Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210 |
Resumo: | Apresenta-se, neste trabalho, um recorte da pesquisa “Educação Financeira na Escola”, que visa contribuir para investigação e construção de atividades didáticas aplicáveis na Educação Básica, as quais relacionem os conteúdos matemáticos a esse tema. Segundo Olgin, se faz necessário contextualizar os conteúdos matemáticos, de forma a propiciar ao estudante o desenvolvimento dos conteúdos através de temas de interesse, que envolvam aspectos re- levantes da vida em sociedade, para que o ele possa estabelecer relações entre a teoria e a prática. Para a realização desta investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa, pois, através de dados descritivos, buscou-se entender os fenômenos envolvidos na situação em estudo, priorizando aspectos interpretativos e observacionais, o que levou ao estabelecimento de um rol de assuntos que podem ser abordados na Educação Básica com o tema Educação Financeira. Além disso, como resultado da investigação desenvolveu-se uma proposta didática envolvendo o as- sunto planejamento familiar para o estudo dos conteúdos matemáticos de estatística, porcentagem e regra de três, utilizando o software Jclic, software Toondoo e as planilhas eletrônicas como recurso auxiliar para o desenvolvimento das atividades. |
id |
UFPA-6_32687f8b4bd12a47948466bbc919b700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/210 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeiraTemas de interesseEducação FinanceiraEnsino FundamentalApresenta-se, neste trabalho, um recorte da pesquisa “Educação Financeira na Escola”, que visa contribuir para investigação e construção de atividades didáticas aplicáveis na Educação Básica, as quais relacionem os conteúdos matemáticos a esse tema. Segundo Olgin, se faz necessário contextualizar os conteúdos matemáticos, de forma a propiciar ao estudante o desenvolvimento dos conteúdos através de temas de interesse, que envolvam aspectos re- levantes da vida em sociedade, para que o ele possa estabelecer relações entre a teoria e a prática. Para a realização desta investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa, pois, através de dados descritivos, buscou-se entender os fenômenos envolvidos na situação em estudo, priorizando aspectos interpretativos e observacionais, o que levou ao estabelecimento de um rol de assuntos que podem ser abordados na Educação Básica com o tema Educação Financeira. Além disso, como resultado da investigação desenvolveu-se uma proposta didática envolvendo o as- sunto planejamento familiar para o estudo dos conteúdos matemáticos de estatística, porcentagem e regra de três, utilizando o software Jclic, software Toondoo e as planilhas eletrônicas como recurso auxiliar para o desenvolvimento das atividades.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/21010.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id134REMATEC; v. 13 n. 28 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210/209Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Dias , CarolinaOlgin, Assis2022-10-15T13:28:10Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/210Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:28:10Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira |
title |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira |
spellingShingle |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira Rodrigues Dias , Carolina Temas de interesse Educação Financeira Ensino Fundamental |
title_short |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira |
title_full |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira |
title_fullStr |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira |
title_sort |
Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira |
author |
Rodrigues Dias , Carolina |
author_facet |
Rodrigues Dias , Carolina Olgin, Assis |
author_role |
author |
author2 |
Olgin, Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Dias , Carolina Olgin, Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temas de interesse Educação Financeira Ensino Fundamental |
topic |
Temas de interesse Educação Financeira Ensino Fundamental |
description |
Apresenta-se, neste trabalho, um recorte da pesquisa “Educação Financeira na Escola”, que visa contribuir para investigação e construção de atividades didáticas aplicáveis na Educação Básica, as quais relacionem os conteúdos matemáticos a esse tema. Segundo Olgin, se faz necessário contextualizar os conteúdos matemáticos, de forma a propiciar ao estudante o desenvolvimento dos conteúdos através de temas de interesse, que envolvam aspectos re- levantes da vida em sociedade, para que o ele possa estabelecer relações entre a teoria e a prática. Para a realização desta investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa, pois, através de dados descritivos, buscou-se entender os fenômenos envolvidos na situação em estudo, priorizando aspectos interpretativos e observacionais, o que levou ao estabelecimento de um rol de assuntos que podem ser abordados na Educação Básica com o tema Educação Financeira. Além disso, como resultado da investigação desenvolveu-se uma proposta didática envolvendo o as- sunto planejamento familiar para o estudo dos conteúdos matemáticos de estatística, porcentagem e regra de três, utilizando o software Jclic, software Toondoo e as planilhas eletrônicas como recurso auxiliar para o desenvolvimento das atividades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id134 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210/209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 13 n. 28 (2018) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003510775808 |