Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura da Silva Frantz, Débora de Sales
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dalcin, Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/249
Resumo: Este  artigo  apresenta  um recorte  da  dissertação  Potencialidades  da  fotografia  para  o  ensino de geometria e proporção em uma escola do campo defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Descrevemos e analisamos uma sequência de atividades que envolvem a produção e manuseio de fotografias, por estudantes de uma escola do campo, e o estudo de conceito matemáticos envolvidos nas atividades. Participaram da pesquisa 11 estudantes que cursavam o oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, localizada no município de Herveiras (RS). Por meio das fotografias produzidas foi possível identificar elementos da vida desses estudantes e refletir sobre os modos como se percebem e percebem o lugar onde moram, a escola e as práticas cotidianas. A análise permitiu evidenciar que a sequência de atividades com fotografias contribuiu, dentre outros aspectos, para a construção de um outro olhar sobre a fotografia, seja na percepção da presença da geometria, como no processo de elaboração do conceito de proporcionalidade. As fotografias possibilitaram diferentes  registros  do  cotidiano  e  potencializaram a  aprendizagem da  matemática escolar por meio de uma prática pedagógica que valorizou a cultura local e a integração entre conhecimentos.
id UFPA-6_55a2cbc91062eb56257643e1b19a0db8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/249
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberesFotografiaEnsino de MatemáticaEducação do CampoEste  artigo  apresenta  um recorte  da  dissertação  Potencialidades  da  fotografia  para  o  ensino de geometria e proporção em uma escola do campo defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Descrevemos e analisamos uma sequência de atividades que envolvem a produção e manuseio de fotografias, por estudantes de uma escola do campo, e o estudo de conceito matemáticos envolvidos nas atividades. Participaram da pesquisa 11 estudantes que cursavam o oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, localizada no município de Herveiras (RS). Por meio das fotografias produzidas foi possível identificar elementos da vida desses estudantes e refletir sobre os modos como se percebem e percebem o lugar onde moram, a escola e as práticas cotidianas. A análise permitiu evidenciar que a sequência de atividades com fotografias contribuiu, dentre outros aspectos, para a construção de um outro olhar sobre a fotografia, seja na percepção da presença da geometria, como no processo de elaboração do conceito de proporcionalidade. As fotografias possibilitaram diferentes  registros  do  cotidiano  e  potencializaram a  aprendizagem da  matemática escolar por meio de uma prática pedagógica que valorizou a cultura local e a integração entre conhecimentos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/249REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/249/250Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontoura da Silva Frantz, Débora de SalesDalcin, Andréia2022-10-15T13:30:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/249Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes
title Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes
spellingShingle Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes
Fontoura da Silva Frantz, Débora de Sales
Fotografia
Ensino de Matemática
Educação do Campo
title_short Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes
title_full Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes
title_fullStr Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes
title_full_unstemmed Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes
title_sort Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes
author Fontoura da Silva Frantz, Débora de Sales
author_facet Fontoura da Silva Frantz, Débora de Sales
Dalcin, Andréia
author_role author
author2 Dalcin, Andréia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura da Silva Frantz, Débora de Sales
Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Ensino de Matemática
Educação do Campo
topic Fotografia
Ensino de Matemática
Educação do Campo
description Este  artigo  apresenta  um recorte  da  dissertação  Potencialidades  da  fotografia  para  o  ensino de geometria e proporção em uma escola do campo defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Descrevemos e analisamos uma sequência de atividades que envolvem a produção e manuseio de fotografias, por estudantes de uma escola do campo, e o estudo de conceito matemáticos envolvidos nas atividades. Participaram da pesquisa 11 estudantes que cursavam o oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, localizada no município de Herveiras (RS). Por meio das fotografias produzidas foi possível identificar elementos da vida desses estudantes e refletir sobre os modos como se percebem e percebem o lugar onde moram, a escola e as práticas cotidianas. A análise permitiu evidenciar que a sequência de atividades com fotografias contribuiu, dentre outros aspectos, para a construção de um outro olhar sobre a fotografia, seja na percepção da presença da geometria, como no processo de elaboração do conceito de proporcionalidade. As fotografias possibilitaram diferentes  registros  do  cotidiano  e  potencializaram a  aprendizagem da  matemática escolar por meio de uma prática pedagógica que valorizou a cultura local e a integração entre conhecimentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/249
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/249/250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003566350336