Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434 |
Resumo: | A partir da perspectiva de que o campo da Educação Matemática tem se ampliado consideravelmente, de modo a incorporar novos objetos, metodologias e abordagens, este artigo questiona o papel que as Filosofias “clássicas” da Matemática têm desempenhado no desenho desse campo, principalmente no que diz respeito à constituição de uma Filosofia da Educação Matemática cujo papel deve ser promover a incorporação de práticas, procedimentos e valores que respondam mais efetivamente às demandas do tempo presente e às necessidades da prática pedagógica cotidiana. |
id |
UFPA-6_75d7dd60aa1abc91638cf01a51aea342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/434 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação MatemáticaPrática Científica de MatemáticaPrática PedagógicaFilosofiaProvas RigorosasA partir da perspectiva de que o campo da Educação Matemática tem se ampliado consideravelmente, de modo a incorporar novos objetos, metodologias e abordagens, este artigo questiona o papel que as Filosofias “clássicas” da Matemática têm desempenhado no desenho desse campo, principalmente no que diz respeito à constituição de uma Filosofia da Educação Matemática cujo papel deve ser promover a incorporação de práticas, procedimentos e valores que respondam mais efetivamente às demandas do tempo presente e às necessidades da prática pedagógica cotidiana.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/43410.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p20-32.id434REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 20-322675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434/431Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarnica, Antonio Vicente Marafioti2022-11-04T00:09:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/434Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-04T00:09:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática |
title |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática |
spellingShingle |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática Garnica, Antonio Vicente Marafioti Prática Científica de Matemática Prática Pedagógica Filosofia Provas Rigorosas |
title_short |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática |
title_full |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática |
title_fullStr |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática |
title_sort |
Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática |
author |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti |
author_facet |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Científica de Matemática Prática Pedagógica Filosofia Provas Rigorosas |
topic |
Prática Científica de Matemática Prática Pedagógica Filosofia Provas Rigorosas |
description |
A partir da perspectiva de que o campo da Educação Matemática tem se ampliado consideravelmente, de modo a incorporar novos objetos, metodologias e abordagens, este artigo questiona o papel que as Filosofias “clássicas” da Matemática têm desempenhado no desenho desse campo, principalmente no que diz respeito à constituição de uma Filosofia da Educação Matemática cujo papel deve ser promover a incorporação de práticas, procedimentos e valores que respondam mais efetivamente às demandas do tempo presente e às necessidades da prática pedagógica cotidiana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p20-32.id434 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p20-32.id434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434/431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 20-32 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004408356864 |