Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carlos Eduardo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/550
Resumo: Os conhecimentos construídos nas diferentes ciências nos revelam a complexa matemática da vida. Seja na alquimia, na medicina, na astrologia, seja na sociologia, na psicologia, na música e no xamanismo, encontramos as diversas conexões que se estabelecem entre todos na terra, onde se permitem fusões, combinações, potencialidades e outras operações. Uma educação de base complexa reconhece o diálogo entre saberes científicos e os saberes da tradição, em sintonia com a diversidade de estratégias que ensinem a viver. Uma educação que se propõe construir o sujeito integral pode ter como estratégia um educar para o presente e para o sensível, conforme argumenta Daniel Munduruku. Compreendendo como desafio maior a fragmentação dos saberes e a negação de outras narrativas, é preciso reafirmar a urgência de uma reforma do pensamento para uma educação da vida.
id UFPA-6_321931bf9a1bcf4f07089a29387543e1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/550
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vidaEducaçãoComplexidadeSaberes da TradiçãoXamanismoMatemática da VidaOs conhecimentos construídos nas diferentes ciências nos revelam a complexa matemática da vida. Seja na alquimia, na medicina, na astrologia, seja na sociologia, na psicologia, na música e no xamanismo, encontramos as diversas conexões que se estabelecem entre todos na terra, onde se permitem fusões, combinações, potencialidades e outras operações. Uma educação de base complexa reconhece o diálogo entre saberes científicos e os saberes da tradição, em sintonia com a diversidade de estratégias que ensinem a viver. Uma educação que se propõe construir o sujeito integral pode ter como estratégia um educar para o presente e para o sensível, conforme argumenta Daniel Munduruku. Compreendendo como desafio maior a fragmentação dos saberes e a negação de outras narrativas, é preciso reafirmar a urgência de uma reforma do pensamento para uma educação da vida.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/55010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023012.id550REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230122675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/550/504Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Carlos Eduardo de2023-09-23T18:23:41Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/550Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:23:41Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
title Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
spellingShingle Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
Araújo, Carlos Eduardo de
Educação
Complexidade
Saberes da Tradição
Xamanismo
Matemática da Vida
title_short Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
title_full Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
title_fullStr Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
title_full_unstemmed Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
title_sort Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
author Araújo, Carlos Eduardo de
author_facet Araújo, Carlos Eduardo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carlos Eduardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Complexidade
Saberes da Tradição
Xamanismo
Matemática da Vida
topic Educação
Complexidade
Saberes da Tradição
Xamanismo
Matemática da Vida
description Os conhecimentos construídos nas diferentes ciências nos revelam a complexa matemática da vida. Seja na alquimia, na medicina, na astrologia, seja na sociologia, na psicologia, na música e no xamanismo, encontramos as diversas conexões que se estabelecem entre todos na terra, onde se permitem fusões, combinações, potencialidades e outras operações. Uma educação de base complexa reconhece o diálogo entre saberes científicos e os saberes da tradição, em sintonia com a diversidade de estratégias que ensinem a viver. Uma educação que se propõe construir o sujeito integral pode ter como estratégia um educar para o presente e para o sensível, conforme argumenta Daniel Munduruku. Compreendendo como desafio maior a fragmentação dos saberes e a negação de outras narrativas, é preciso reafirmar a urgência de uma reforma do pensamento para uma educação da vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/550
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023012.id550
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/550
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023012.id550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/550/504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e2023012
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002239901696