Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Francisco Eteval
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Veronica Gitirana Gomes, Rodrigues, Roberta dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497
Resumo: Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Pós-doutorado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar o  fenômeno da Gênese Instrumental na interação com o artefato barras de Cuisenaire no processo de significação do objeto matemático divisão de frações. Os participantes são licenciandos em Matemática de uma universidade pública do Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva possui delineamento de uma pesquisa-ação-formação, os dados foram coletados a partir da observação, questionários e gravação em vídeo. A transformação do artefato barras de Cuisenaire  em  instrumento  pode  ser  constatada  por  meio  da  mobilização  dos  esquemas  de  utilização do tipo esquemas de ação coletiva instrumentada, caracterizando assim o fenômeno da Gênese Instrumental.
id UFPA-6_47a6942af60f86d4c55094d2c4f14de5
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/497
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de MatemáticaEducação MatemáticaGênese InstrumentalBarras de CuisenaireFraçãoEste trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Pós-doutorado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar o  fenômeno da Gênese Instrumental na interação com o artefato barras de Cuisenaire no processo de significação do objeto matemático divisão de frações. Os participantes são licenciandos em Matemática de uma universidade pública do Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva possui delineamento de uma pesquisa-ação-formação, os dados foram coletados a partir da observação, questionários e gravação em vídeo. A transformação do artefato barras de Cuisenaire  em  instrumento  pode  ser  constatada  por  meio  da  mobilização  dos  esquemas  de  utilização do tipo esquemas de ação coletiva instrumentada, caracterizando assim o fenômeno da Gênese Instrumental.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/49710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023029.id497REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230292675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497/490Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Francisco EtevalFerreira, Veronica Gitirana GomesRodrigues, Roberta dos Santos2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/497Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
title Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
spellingShingle Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
Feitosa, Francisco Eteval
Educação Matemática
Gênese Instrumental
Barras de Cuisenaire
Fração
title_short Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_full Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_fullStr Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_full_unstemmed Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_sort Gênese Instrumental das Barras de Cuisenaire na Formação Inicial de Professores de Matemática
author Feitosa, Francisco Eteval
author_facet Feitosa, Francisco Eteval
Ferreira, Veronica Gitirana Gomes
Rodrigues, Roberta dos Santos
author_role author
author2 Ferreira, Veronica Gitirana Gomes
Rodrigues, Roberta dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Francisco Eteval
Ferreira, Veronica Gitirana Gomes
Rodrigues, Roberta dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Gênese Instrumental
Barras de Cuisenaire
Fração
topic Educação Matemática
Gênese Instrumental
Barras de Cuisenaire
Fração
description Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Pós-doutorado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar o  fenômeno da Gênese Instrumental na interação com o artefato barras de Cuisenaire no processo de significação do objeto matemático divisão de frações. Os participantes são licenciandos em Matemática de uma universidade pública do Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva possui delineamento de uma pesquisa-ação-formação, os dados foram coletados a partir da observação, questionários e gravação em vídeo. A transformação do artefato barras de Cuisenaire  em  instrumento  pode  ser  constatada  por  meio  da  mobilização  dos  esquemas  de  utilização do tipo esquemas de ação coletiva instrumentada, caracterizando assim o fenômeno da Gênese Instrumental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023029.id497
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023029.id497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/497/490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023029
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002186424320