Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262 |
Resumo: | Neste texto é efetuada uma apresentação de prescrições para os saberes matemáticos no manual Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade. A opção por essa temática se deve ao fato que esse é um manual que foi produzido para uso dos alunos da Escola Normal de Aracaju - Sergipe. O exame da obra permite identificar que saberes matemáticos relacionados às faculdades mentais que dizem respeito à inteligência; concepção e juízo. No caso dos princípios da psicologia constatou-se que, ao versar sobre a educação intelectual, havia recomendação para o uso das lições de coisas, que os alunos deveriam ter contato com as coisas do cotidiano antes de passar aos exercícios de cálculo e leitura. Há desataque a importância da geometria para o desenvolvimento da memória. Já em relação aos métodos de ensino, é possível afirmar que o autor se apropriou de princípios de Pestalozzi para embasar seus argumentos a respeito da importância do ensino intuitivo e, prescreveu saberes matemáticos como base para o que denominou de método intuitivo para a Escola Normal sergipana |
id |
UFPA-6_355b948f641d789171158deced434036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/262 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de AndradeSaberes matemáticosHelvécio de AndradeCurso de PedagogiaNeste texto é efetuada uma apresentação de prescrições para os saberes matemáticos no manual Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade. A opção por essa temática se deve ao fato que esse é um manual que foi produzido para uso dos alunos da Escola Normal de Aracaju - Sergipe. O exame da obra permite identificar que saberes matemáticos relacionados às faculdades mentais que dizem respeito à inteligência; concepção e juízo. No caso dos princípios da psicologia constatou-se que, ao versar sobre a educação intelectual, havia recomendação para o uso das lições de coisas, que os alunos deveriam ter contato com as coisas do cotidiano antes de passar aos exercícios de cálculo e leitura. Há desataque a importância da geometria para o desenvolvimento da memória. Já em relação aos métodos de ensino, é possível afirmar que o autor se apropriou de princípios de Pestalozzi para embasar seus argumentos a respeito da importância do ensino intuitivo e, prescreveu saberes matemáticos como base para o que denominou de método intuitivo para a Escola Normal sergipanaGrupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262/263Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Ferreira, Jefferson dosBatista dos Santos, Ivanete2022-10-15T13:32:32Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/262Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:32:32Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade |
title |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade |
spellingShingle |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade Santos Ferreira, Jefferson dos Saberes matemáticos Helvécio de Andrade Curso de Pedagogia |
title_short |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade |
title_full |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade |
title_fullStr |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade |
title_full_unstemmed |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade |
title_sort |
Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade |
author |
Santos Ferreira, Jefferson dos |
author_facet |
Santos Ferreira, Jefferson dos Batista dos Santos, Ivanete |
author_role |
author |
author2 |
Batista dos Santos, Ivanete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Ferreira, Jefferson dos Batista dos Santos, Ivanete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes matemáticos Helvécio de Andrade Curso de Pedagogia |
topic |
Saberes matemáticos Helvécio de Andrade Curso de Pedagogia |
description |
Neste texto é efetuada uma apresentação de prescrições para os saberes matemáticos no manual Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade. A opção por essa temática se deve ao fato que esse é um manual que foi produzido para uso dos alunos da Escola Normal de Aracaju - Sergipe. O exame da obra permite identificar que saberes matemáticos relacionados às faculdades mentais que dizem respeito à inteligência; concepção e juízo. No caso dos princípios da psicologia constatou-se que, ao versar sobre a educação intelectual, havia recomendação para o uso das lições de coisas, que os alunos deveriam ter contato com as coisas do cotidiano antes de passar aos exercícios de cálculo e leitura. Há desataque a importância da geometria para o desenvolvimento da memória. Já em relação aos métodos de ensino, é possível afirmar que o autor se apropriou de princípios de Pestalozzi para embasar seus argumentos a respeito da importância do ensino intuitivo e, prescreveu saberes matemáticos como base para o que denominou de método intuitivo para a Escola Normal sergipana |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262/263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 11 n. 23 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003587321856 |