Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497 |
Resumo: | Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Pós-doutorado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar o fenômeno da Gênese Instrumental na interação com o artefato barras de Cuisenaire no processo de significação do objeto matemático divisão de frações. Os participantes são licenciandos em Matemática de uma universidade pública do Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva possui delineamento de uma pesquisa-ação-formação, os dados foram coletados a partir da observação, questionários e gravação em vídeo. A transformação do artefato barras de Cuisenaire em instrumento pode ser constatada por meio da mobilização dos esquemas de utilização do tipo esquemas de ação coletiva instrumentada, caracterizando assim o fenômeno da Gênese Instrumental. |
id |
UFPA-6_47a6942af60f86d4c55094d2c4f14de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/497 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de MatemáticaEducação MatemáticaGênese InstrumentalBarras de CuisenaireFraçãoEste trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Pós-doutorado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar o fenômeno da Gênese Instrumental na interação com o artefato barras de Cuisenaire no processo de significação do objeto matemático divisão de frações. Os participantes são licenciandos em Matemática de uma universidade pública do Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva possui delineamento de uma pesquisa-ação-formação, os dados foram coletados a partir da observação, questionários e gravação em vídeo. A transformação do artefato barras de Cuisenaire em instrumento pode ser constatada por meio da mobilização dos esquemas de utilização do tipo esquemas de ação coletiva instrumentada, caracterizando assim o fenômeno da Gênese Instrumental.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/49710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023029.id497REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230292675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497/490Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Francisco EtevalFerreira, Veronica Gitirana GomesRodrigues, Roberta dos Santos2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/497Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática |
spellingShingle |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática Feitosa, Francisco Eteval Educação Matemática Gênese Instrumental Barras de Cuisenaire Fração |
title_short |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_full |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_fullStr |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_sort |
Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática |
author |
Feitosa, Francisco Eteval |
author_facet |
Feitosa, Francisco Eteval Ferreira, Veronica Gitirana Gomes Rodrigues, Roberta dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Veronica Gitirana Gomes Rodrigues, Roberta dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Francisco Eteval Ferreira, Veronica Gitirana Gomes Rodrigues, Roberta dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Gênese Instrumental Barras de Cuisenaire Fração |
topic |
Educação Matemática Gênese Instrumental Barras de Cuisenaire Fração |
description |
Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Pós-doutorado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar o fenômeno da Gênese Instrumental na interação com o artefato barras de Cuisenaire no processo de significação do objeto matemático divisão de frações. Os participantes são licenciandos em Matemática de uma universidade pública do Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva possui delineamento de uma pesquisa-ação-formação, os dados foram coletados a partir da observação, questionários e gravação em vídeo. A transformação do artefato barras de Cuisenaire em instrumento pode ser constatada por meio da mobilização dos esquemas de utilização do tipo esquemas de ação coletiva instrumentada, caracterizando assim o fenômeno da Gênese Instrumental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023029.id497 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023029.id497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497/490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023029 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002186424320 |