Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Ferreira, Jefferson dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista dos Santos, Ivanete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262
Resumo: Neste texto é efetuada uma apresentação de prescrições para os saberes matemáticos no manual Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade. A opção por essa temática se deve ao fato que esse é um manual que foi produzido para uso dos alunos da Escola Normal de Aracaju - Sergipe. O exame da obra permite identificar que saberes matemáticos relacionados às faculdades mentais que dizem respeito à inteligência; concepção e juízo. No caso dos princípios da psicologia constatou-se que, ao versar sobre a educação intelectual, havia recomendação para o uso das lições de coisas, que os alunos deveriam ter contato com as coisas do cotidiano antes de passar aos exercícios de cálculo e leitura. Há desataque a importância da geometria para o desenvolvimento da memória. Já em relação aos métodos de ensino, é possível afirmar que o autor se apropriou de princípios de Pestalozzi para embasar seus argumentos a respeito da importância do ensino intuitivo e, prescreveu saberes matemáticos como base para o que denominou de método intuitivo para a Escola Normal sergipana
id UFPA-6_355b948f641d789171158deced434036
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/262
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de AndradeSaberes matemáticosHelvécio de AndradeCurso de PedagogiaNeste texto é efetuada uma apresentação de prescrições para os saberes matemáticos no manual Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade. A opção por essa temática se deve ao fato que esse é um manual que foi produzido para uso dos alunos da Escola Normal de Aracaju - Sergipe. O exame da obra permite identificar que saberes matemáticos relacionados às faculdades mentais que dizem respeito à inteligência; concepção e juízo. No caso dos princípios da psicologia constatou-se que, ao versar sobre a educação intelectual, havia recomendação para o uso das lições de coisas, que os alunos deveriam ter contato com as coisas do cotidiano antes de passar aos exercícios de cálculo e leitura. Há desataque a importância da geometria para o desenvolvimento da memória. Já em relação aos métodos de ensino, é possível afirmar que o autor se apropriou de princípios de Pestalozzi para embasar seus argumentos a respeito da importância do ensino intuitivo e, prescreveu saberes matemáticos como base para o que denominou de método intuitivo para a Escola Normal sergipanaGrupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262/263Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Ferreira, Jefferson dosBatista dos Santos, Ivanete2022-10-15T13:32:32Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/262Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:32:32Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
title Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
spellingShingle Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
Santos Ferreira, Jefferson dos
Saberes matemáticos
Helvécio de Andrade
Curso de Pedagogia
title_short Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
title_full Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
title_fullStr Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
title_full_unstemmed Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
title_sort Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
author Santos Ferreira, Jefferson dos
author_facet Santos Ferreira, Jefferson dos
Batista dos Santos, Ivanete
author_role author
author2 Batista dos Santos, Ivanete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Ferreira, Jefferson dos
Batista dos Santos, Ivanete
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes matemáticos
Helvécio de Andrade
Curso de Pedagogia
topic Saberes matemáticos
Helvécio de Andrade
Curso de Pedagogia
description Neste texto é efetuada uma apresentação de prescrições para os saberes matemáticos no manual Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade. A opção por essa temática se deve ao fato que esse é um manual que foi produzido para uso dos alunos da Escola Normal de Aracaju - Sergipe. O exame da obra permite identificar que saberes matemáticos relacionados às faculdades mentais que dizem respeito à inteligência; concepção e juízo. No caso dos princípios da psicologia constatou-se que, ao versar sobre a educação intelectual, havia recomendação para o uso das lições de coisas, que os alunos deveriam ter contato com as coisas do cotidiano antes de passar aos exercícios de cálculo e leitura. Há desataque a importância da geometria para o desenvolvimento da memória. Já em relação aos métodos de ensino, é possível afirmar que o autor se apropriou de princípios de Pestalozzi para embasar seus argumentos a respeito da importância do ensino intuitivo e, prescreveu saberes matemáticos como base para o que denominou de método intuitivo para a Escola Normal sergipana
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262/263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003587321856