A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/328 |
Resumo: | A Educação Matemática na América Latina pode ser traçada aos primeiros anos da era colonial. Um apanhado geral sobre o tema é objeto de um livro, em fase final de publicação (ROSARIO, 2014); portanto, vou focalizar aspectos da História da Educação Matemática na América Latina a partir de meados do século XX. Será feita referência especial à IMU/International Mathematical Union e à sua comissão especializada, a ICMI/International Commission of Mathematical Instruction. Até o período da Segunda Guerra Mundial, a Educação Matemática na América Latina, e o mesmo pode-se dizer de outras áreas do conhecimento, limitava-se a abordar o cenário nacional. As relações internacionais eram muito fracas. Talvez possa ser feita uma exceção à Argentina, mas, em geral, as nações da América Latina concentravam sua atenção nas problemáticas nacionais. Após a criação da UNESCO e a reativação da OEA/Organização dos Estados America- nos, começou uma cooperação entre os vários países das Américas, com a criação do CIAEM/Comitê Interamericano de Educação Matemática e a realização das CIAEM/Conferências Interamericanas de Educação Matemática. Também se in- tensificou a participação de educadores matemáticos latino-americanos nos ICME/ International Congresses of Mathematics Education e, com a criação mais recente da FISEM/Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática e da realização das CIBEM/Conferências Iberoamericanas de Educação Mate- mática, houve uma maior aproximação entre educadores matemáticos de todos os países da América Latina com Portugal e Espanha. A criação e a evolução dessas organizações é o principal tema deste trabalho. |
id |
UFPA-6_1f9dcd01755126b2e00bcf98990bd66b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/328 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINAEducação MatemáticaorganizaçõesconferênciasInternacionalizaçãoA Educação Matemática na América Latina pode ser traçada aos primeiros anos da era colonial. Um apanhado geral sobre o tema é objeto de um livro, em fase final de publicação (ROSARIO, 2014); portanto, vou focalizar aspectos da História da Educação Matemática na América Latina a partir de meados do século XX. Será feita referência especial à IMU/International Mathematical Union e à sua comissão especializada, a ICMI/International Commission of Mathematical Instruction. Até o período da Segunda Guerra Mundial, a Educação Matemática na América Latina, e o mesmo pode-se dizer de outras áreas do conhecimento, limitava-se a abordar o cenário nacional. As relações internacionais eram muito fracas. Talvez possa ser feita uma exceção à Argentina, mas, em geral, as nações da América Latina concentravam sua atenção nas problemáticas nacionais. Após a criação da UNESCO e a reativação da OEA/Organização dos Estados America- nos, começou uma cooperação entre os vários países das Américas, com a criação do CIAEM/Comitê Interamericano de Educação Matemática e a realização das CIAEM/Conferências Interamericanas de Educação Matemática. Também se in- tensificou a participação de educadores matemáticos latino-americanos nos ICME/ International Congresses of Mathematics Education e, com a criação mais recente da FISEM/Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática e da realização das CIBEM/Conferências Iberoamericanas de Educação Mate- mática, houve uma maior aproximação entre educadores matemáticos de todos os países da América Latina com Portugal e Espanha. A criação e a evolução dessas organizações é o principal tema deste trabalho.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/328REMATEC; v. 9 n. 15 (2014); 07-212675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/328/328Copyright (c) 2014 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessD’Ambrosio, Ubiratan2022-10-15T14:10:50Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/328Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:10:50Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA |
title |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA |
spellingShingle |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA D’Ambrosio, Ubiratan Educação Matemática organizações conferências Internacionalização |
title_short |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA |
title_full |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA |
title_fullStr |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA |
title_full_unstemmed |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA |
title_sort |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA |
author |
D’Ambrosio, Ubiratan |
author_facet |
D’Ambrosio, Ubiratan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D’Ambrosio, Ubiratan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática organizações conferências Internacionalização |
topic |
Educação Matemática organizações conferências Internacionalização |
description |
A Educação Matemática na América Latina pode ser traçada aos primeiros anos da era colonial. Um apanhado geral sobre o tema é objeto de um livro, em fase final de publicação (ROSARIO, 2014); portanto, vou focalizar aspectos da História da Educação Matemática na América Latina a partir de meados do século XX. Será feita referência especial à IMU/International Mathematical Union e à sua comissão especializada, a ICMI/International Commission of Mathematical Instruction. Até o período da Segunda Guerra Mundial, a Educação Matemática na América Latina, e o mesmo pode-se dizer de outras áreas do conhecimento, limitava-se a abordar o cenário nacional. As relações internacionais eram muito fracas. Talvez possa ser feita uma exceção à Argentina, mas, em geral, as nações da América Latina concentravam sua atenção nas problemáticas nacionais. Após a criação da UNESCO e a reativação da OEA/Organização dos Estados America- nos, começou uma cooperação entre os vários países das Américas, com a criação do CIAEM/Comitê Interamericano de Educação Matemática e a realização das CIAEM/Conferências Interamericanas de Educação Matemática. Também se in- tensificou a participação de educadores matemáticos latino-americanos nos ICME/ International Congresses of Mathematics Education e, com a criação mais recente da FISEM/Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática e da realização das CIBEM/Conferências Iberoamericanas de Educação Mate- mática, houve uma maior aproximação entre educadores matemáticos de todos os países da América Latina com Portugal e Espanha. A criação e a evolução dessas organizações é o principal tema deste trabalho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/328 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/328/328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 9 n. 15 (2014); 07-21 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004138872832 |