A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Ambrosio, Ubiratan
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/328
Resumo: A Educação Matemática na América Latina pode ser traçada aos primeiros anos da era colonial. Um apanhado geral sobre o tema é objeto de um livro, em fase final de publicação (ROSARIO, 2014); portanto, vou focalizar aspectos da História da Educação Matemática na América Latina a partir de meados do século XX. Será feita referência especial à IMU/International Mathematical Union e à sua comissão especializada, a ICMI/International Commission of Mathematical Instruction. Até o período da Segunda Guerra Mundial, a Educação Matemática na América Latina, e o mesmo pode-se dizer de outras áreas do conhecimento, limitava-se a abordar o cenário nacional. As relações internacionais eram muito fracas. Talvez possa ser feita uma exceção à Argentina, mas, em geral, as nações da América Latina concentravam sua atenção nas problemáticas nacionais. Após a criação da UNESCO e a reativação da OEA/Organização dos Estados America- nos, começou uma cooperação entre os vários países das Américas, com a criação do CIAEM/Comitê Interamericano de Educação Matemática e a realização das CIAEM/Conferências Interamericanas de Educação Matemática. Também se in- tensificou a participação de educadores matemáticos latino-americanos nos ICME/ International Congresses of Mathematics Education e, com a criação mais recente da FISEM/Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática e da realização das CIBEM/Conferências Iberoamericanas de Educação Mate- mática, houve uma maior aproximação entre educadores matemáticos de todos os países da América Latina com Portugal e Espanha. A criação e a evolução dessas organizações é o principal tema deste trabalho.
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