mútuos na relação entre simetria e artes visuais em livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Para analisar como estas duas áreas de conhecimento se articulam nas abordagens escolares, mapeamos 200 atividades extraídas de 17 coleções de livros didáticos. Refletimos sobre a contribuição do uso das artes visuais para o ensino da simetria a partir dos aspectos relacionados ao ensino de artes, tais como: leitura de imagem, contextualização e fazer artístico explorado nestas atividades. Constatamos que articulação entre artes visuais e simetria acontece nos livros didáticos através de diversas modalidades artísticas que exploram elementos como o eixo de simetria. |
id |
UFPA-6_1d87feb23a07c93e27eab048b2ad45df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/370 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAISArtes VisuaisSimetriaInterdisciplinaridadeEducação MatemáticaNeste artigo, discutimos alguns avanços, entraves e aportes mútuos na relação entre simetria e artes visuais em livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Para analisar como estas duas áreas de conhecimento se articulam nas abordagens escolares, mapeamos 200 atividades extraídas de 17 coleções de livros didáticos. Refletimos sobre a contribuição do uso das artes visuais para o ensino da simetria a partir dos aspectos relacionados ao ensino de artes, tais como: leitura de imagem, contextualização e fazer artístico explorado nestas atividades. Constatamos que articulação entre artes visuais e simetria acontece nos livros didáticos através de diversas modalidades artísticas que exploram elementos como o eixo de simetria.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370REMATEC; v. 7 n. 10 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370/370Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Ferreira dos Santos, LucianaMelo Teles , Rosinalda Aurora de2022-10-15T13:57:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/370Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS |
title |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS |
spellingShingle |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS Ferreira dos Santos, Luciana Artes Visuais Simetria Interdisciplinaridade Educação Matemática |
title_short |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS |
title_full |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS |
title_fullStr |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS |
title_full_unstemmed |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS |
title_sort |
APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS |
author |
Ferreira dos Santos, Luciana |
author_facet |
Ferreira dos Santos, Luciana Melo Teles , Rosinalda Aurora de |
author_role |
author |
author2 |
Melo Teles , Rosinalda Aurora de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira dos Santos, Luciana Melo Teles , Rosinalda Aurora de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Visuais Simetria Interdisciplinaridade Educação Matemática |
topic |
Artes Visuais Simetria Interdisciplinaridade Educação Matemática |
description |
Neste artigo, discutimos alguns avanços, entraves e aportes mútuos na relação entre simetria e artes visuais em livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Para analisar como estas duas áreas de conhecimento se articulam nas abordagens escolares, mapeamos 200 atividades extraídas de 17 coleções de livros didáticos. Refletimos sobre a contribuição do uso das artes visuais para o ensino da simetria a partir dos aspectos relacionados ao ensino de artes, tais como: leitura de imagem, contextualização e fazer artístico explorado nestas atividades. Constatamos que articulação entre artes visuais e simetria acontece nos livros didáticos através de diversas modalidades artísticas que exploram elementos como o eixo de simetria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370/370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 7 n. 10 (2012) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004208078848 |