Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves Soares, Narciso das
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pirola, Nelson Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os recursos didáticos O Quadro dos Quatro Quatros e o Nunca Dois e Números Binários, que podem contribuir na resolução de problemas que recaem em expressões numéricas e sua funcionalidade. Os recursos são provenientes de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática na UNIFESSPA, em 2015, e, de uma atividade de ensino realizada com uma turma de Pedagogia na UNESP-Campus de Bauru, em 2019.  Os recursos são caracterizados como de manipulativos e inclusivos. Como fundamentação teórica, se utilizou os estudos de Sternberg (2008) sobre os passos do Ciclo da solução de problemas e os obstáculos de Configuração Mental. Observamos que estas atividades de ensino se mostram como importantes aliadas para o estímulo do raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias, apreensão e direcionamento para o uso correto dos sinais de operação e sinais de associação, e da mudança de base entre números binários e decimais.
id UFPA-6_67d5a423023ae9a08210b9f15448c6a3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/100
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números bináriosQuadro dos Quatro QuatrosNunca Dois e Números BináriosExpressões NuméricasResolução de ProblemasEste artigo tem como objetivo apresentar os recursos didáticos O Quadro dos Quatro Quatros e o Nunca Dois e Números Binários, que podem contribuir na resolução de problemas que recaem em expressões numéricas e sua funcionalidade. Os recursos são provenientes de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática na UNIFESSPA, em 2015, e, de uma atividade de ensino realizada com uma turma de Pedagogia na UNESP-Campus de Bauru, em 2019.  Os recursos são caracterizados como de manipulativos e inclusivos. Como fundamentação teórica, se utilizou os estudos de Sternberg (2008) sobre os passos do Ciclo da solução de problemas e os obstáculos de Configuração Mental. Observamos que estas atividades de ensino se mostram como importantes aliadas para o estímulo do raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias, apreensão e direcionamento para o uso correto dos sinais de operação e sinais de associação, e da mudança de base entre números binários e decimais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10010.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p163-177.id291REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 163-1772675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100/99Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves Soares, Narciso dasPirola, Nelson Antonio2022-11-17T22:38:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/100Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
title Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
spellingShingle Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
Neves Soares, Narciso das
Quadro dos Quatro Quatros
Nunca Dois e Números Binários
Expressões Numéricas
Resolução de Problemas
title_short Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
title_full Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
title_fullStr Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
title_full_unstemmed Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
title_sort Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
author Neves Soares, Narciso das
author_facet Neves Soares, Narciso das
Pirola, Nelson Antonio
author_role author
author2 Pirola, Nelson Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves Soares, Narciso das
Pirola, Nelson Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Quadro dos Quatro Quatros
Nunca Dois e Números Binários
Expressões Numéricas
Resolução de Problemas
topic Quadro dos Quatro Quatros
Nunca Dois e Números Binários
Expressões Numéricas
Resolução de Problemas
description Este artigo tem como objetivo apresentar os recursos didáticos O Quadro dos Quatro Quatros e o Nunca Dois e Números Binários, que podem contribuir na resolução de problemas que recaem em expressões numéricas e sua funcionalidade. Os recursos são provenientes de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática na UNIFESSPA, em 2015, e, de uma atividade de ensino realizada com uma turma de Pedagogia na UNESP-Campus de Bauru, em 2019.  Os recursos são caracterizados como de manipulativos e inclusivos. Como fundamentação teórica, se utilizou os estudos de Sternberg (2008) sobre os passos do Ciclo da solução de problemas e os obstáculos de Configuração Mental. Observamos que estas atividades de ensino se mostram como importantes aliadas para o estímulo do raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias, apreensão e direcionamento para o uso correto dos sinais de operação e sinais de associação, e da mudança de base entre números binários e decimais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p163-177.id291
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p163-177.id291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100/99
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 163-177
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002805084160