História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/294
Resumo: A presente pesquisa constitui-se num excerto de uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Nosso objetivo é mostrar um rol contendo as dissertações e teses defendidas no período de 1990 a 2010, inseridas na área da História da Educação Matemática que possuem conteúdos matemáticos a serem utilizados por professores que lecionam matemática na Educação Básica. Para tanto, inicialmente catalogamos essas produções (via internet), de modo a propiciar a configuração da área nesses 20 anos. Além disso, analisamos os tipos de abordagens metodológicas que emergiam e, posteriormente, identificamos quais são os conteúdos matemáticos desvelados nessas produções que recaiam nos Ensinos Fundamental e/ou Médio. Ressaltamos que está pesquisa insere-se num projeto maior que visava organizar uma cartografia das pesquisas em História da Matemática e Educação Matemática no Brasil. Assim, os resultados aqui descritos, oportuniza a visualização de dissertações e/ou teses, que mesmo não tendo um víeis para sala de aula, contribui significativamente para as ações desempenhadas pelos docentes em seu ambiente de trabalho.
id UFPA-6_4f9644ff1649dedd4019c1b90d393fd1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/294
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”Educação BásicaHistória da Educação MatemáticaDissertações e tesesA presente pesquisa constitui-se num excerto de uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Nosso objetivo é mostrar um rol contendo as dissertações e teses defendidas no período de 1990 a 2010, inseridas na área da História da Educação Matemática que possuem conteúdos matemáticos a serem utilizados por professores que lecionam matemática na Educação Básica. Para tanto, inicialmente catalogamos essas produções (via internet), de modo a propiciar a configuração da área nesses 20 anos. Além disso, analisamos os tipos de abordagens metodológicas que emergiam e, posteriormente, identificamos quais são os conteúdos matemáticos desvelados nessas produções que recaiam nos Ensinos Fundamental e/ou Médio. Ressaltamos que está pesquisa insere-se num projeto maior que visava organizar uma cartografia das pesquisas em História da Matemática e Educação Matemática no Brasil. Assim, os resultados aqui descritos, oportuniza a visualização de dissertações e/ou teses, que mesmo não tendo um víeis para sala de aula, contribui significativamente para as ações desempenhadas pelos docentes em seu ambiente de trabalho.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/294REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/294/295Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da2022-10-15T13:36:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/294Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:36:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”
title História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”
spellingShingle História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”
Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
Educação Básica
História da Educação Matemática
Dissertações e teses
title_short História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”
title_full História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”
title_fullStr História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”
title_full_unstemmed História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”
title_sort História da Educação Matemática: as dissertações e as teses como “lugares de memória”
author Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
author_facet Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
História da Educação Matemática
Dissertações e teses
topic Educação Básica
História da Educação Matemática
Dissertações e teses
description A presente pesquisa constitui-se num excerto de uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Nosso objetivo é mostrar um rol contendo as dissertações e teses defendidas no período de 1990 a 2010, inseridas na área da História da Educação Matemática que possuem conteúdos matemáticos a serem utilizados por professores que lecionam matemática na Educação Básica. Para tanto, inicialmente catalogamos essas produções (via internet), de modo a propiciar a configuração da área nesses 20 anos. Além disso, analisamos os tipos de abordagens metodológicas que emergiam e, posteriormente, identificamos quais são os conteúdos matemáticos desvelados nessas produções que recaiam nos Ensinos Fundamental e/ou Médio. Ressaltamos que está pesquisa insere-se num projeto maior que visava organizar uma cartografia das pesquisas em História da Matemática e Educação Matemática no Brasil. Assim, os resultados aqui descritos, oportuniza a visualização de dissertações e/ou teses, que mesmo não tendo um víeis para sala de aula, contribui significativamente para as ações desempenhadas pelos docentes em seu ambiente de trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/294
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/294/295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003632410624