Vivências e interações no projeto de extensão Mikûatiamiri
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/548 |
Resumo: | Este relato reflexivo traz para o foco vivências e interações entre docentes e estudantes da universidade, professores/as e lideranças indígenas ao longo das edições do projeto de extensão Mikûatiamiri do Centro de Educação da UFRN. A metodologia do projeto baseia-se na importância da interação entre esses participantes, o que tem se construído, principalmente, nas reuniões quinzenais de todo o grupo que participa da coordenação do projeto e nos encontros ampliados com os/as professores/as autores/as dos materiais. As vivências e interações são apresentadas e analisadas como práticas socioculturais de aprendizagem entre todos os envolvidos, cada um trazendo, refletindo, contribuindo, reconstruindo conceitos e concepções que trazem de seu lugar de formação e de cultura, na busca por relações menos assimétricas. As reflexões aqui explicitadas inserem-se, portanto, em um contexto maior das relações entre sociedade, cultura e práticas sociais, em um processo de educação intercultural que tem como finalidade contribuir tanto com a Educação Escolar Indígena no estado do Rio Grande do Norte quanto com a formação docente e discente universitária. |
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Vivências e interações no projeto de extensão MikûatiamiriVivênciasInteraçõesprojeto de extensãoMikûatiamiriEste relato reflexivo traz para o foco vivências e interações entre docentes e estudantes da universidade, professores/as e lideranças indígenas ao longo das edições do projeto de extensão Mikûatiamiri do Centro de Educação da UFRN. A metodologia do projeto baseia-se na importância da interação entre esses participantes, o que tem se construído, principalmente, nas reuniões quinzenais de todo o grupo que participa da coordenação do projeto e nos encontros ampliados com os/as professores/as autores/as dos materiais. As vivências e interações são apresentadas e analisadas como práticas socioculturais de aprendizagem entre todos os envolvidos, cada um trazendo, refletindo, contribuindo, reconstruindo conceitos e concepções que trazem de seu lugar de formação e de cultura, na busca por relações menos assimétricas. As reflexões aqui explicitadas inserem-se, portanto, em um contexto maior das relações entre sociedade, cultura e práticas sociais, em um processo de educação intercultural que tem como finalidade contribuir tanto com a Educação Escolar Indígena no estado do Rio Grande do Norte quanto com a formação docente e discente universitária.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54810.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023009.id548REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230092675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/548/501Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Vânia AparecidaCosta, Dioclécio Bezerra da2023-09-23T18:23:46Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/548Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:23:46Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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