Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alencar Alves, José Jerônimo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228
Resumo: Conforme os registros historiográficos, desde o século anterior, até 1838, as aulas de Matemática na Província do Pará vinham sendo constituídas somente pelas aulas de contar. Entretanto, em 1841, assinalam a presença da Geometria e da Álgebra no currículo do Liceu Paraense, atestando que essa trajetória curricular da Matemática havia se modificado. É possível que essas mudanças tenham começado a ocorrer anteriormente, no período que vai de 1838 até 1841. Pretendemos analisar se e como ocorreram, conduzidos pelas seguintes questões: Que ra- mos da Matemática podem ter sido implantados neste período? Que discursos contribuíram para implantá-los? Quais os significados? Que lugares ocuparam na estrutura de poder político local e os agentes que pronunciaram esses discursos? Concluímos que o saber da Matemática inserido nos currículos do sistema escolar paraense nesse período foi a Geometria, que conforme as leis e os discursos governamentais que a propuseram, deveria ser um conhecimento necessário para modificar a arquitetura local por meio de construções modernizadoras, tais como: o cais, prédio da alfandega e da delegacia.
id UFPA-6_62b6a97bca9e43f01e7afacebdc476d3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/228
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometriaHistória da Educação MatemáticaGeometriaEducação na AmazôniaConforme os registros historiográficos, desde o século anterior, até 1838, as aulas de Matemática na Província do Pará vinham sendo constituídas somente pelas aulas de contar. Entretanto, em 1841, assinalam a presença da Geometria e da Álgebra no currículo do Liceu Paraense, atestando que essa trajetória curricular da Matemática havia se modificado. É possível que essas mudanças tenham começado a ocorrer anteriormente, no período que vai de 1838 até 1841. Pretendemos analisar se e como ocorreram, conduzidos pelas seguintes questões: Que ra- mos da Matemática podem ter sido implantados neste período? Que discursos contribuíram para implantá-los? Quais os significados? Que lugares ocuparam na estrutura de poder político local e os agentes que pronunciaram esses discursos? Concluímos que o saber da Matemática inserido nos currículos do sistema escolar paraense nesse período foi a Geometria, que conforme as leis e os discursos governamentais que a propuseram, deveria ser um conhecimento necessário para modificar a arquitetura local por meio de construções modernizadoras, tais como: o cais, prédio da alfandega e da delegacia.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22810.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id129REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228/227Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro dos Santos , Everaldo RobertoAlencar Alves, José Jerônimo de2022-10-15T13:29:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/228Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:29:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
title Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
spellingShingle Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto
História da Educação Matemática
Geometria
Educação na Amazônia
title_short Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
title_full Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
title_fullStr Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
title_full_unstemmed Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
title_sort Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
author Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto
author_facet Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto
Alencar Alves, José Jerônimo de
author_role author
author2 Alencar Alves, José Jerônimo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto
Alencar Alves, José Jerônimo de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Geometria
Educação na Amazônia
topic História da Educação Matemática
Geometria
Educação na Amazônia
description Conforme os registros historiográficos, desde o século anterior, até 1838, as aulas de Matemática na Província do Pará vinham sendo constituídas somente pelas aulas de contar. Entretanto, em 1841, assinalam a presença da Geometria e da Álgebra no currículo do Liceu Paraense, atestando que essa trajetória curricular da Matemática havia se modificado. É possível que essas mudanças tenham começado a ocorrer anteriormente, no período que vai de 1838 até 1841. Pretendemos analisar se e como ocorreram, conduzidos pelas seguintes questões: Que ra- mos da Matemática podem ter sido implantados neste período? Que discursos contribuíram para implantá-los? Quais os significados? Que lugares ocuparam na estrutura de poder político local e os agentes que pronunciaram esses discursos? Concluímos que o saber da Matemática inserido nos currículos do sistema escolar paraense nesse período foi a Geometria, que conforme as leis e os discursos governamentais que a propuseram, deveria ser um conhecimento necessário para modificar a arquitetura local por meio de construções modernizadoras, tais como: o cais, prédio da alfandega e da delegacia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id129
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228/227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003536990208