José Veríssimo – O expert da reestruturação do Ensino no Pará (1890)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho Machado, Benedito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/105
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é evidenciar fatos e destacar personagens no Brasil, que se destacaram por sua atuação, habilidades e competências a serviço da educação. Nesta perspectiva, nosso foco específico recai José Veríssimo Dias de Matos, buscando responder a seguinte questão, como explicar, ou dizendo de outra forma, atuação de José Veríssimo pode lhe qualificar como um expert? Assim, buscamos destacar, bem como registrar um esboço do cenário vivido no estado do Pará no qual se insere como experts José Veríssimo. Na época, o vice-presidente da Província do Pará, Roso Danin havia constatado a educação nesta província não estava segundo ele, indo bem. Tendo conhecimento que, José Veríssimo havia recebido um convite para participar em de um congresso em Paris em 1889, deu-lhe a incumbência de observar tudo a respeito do ensino primário na França. Ao retornar ao Pará, José Veríssimo, foi nomeado diretor geral da instrução pública, e publicou o documento, Ensino Primário: regulamento escolar, programas, horário e instruções pedagógicas para as escolas públicas do Estado do Pará, 1890. Em consequência disso, o ensino de matemática no estado do Pará passa a ser prescrito por meio de regulamentação oficial, professores foram contratados na Europa para vir trabalhar no Pará; livros foram publicados seguindo as novas orientações. À vista disso, acreditamos que José Veríssimo se credencia como um expert por sua atuação ao produzir saberes objetivados por meio da elaboração de documentos oficiais.
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