ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar e discutir alguns aportes teóricos para o estudo do Desenvolvimento Profissional Docente em uma Perspectiva Catastrófica (2DPC). Esses aportes foram construídos a partir de uma pesquisa em nível doutoral que investigou os percursos formativos de seis professores de matemática, em formação inicial, durante suas participações em um projeto de iniciação à docência, em um contexto de experiências colaborativas no interior da Amazônia paraense. A pesquisa em tela, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, buscou por evidências de aprendizagem docente, as quais possibilitaram a construção de tipologias de aprendizagem tomadas por eixos de análise do processo de formação e de desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos. Além disso, esta pesquisa subsidiou a construção de um modelo heurístico para o 2DPC. |
id |
UFPA-6_2037b752f914931028a660a54f039be5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/304 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)formação docenteaprendizagem docentedesenvolvimento profissionalcatástrofeO objetivo deste artigo é apresentar e discutir alguns aportes teóricos para o estudo do Desenvolvimento Profissional Docente em uma Perspectiva Catastrófica (2DPC). Esses aportes foram construídos a partir de uma pesquisa em nível doutoral que investigou os percursos formativos de seis professores de matemática, em formação inicial, durante suas participações em um projeto de iniciação à docência, em um contexto de experiências colaborativas no interior da Amazônia paraense. A pesquisa em tela, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, buscou por evidências de aprendizagem docente, as quais possibilitaram a construção de tipologias de aprendizagem tomadas por eixos de análise do processo de formação e de desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos. Além disso, esta pesquisa subsidiou a construção de um modelo heurístico para o 2DPC.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304/304Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista Gomes, EmersonFiorentini, Dario2022-10-15T13:37:35Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/304Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:37:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC) |
title |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC) |
spellingShingle |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC) Batista Gomes, Emerson formação docente aprendizagem docente desenvolvimento profissional catástrofe |
title_short |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC) |
title_full |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC) |
title_fullStr |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC) |
title_full_unstemmed |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC) |
title_sort |
ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC) |
author |
Batista Gomes, Emerson |
author_facet |
Batista Gomes, Emerson Fiorentini, Dario |
author_role |
author |
author2 |
Fiorentini, Dario |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista Gomes, Emerson Fiorentini, Dario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente aprendizagem docente desenvolvimento profissional catástrofe |
topic |
formação docente aprendizagem docente desenvolvimento profissional catástrofe |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir alguns aportes teóricos para o estudo do Desenvolvimento Profissional Docente em uma Perspectiva Catastrófica (2DPC). Esses aportes foram construídos a partir de uma pesquisa em nível doutoral que investigou os percursos formativos de seis professores de matemática, em formação inicial, durante suas participações em um projeto de iniciação à docência, em um contexto de experiências colaborativas no interior da Amazônia paraense. A pesquisa em tela, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, buscou por evidências de aprendizagem docente, as quais possibilitaram a construção de tipologias de aprendizagem tomadas por eixos de análise do processo de formação e de desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos. Além disso, esta pesquisa subsidiou a construção de um modelo heurístico para o 2DPC. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304/304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 10 n. 19 (2015) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004093784064 |