EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/377 |
Resumo: | Neste artigo discute-se alguns indícios da prática docente sob o aspecto da educação enquanto processo institucionalizado. Busca-se, travar discussões acerca das necessidades formativas de alunos/professores dos cursos de Licenciatura em Matemática, das turmas especiais de regime de contrato celebrado entre Secretaria Executiva de Educação e Universidade Federal do Pará. Esta proposta de formação busca contemplar exigências educacionais que superem a deficiência formativa, com vistas na preparação do educador, numa perspectiva de fazer da formação deste profissional, a mudança possível, para que haja um ensino que corresponda às expectativas dos sujeitos e que os educadores se percebam como parte desse processo enquanto aprendizes. |
id |
UFPA-6_6ae5eb8c828cf28edaa7904e42c70a13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/377 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTEProfessorofícioprofissãoformaçãoNeste artigo discute-se alguns indícios da prática docente sob o aspecto da educação enquanto processo institucionalizado. Busca-se, travar discussões acerca das necessidades formativas de alunos/professores dos cursos de Licenciatura em Matemática, das turmas especiais de regime de contrato celebrado entre Secretaria Executiva de Educação e Universidade Federal do Pará. Esta proposta de formação busca contemplar exigências educacionais que superem a deficiência formativa, com vistas na preparação do educador, numa perspectiva de fazer da formação deste profissional, a mudança possível, para que haja um ensino que corresponda às expectativas dos sujeitos e que os educadores se percebam como parte desse processo enquanto aprendizes.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/377REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 49-622675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/377/377Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Tadeu OliverOliver Gonçalves, Tadeu2022-10-15T14:19:21Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/377Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:19:21Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE Gonçalves, Tadeu Oliver Professor ofício profissão formação |
title_short |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
EDUCAÇÃO, EDUCADORES E FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Gonçalves, Tadeu Oliver |
author_facet |
Gonçalves, Tadeu Oliver Oliver Gonçalves, Tadeu |
author_role |
author |
author2 |
Oliver Gonçalves, Tadeu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Tadeu Oliver Oliver Gonçalves, Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor ofício profissão formação |
topic |
Professor ofício profissão formação |
description |
Neste artigo discute-se alguns indícios da prática docente sob o aspecto da educação enquanto processo institucionalizado. Busca-se, travar discussões acerca das necessidades formativas de alunos/professores dos cursos de Licenciatura em Matemática, das turmas especiais de regime de contrato celebrado entre Secretaria Executiva de Educação e Universidade Federal do Pará. Esta proposta de formação busca contemplar exigências educacionais que superem a deficiência formativa, com vistas na preparação do educador, numa perspectiva de fazer da formação deste profissional, a mudança possível, para que haja um ensino que corresponda às expectativas dos sujeitos e que os educadores se percebam como parte desse processo enquanto aprendizes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/377 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/377/377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 49-62 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004217516032 |