Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Dias , Carolina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Olgin, Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210
Resumo: Apresenta-se, neste trabalho, um recorte da pesquisa “Educação Financeira na Escola”, que visa contribuir para investigação e construção de atividades didáticas aplicáveis na Educação Básica, as quais relacionem os conteúdos matemáticos a esse tema. Segundo Olgin, se faz necessário contextualizar os conteúdos matemáticos, de forma a propiciar ao estudante o desenvolvimento dos conteúdos através de temas de interesse, que envolvam aspectos re- levantes da vida em sociedade, para que o ele possa estabelecer relações entre a teoria e a prática. Para a realização desta investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa, pois, através de dados descritivos, buscou-se entender os fenômenos envolvidos na situação em estudo, priorizando aspectos interpretativos e observacionais, o que levou ao estabelecimento de um rol de assuntos que podem ser abordados na Educação Básica com o tema Educação Financeira. Além disso, como resultado da investigação desenvolveu-se uma proposta didática envolvendo o as- sunto planejamento familiar para o estudo dos conteúdos matemáticos de estatística, porcentagem e regra de três, utilizando o software Jclic, software Toondoo e as planilhas eletrônicas como recurso auxiliar para o desenvolvimento das atividades.
id UFPA-6_32687f8b4bd12a47948466bbc919b700
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/210
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeiraTemas de interesseEducação FinanceiraEnsino FundamentalApresenta-se, neste trabalho, um recorte da pesquisa “Educação Financeira na Escola”, que visa contribuir para investigação e construção de atividades didáticas aplicáveis na Educação Básica, as quais relacionem os conteúdos matemáticos a esse tema. Segundo Olgin, se faz necessário contextualizar os conteúdos matemáticos, de forma a propiciar ao estudante o desenvolvimento dos conteúdos através de temas de interesse, que envolvam aspectos re- levantes da vida em sociedade, para que o ele possa estabelecer relações entre a teoria e a prática. Para a realização desta investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa, pois, através de dados descritivos, buscou-se entender os fenômenos envolvidos na situação em estudo, priorizando aspectos interpretativos e observacionais, o que levou ao estabelecimento de um rol de assuntos que podem ser abordados na Educação Básica com o tema Educação Financeira. Além disso, como resultado da investigação desenvolveu-se uma proposta didática envolvendo o as- sunto planejamento familiar para o estudo dos conteúdos matemáticos de estatística, porcentagem e regra de três, utilizando o software Jclic, software Toondoo e as planilhas eletrônicas como recurso auxiliar para o desenvolvimento das atividades.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/21010.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id134REMATEC; v. 13 n. 28 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210/209Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Dias , CarolinaOlgin, Assis2022-10-15T13:28:10Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/210Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:28:10Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
title Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
spellingShingle Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
Rodrigues Dias , Carolina
Temas de interesse
Educação Financeira
Ensino Fundamental
title_short Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
title_full Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
title_fullStr Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
title_sort Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
author Rodrigues Dias , Carolina
author_facet Rodrigues Dias , Carolina
Olgin, Assis
author_role author
author2 Olgin, Assis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Dias , Carolina
Olgin, Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Temas de interesse
Educação Financeira
Ensino Fundamental
topic Temas de interesse
Educação Financeira
Ensino Fundamental
description Apresenta-se, neste trabalho, um recorte da pesquisa “Educação Financeira na Escola”, que visa contribuir para investigação e construção de atividades didáticas aplicáveis na Educação Básica, as quais relacionem os conteúdos matemáticos a esse tema. Segundo Olgin, se faz necessário contextualizar os conteúdos matemáticos, de forma a propiciar ao estudante o desenvolvimento dos conteúdos através de temas de interesse, que envolvam aspectos re- levantes da vida em sociedade, para que o ele possa estabelecer relações entre a teoria e a prática. Para a realização desta investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa, pois, através de dados descritivos, buscou-se entender os fenômenos envolvidos na situação em estudo, priorizando aspectos interpretativos e observacionais, o que levou ao estabelecimento de um rol de assuntos que podem ser abordados na Educação Básica com o tema Educação Financeira. Além disso, como resultado da investigação desenvolveu-se uma proposta didática envolvendo o as- sunto planejamento familiar para o estudo dos conteúdos matemáticos de estatística, porcentagem e regra de três, utilizando o software Jclic, software Toondoo e as planilhas eletrônicas como recurso auxiliar para o desenvolvimento das atividades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id134
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210/209
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 13 n. 28 (2018)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003510775808