Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434
Resumo: A partir da perspectiva de que o campo da Educação Matemática tem se ampliado consideravelmente, de modo a incorporar novos objetos, metodologias e abordagens, este artigo questiona o papel que as Filosofias “clássicas” da Matemática têm desempenhado no desenho desse campo, principalmente no que diz respeito à constituição de uma Filosofia da Educação Matemática cujo papel deve ser promover a incorporação de práticas, procedimentos e valores que respondam mais efetivamente às demandas do tempo presente e às necessidades da prática pedagógica cotidiana.
id UFPA-6_75d7dd60aa1abc91638cf01a51aea342
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/434
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação MatemáticaPrática Científica de MatemáticaPrática PedagógicaFilosofiaProvas RigorosasA partir da perspectiva de que o campo da Educação Matemática tem se ampliado consideravelmente, de modo a incorporar novos objetos, metodologias e abordagens, este artigo questiona o papel que as Filosofias “clássicas” da Matemática têm desempenhado no desenho desse campo, principalmente no que diz respeito à constituição de uma Filosofia da Educação Matemática cujo papel deve ser promover a incorporação de práticas, procedimentos e valores que respondam mais efetivamente às demandas do tempo presente e às necessidades da prática pedagógica cotidiana.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/43410.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p20-32.id434REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 20-322675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434/431Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarnica, Antonio Vicente Marafioti2022-11-04T00:09:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/434Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-04T00:09:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
title Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
spellingShingle Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Prática Científica de Matemática
Prática Pedagógica
Filosofia
Provas Rigorosas
title_short Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
title_full Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
title_fullStr Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
title_full_unstemmed Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
title_sort Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática
author Garnica, Antonio Vicente Marafioti
author_facet Garnica, Antonio Vicente Marafioti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Científica de Matemática
Prática Pedagógica
Filosofia
Provas Rigorosas
topic Prática Científica de Matemática
Prática Pedagógica
Filosofia
Provas Rigorosas
description A partir da perspectiva de que o campo da Educação Matemática tem se ampliado consideravelmente, de modo a incorporar novos objetos, metodologias e abordagens, este artigo questiona o papel que as Filosofias “clássicas” da Matemática têm desempenhado no desenho desse campo, principalmente no que diz respeito à constituição de uma Filosofia da Educação Matemática cujo papel deve ser promover a incorporação de práticas, procedimentos e valores que respondam mais efetivamente às demandas do tempo presente e às necessidades da prática pedagógica cotidiana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p20-32.id434
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p20-32.id434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434/431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 20-32
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004408356864