O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento que buscou investigar historicamente como ocorria o ensino de matemática no Grupo Escolar Castro Alves (1934-1971), localizado na cidade de Jequié-BA. Embasamos esse trabalho no referencial teórico-metodológico da história cultural e utilizamos como fontes históricas depoimentos orais e pesquisa documental. Por meio dos estudos realizados identificamos vestígios do ensino da matemática no Grupo Escolar Castro Alves: acontecia de maneira que o aluno apreendesse as quatro operações da aritmética e a geometria; o método expositivo foi predominante, de exercícios e, posteriormente, com uso de problemas envolvendo o dia a dia dos alunos; identificamos, também, a utilização de livros didáticos e manuais pedagógicos, bem como indícios do ensino globalizado e do uso da tabuada com memorização mesmo com a difusão de várias vagas pedagógicas. |
id |
UFPA-6_2f1f38b893b2b4ff353f08be447df224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/267 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971)História da Matemática EscolarEnsino da Matemática no PrimárioGrupo Escolar Castro AlvesO artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento que buscou investigar historicamente como ocorria o ensino de matemática no Grupo Escolar Castro Alves (1934-1971), localizado na cidade de Jequié-BA. Embasamos esse trabalho no referencial teórico-metodológico da história cultural e utilizamos como fontes históricas depoimentos orais e pesquisa documental. Por meio dos estudos realizados identificamos vestígios do ensino da matemática no Grupo Escolar Castro Alves: acontecia de maneira que o aluno apreendesse as quatro operações da aritmética e a geometria; o método expositivo foi predominante, de exercícios e, posteriormente, com uso de problemas envolvendo o dia a dia dos alunos; identificamos, também, a utilização de livros didáticos e manuais pedagógicos, bem como indícios do ensino globalizado e do uso da tabuada com memorização mesmo com a difusão de várias vagas pedagógicas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267/268Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria de Jesus, ElianaCassia Lando, Janice2022-10-15T13:32:32Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/267Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:32:32Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971) |
title |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971) |
spellingShingle |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971) Maria de Jesus, Eliana História da Matemática Escolar Ensino da Matemática no Primário Grupo Escolar Castro Alves |
title_short |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971) |
title_full |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971) |
title_fullStr |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971) |
title_full_unstemmed |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971) |
title_sort |
O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971) |
author |
Maria de Jesus, Eliana |
author_facet |
Maria de Jesus, Eliana Cassia Lando, Janice |
author_role |
author |
author2 |
Cassia Lando, Janice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria de Jesus, Eliana Cassia Lando, Janice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Escolar Ensino da Matemática no Primário Grupo Escolar Castro Alves |
topic |
História da Matemática Escolar Ensino da Matemática no Primário Grupo Escolar Castro Alves |
description |
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento que buscou investigar historicamente como ocorria o ensino de matemática no Grupo Escolar Castro Alves (1934-1971), localizado na cidade de Jequié-BA. Embasamos esse trabalho no referencial teórico-metodológico da história cultural e utilizamos como fontes históricas depoimentos orais e pesquisa documental. Por meio dos estudos realizados identificamos vestígios do ensino da matemática no Grupo Escolar Castro Alves: acontecia de maneira que o aluno apreendesse as quatro operações da aritmética e a geometria; o método expositivo foi predominante, de exercícios e, posteriormente, com uso de problemas envolvendo o dia a dia dos alunos; identificamos, também, a utilização de livros didáticos e manuais pedagógicos, bem como indícios do ensino globalizado e do uso da tabuada com memorização mesmo com a difusão de várias vagas pedagógicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267/268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 11 n. 23 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003594661888 |