Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar os recursos didáticos O Quadro dos Quatro Quatros e o Nunca Dois e Números Binários, que podem contribuir na resolução de problemas que recaem em expressões numéricas e sua funcionalidade. Os recursos são provenientes de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática na UNIFESSPA, em 2015, e, de uma atividade de ensino realizada com uma turma de Pedagogia na UNESP-Campus de Bauru, em 2019. Os recursos são caracterizados como de manipulativos e inclusivos. Como fundamentação teórica, se utilizou os estudos de Sternberg (2008) sobre os passos do Ciclo da solução de problemas e os obstáculos de Configuração Mental. Observamos que estas atividades de ensino se mostram como importantes aliadas para o estímulo do raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias, apreensão e direcionamento para o uso correto dos sinais de operação e sinais de associação, e da mudança de base entre números binários e decimais. |
id |
UFPA-6_67d5a423023ae9a08210b9f15448c6a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/100 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números bináriosQuadro dos Quatro QuatrosNunca Dois e Números BináriosExpressões NuméricasResolução de ProblemasEste artigo tem como objetivo apresentar os recursos didáticos O Quadro dos Quatro Quatros e o Nunca Dois e Números Binários, que podem contribuir na resolução de problemas que recaem em expressões numéricas e sua funcionalidade. Os recursos são provenientes de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática na UNIFESSPA, em 2015, e, de uma atividade de ensino realizada com uma turma de Pedagogia na UNESP-Campus de Bauru, em 2019. Os recursos são caracterizados como de manipulativos e inclusivos. Como fundamentação teórica, se utilizou os estudos de Sternberg (2008) sobre os passos do Ciclo da solução de problemas e os obstáculos de Configuração Mental. Observamos que estas atividades de ensino se mostram como importantes aliadas para o estímulo do raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias, apreensão e direcionamento para o uso correto dos sinais de operação e sinais de associação, e da mudança de base entre números binários e decimais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10010.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p163-177.id291REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 163-1772675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100/99Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves Soares, Narciso dasPirola, Nelson Antonio2022-11-17T22:38:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/100Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários |
title |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários |
spellingShingle |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários Neves Soares, Narciso das Quadro dos Quatro Quatros Nunca Dois e Números Binários Expressões Numéricas Resolução de Problemas |
title_short |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários |
title_full |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários |
title_fullStr |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários |
title_sort |
Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários |
author |
Neves Soares, Narciso das |
author_facet |
Neves Soares, Narciso das Pirola, Nelson Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Pirola, Nelson Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves Soares, Narciso das Pirola, Nelson Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadro dos Quatro Quatros Nunca Dois e Números Binários Expressões Numéricas Resolução de Problemas |
topic |
Quadro dos Quatro Quatros Nunca Dois e Números Binários Expressões Numéricas Resolução de Problemas |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar os recursos didáticos O Quadro dos Quatro Quatros e o Nunca Dois e Números Binários, que podem contribuir na resolução de problemas que recaem em expressões numéricas e sua funcionalidade. Os recursos são provenientes de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática na UNIFESSPA, em 2015, e, de uma atividade de ensino realizada com uma turma de Pedagogia na UNESP-Campus de Bauru, em 2019. Os recursos são caracterizados como de manipulativos e inclusivos. Como fundamentação teórica, se utilizou os estudos de Sternberg (2008) sobre os passos do Ciclo da solução de problemas e os obstáculos de Configuração Mental. Observamos que estas atividades de ensino se mostram como importantes aliadas para o estímulo do raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias, apreensão e direcionamento para o uso correto dos sinais de operação e sinais de associação, e da mudança de base entre números binários e decimais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p163-177.id291 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p163-177.id291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100/99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 163-177 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002805084160 |