Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228 |
Resumo: | Conforme os registros historiográficos, desde o século anterior, até 1838, as aulas de Matemática na Província do Pará vinham sendo constituídas somente pelas aulas de contar. Entretanto, em 1841, assinalam a presença da Geometria e da Álgebra no currículo do Liceu Paraense, atestando que essa trajetória curricular da Matemática havia se modificado. É possível que essas mudanças tenham começado a ocorrer anteriormente, no período que vai de 1838 até 1841. Pretendemos analisar se e como ocorreram, conduzidos pelas seguintes questões: Que ra- mos da Matemática podem ter sido implantados neste período? Que discursos contribuíram para implantá-los? Quais os significados? Que lugares ocuparam na estrutura de poder político local e os agentes que pronunciaram esses discursos? Concluímos que o saber da Matemática inserido nos currículos do sistema escolar paraense nesse período foi a Geometria, que conforme as leis e os discursos governamentais que a propuseram, deveria ser um conhecimento necessário para modificar a arquitetura local por meio de construções modernizadoras, tais como: o cais, prédio da alfandega e da delegacia. |
id |
UFPA-6_62b6a97bca9e43f01e7afacebdc476d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/228 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometriaHistória da Educação MatemáticaGeometriaEducação na AmazôniaConforme os registros historiográficos, desde o século anterior, até 1838, as aulas de Matemática na Província do Pará vinham sendo constituídas somente pelas aulas de contar. Entretanto, em 1841, assinalam a presença da Geometria e da Álgebra no currículo do Liceu Paraense, atestando que essa trajetória curricular da Matemática havia se modificado. É possível que essas mudanças tenham começado a ocorrer anteriormente, no período que vai de 1838 até 1841. Pretendemos analisar se e como ocorreram, conduzidos pelas seguintes questões: Que ra- mos da Matemática podem ter sido implantados neste período? Que discursos contribuíram para implantá-los? Quais os significados? Que lugares ocuparam na estrutura de poder político local e os agentes que pronunciaram esses discursos? Concluímos que o saber da Matemática inserido nos currículos do sistema escolar paraense nesse período foi a Geometria, que conforme as leis e os discursos governamentais que a propuseram, deveria ser um conhecimento necessário para modificar a arquitetura local por meio de construções modernizadoras, tais como: o cais, prédio da alfandega e da delegacia.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22810.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id129REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228/227Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro dos Santos , Everaldo RobertoAlencar Alves, José Jerônimo de2022-10-15T13:29:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/228Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:29:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria |
title |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria |
spellingShingle |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto História da Educação Matemática Geometria Educação na Amazônia |
title_short |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria |
title_full |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria |
title_fullStr |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria |
title_full_unstemmed |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria |
title_sort |
Inovações matemáticas no ensino da província do Grão-Pará (1838-1841): inserção da geometria |
author |
Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto |
author_facet |
Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto Alencar Alves, José Jerônimo de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar Alves, José Jerônimo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro dos Santos , Everaldo Roberto Alencar Alves, José Jerônimo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Geometria Educação na Amazônia |
topic |
História da Educação Matemática Geometria Educação na Amazônia |
description |
Conforme os registros historiográficos, desde o século anterior, até 1838, as aulas de Matemática na Província do Pará vinham sendo constituídas somente pelas aulas de contar. Entretanto, em 1841, assinalam a presença da Geometria e da Álgebra no currículo do Liceu Paraense, atestando que essa trajetória curricular da Matemática havia se modificado. É possível que essas mudanças tenham começado a ocorrer anteriormente, no período que vai de 1838 até 1841. Pretendemos analisar se e como ocorreram, conduzidos pelas seguintes questões: Que ra- mos da Matemática podem ter sido implantados neste período? Que discursos contribuíram para implantá-los? Quais os significados? Que lugares ocuparam na estrutura de poder político local e os agentes que pronunciaram esses discursos? Concluímos que o saber da Matemática inserido nos currículos do sistema escolar paraense nesse período foi a Geometria, que conforme as leis e os discursos governamentais que a propuseram, deveria ser um conhecimento necessário para modificar a arquitetura local por meio de construções modernizadoras, tais como: o cais, prédio da alfandega e da delegacia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id129 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228/227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 13 n. 27 (2018) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003536990208 |