Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira Gallo, Sílvio Donizetti de
Publication Date: 2020
Other Authors: Monteiro, Alexandrina
Format: Article
Language: por
Source: Rematec (Online)
Download full: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/147
Summary: O ideário neoliberal no Brasil vem sendo cada vez mais articulado e fortalecido, ora pelas políticas públicas, ora pelas parcerias entre o setor público e o privado – este último amparado por parceria com Organizações não Governamentais (ONGs) cujo desafio é o de “salvar” a educação pública de seu fracasso iminente. Assim, como compor outros cenários, abrir atalhos, criar outras escolas ou escolas outras? Este tipo de questão talvez não tenha resposta, mas, nos apresenta um problema. Ele está aí, a nos desafiar, precisa ser pensado. Um problema exige, nesse momento, respostas distintas das milhares que já foram produzidas nas mais diferentes correntes sociais e filosóficas da educação. Assim, nosso objetivo aqui não é traçar um modelo de escola, ou apresentar uma escola outra, mas sim, buscar elementos que nos permitam compreender o momento atual e assim, apresentar possibilidades – efêmeras – mas que nos permitam nos tornarmos parentes do futuro. Diante disso, pretendemos abordar a seguinte questão: como compor outros cenários, abrir atalhos, criar outras escolas ou escolas outras? Para tanto dividimos o texto em duas partes: num primeiro momento exploramos a educação como eixo estruturante do projeto neoliberal e, num segundo momento, discutimos o espaço escolar como um espaço heterotópico, cujas linhas de fuga podem ser potencializadas quando pensadas na perspectiva de uma educação menor.
id UFPA-6_7ed104249db9313b0fceab8dd0be1dbd
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/147
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola OutraEducação MenorNeoliberalismoeducação escolarO ideário neoliberal no Brasil vem sendo cada vez mais articulado e fortalecido, ora pelas políticas públicas, ora pelas parcerias entre o setor público e o privado – este último amparado por parceria com Organizações não Governamentais (ONGs) cujo desafio é o de “salvar” a educação pública de seu fracasso iminente. Assim, como compor outros cenários, abrir atalhos, criar outras escolas ou escolas outras? Este tipo de questão talvez não tenha resposta, mas, nos apresenta um problema. Ele está aí, a nos desafiar, precisa ser pensado. Um problema exige, nesse momento, respostas distintas das milhares que já foram produzidas nas mais diferentes correntes sociais e filosóficas da educação. Assim, nosso objetivo aqui não é traçar um modelo de escola, ou apresentar uma escola outra, mas sim, buscar elementos que nos permitam compreender o momento atual e assim, apresentar possibilidades – efêmeras – mas que nos permitam nos tornarmos parentes do futuro. Diante disso, pretendemos abordar a seguinte questão: como compor outros cenários, abrir atalhos, criar outras escolas ou escolas outras? Para tanto dividimos o texto em duas partes: num primeiro momento exploramos a educação como eixo estruturante do projeto neoliberal e, num segundo momento, discutimos o espaço escolar como um espaço heterotópico, cujas linhas de fuga podem ser potencializadas quando pensadas na perspectiva de uma educação menor.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/14710.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p185-200.id228REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 185-2002675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/147/144Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Gallo, Sílvio Donizetti deMonteiro, Alexandrina2022-11-17T22:40:55Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/147Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:55Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra
title Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra
spellingShingle Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra
Oliveira Gallo, Sílvio Donizetti de
Educação Menor
Neoliberalismo
educação escolar
title_short Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra
title_full Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra
title_fullStr Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra
title_full_unstemmed Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra
title_sort Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra
author Oliveira Gallo, Sílvio Donizetti de
author_facet Oliveira Gallo, Sílvio Donizetti de
Monteiro, Alexandrina
author_role author
author2 Monteiro, Alexandrina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Gallo, Sílvio Donizetti de
Monteiro, Alexandrina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Menor
Neoliberalismo
educação escolar
topic Educação Menor
Neoliberalismo
educação escolar
description O ideário neoliberal no Brasil vem sendo cada vez mais articulado e fortalecido, ora pelas políticas públicas, ora pelas parcerias entre o setor público e o privado – este último amparado por parceria com Organizações não Governamentais (ONGs) cujo desafio é o de “salvar” a educação pública de seu fracasso iminente. Assim, como compor outros cenários, abrir atalhos, criar outras escolas ou escolas outras? Este tipo de questão talvez não tenha resposta, mas, nos apresenta um problema. Ele está aí, a nos desafiar, precisa ser pensado. Um problema exige, nesse momento, respostas distintas das milhares que já foram produzidas nas mais diferentes correntes sociais e filosóficas da educação. Assim, nosso objetivo aqui não é traçar um modelo de escola, ou apresentar uma escola outra, mas sim, buscar elementos que nos permitam compreender o momento atual e assim, apresentar possibilidades – efêmeras – mas que nos permitam nos tornarmos parentes do futuro. Diante disso, pretendemos abordar a seguinte questão: como compor outros cenários, abrir atalhos, criar outras escolas ou escolas outras? Para tanto dividimos o texto em duas partes: num primeiro momento exploramos a educação como eixo estruturante do projeto neoliberal e, num segundo momento, discutimos o espaço escolar como um espaço heterotópico, cujas linhas de fuga podem ser potencializadas quando pensadas na perspectiva de uma educação menor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/147
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p185-200.id228
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/147
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p185-200.id228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/147/144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 185-200
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003153211392