A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liao, Tarliz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/247
Resumo: Este  artigo  apresenta  resultado  de  análise  de  entrevistas  realizadas  com  quinze  professores  de matemática, todos regentes em escolas do campo localizadas em uma mesma cidade de zona rural do interior do Rio Grande do Sul. Desta forma, buscamos vislumbrar as concepções dos docentes entrevistados acerca do modus operandi de abordar matemática em sala de aula e se estas refletem suas práticas e metodologias no contexto sociocultural campesino. Nessa via, a Educação Matemática do Campo, subárea da Educação Matemática (EM) é capaz de subsidiar e engendrar significados para sujeitos do campo e suas práticas. Além da evidente preocupação com uma formação continuada, há que se observar o discurso do utilitarismo tão amplamente difundido no meio discente. Ressaltamos que se esta questão se sobrepuser ao entendimento de que a Matemática é linguagem instituída nas perspectivas da sociedade, cultura, ciência e historicamente organizada, haverá a redução da mesma ao viés do cotidiano, subjugando-a a meras aplicações.
id UFPA-6_43968d4885a2b4f55ba20e4ec4af917f
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/247
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?Formação de professoresEducação matemáticaEducação matemática do campoEste  artigo  apresenta  resultado  de  análise  de  entrevistas  realizadas  com  quinze  professores  de matemática, todos regentes em escolas do campo localizadas em uma mesma cidade de zona rural do interior do Rio Grande do Sul. Desta forma, buscamos vislumbrar as concepções dos docentes entrevistados acerca do modus operandi de abordar matemática em sala de aula e se estas refletem suas práticas e metodologias no contexto sociocultural campesino. Nessa via, a Educação Matemática do Campo, subárea da Educação Matemática (EM) é capaz de subsidiar e engendrar significados para sujeitos do campo e suas práticas. Além da evidente preocupação com uma formação continuada, há que se observar o discurso do utilitarismo tão amplamente difundido no meio discente. Ressaltamos que se esta questão se sobrepuser ao entendimento de que a Matemática é linguagem instituída nas perspectivas da sociedade, cultura, ciência e historicamente organizada, haverá a redução da mesma ao viés do cotidiano, subjugando-a a meras aplicações.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/247REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/247/248Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLiao, Tarliz2022-10-15T13:30:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/247Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
title A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
spellingShingle A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
Liao, Tarliz
Formação de professores
Educação matemática
Educação matemática do campo
title_short A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
title_full A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
title_fullStr A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
title_full_unstemmed A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
title_sort A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
author Liao, Tarliz
author_facet Liao, Tarliz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liao, Tarliz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação matemática
Educação matemática do campo
topic Formação de professores
Educação matemática
Educação matemática do campo
description Este  artigo  apresenta  resultado  de  análise  de  entrevistas  realizadas  com  quinze  professores  de matemática, todos regentes em escolas do campo localizadas em uma mesma cidade de zona rural do interior do Rio Grande do Sul. Desta forma, buscamos vislumbrar as concepções dos docentes entrevistados acerca do modus operandi de abordar matemática em sala de aula e se estas refletem suas práticas e metodologias no contexto sociocultural campesino. Nessa via, a Educação Matemática do Campo, subárea da Educação Matemática (EM) é capaz de subsidiar e engendrar significados para sujeitos do campo e suas práticas. Além da evidente preocupação com uma formação continuada, há que se observar o discurso do utilitarismo tão amplamente difundido no meio discente. Ressaltamos que se esta questão se sobrepuser ao entendimento de que a Matemática é linguagem instituída nas perspectivas da sociedade, cultura, ciência e historicamente organizada, haverá a redução da mesma ao viés do cotidiano, subjugando-a a meras aplicações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/247
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/247/248
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003563204608