APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira dos Santos, Luciana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melo Teles , Rosinalda Aurora de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370
Resumo: Neste artigo, discutimos alguns avanços, entraves e aportes mútuos na relação entre simetria e artes visuais em livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Para analisar como estas duas áreas de conhecimento se articulam nas abordagens escolares, mapeamos 200 atividades extraídas de 17 coleções de livros didáticos. Refletimos sobre a contribuição do uso das artes visuais para o ensino da simetria a partir dos aspectos relacionados ao ensino de artes, tais como: leitura de imagem, contextualização e fazer artístico explorado nestas atividades. Constatamos que articulação entre artes visuais e simetria acontece nos livros didáticos através de diversas modalidades artísticas que exploram elementos como o eixo de simetria.
id UFPA-6_1d87feb23a07c93e27eab048b2ad45df
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/370
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAISArtes VisuaisSimetriaInterdisciplinaridadeEducação MatemáticaNeste artigo, discutimos alguns avanços, entraves e aportes mútuos na relação entre simetria e artes visuais em livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Para analisar como estas duas áreas de conhecimento se articulam nas abordagens escolares, mapeamos 200 atividades extraídas de 17 coleções de livros didáticos. Refletimos sobre a contribuição do uso das artes visuais para o ensino da simetria a partir dos aspectos relacionados ao ensino de artes, tais como: leitura de imagem, contextualização e fazer artístico explorado nestas atividades. Constatamos que articulação entre artes visuais e simetria acontece nos livros didáticos através de diversas modalidades artísticas que exploram elementos como o eixo de simetria.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370REMATEC; v. 7 n. 10 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370/370Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Ferreira dos Santos, LucianaMelo Teles , Rosinalda Aurora de2022-10-15T13:57:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/370Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
title APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
spellingShingle APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
Ferreira dos Santos, Luciana
Artes Visuais
Simetria
Interdisciplinaridade
Educação Matemática
title_short APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
title_full APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
title_fullStr APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
title_sort APORTES MÚTUOS NA RELAÇÃO ENTRE SIMETRIA E ARTES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
author Ferreira dos Santos, Luciana
author_facet Ferreira dos Santos, Luciana
Melo Teles , Rosinalda Aurora de
author_role author
author2 Melo Teles , Rosinalda Aurora de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira dos Santos, Luciana
Melo Teles , Rosinalda Aurora de
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais
Simetria
Interdisciplinaridade
Educação Matemática
topic Artes Visuais
Simetria
Interdisciplinaridade
Educação Matemática
description Neste artigo, discutimos alguns avanços, entraves e aportes mútuos na relação entre simetria e artes visuais em livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Para analisar como estas duas áreas de conhecimento se articulam nas abordagens escolares, mapeamos 200 atividades extraídas de 17 coleções de livros didáticos. Refletimos sobre a contribuição do uso das artes visuais para o ensino da simetria a partir dos aspectos relacionados ao ensino de artes, tais como: leitura de imagem, contextualização e fazer artístico explorado nestas atividades. Constatamos que articulação entre artes visuais e simetria acontece nos livros didáticos através de diversas modalidades artísticas que exploram elementos como o eixo de simetria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/370/370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 7 n. 10 (2012)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004208078848