Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48 |
Resumo: | Apresentamos uma análise de artigos publicados em periódicos alocados na plataforma SciELO que tratam das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação Matemática. Adotamos uma perspectiva qualitativa para a investigação, inspirada em elementos da análise de conteúdo. Os artigos foram selecionados a partir de palavras norteadoras como: aprendizagem móvel, m-learnig e matemática, mobile learning, nativos digitais, Matemática e computador e Tecnologias de informação e comunicação. Adotamos enquanto categorias de análise o ano de publicação, o periódico e o nível de escolarização. Os resultados indicam que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação é um assunto presente, porém suas potencialidades para a aprendizagem ainda requerem mais pesquisas. |
id |
UFPA-6_77f9ba4f78b557005d4a035868ec7e2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/48 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELOEducação MatemáticaAprendizagem MóvelMobile LearningTecnologias de Informação e ComunicaçãoApresentamos uma análise de artigos publicados em periódicos alocados na plataforma SciELO que tratam das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação Matemática. Adotamos uma perspectiva qualitativa para a investigação, inspirada em elementos da análise de conteúdo. Os artigos foram selecionados a partir de palavras norteadoras como: aprendizagem móvel, m-learnig e matemática, mobile learning, nativos digitais, Matemática e computador e Tecnologias de informação e comunicação. Adotamos enquanto categorias de análise o ano de publicação, o periódico e o nível de escolarização. Os resultados indicam que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação é um assunto presente, porém suas potencialidades para a aprendizagem ainda requerem mais pesquisas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/4810.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p232-246.id347REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 232-2462675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48/47Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoiola, Jorge LimaVargas Ustra, Sandro Rogério2022-11-17T22:34:56Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/48Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:34:56Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO |
title |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO |
spellingShingle |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO Loiola, Jorge Lima Educação Matemática Aprendizagem Móvel Mobile Learning Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_short |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO |
title_full |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO |
title_fullStr |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO |
title_sort |
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: Análise de Artigos Publicados na Plataforma SciELO |
author |
Loiola, Jorge Lima |
author_facet |
Loiola, Jorge Lima Vargas Ustra, Sandro Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Vargas Ustra, Sandro Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loiola, Jorge Lima Vargas Ustra, Sandro Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Aprendizagem Móvel Mobile Learning Tecnologias de Informação e Comunicação |
topic |
Educação Matemática Aprendizagem Móvel Mobile Learning Tecnologias de Informação e Comunicação |
description |
Apresentamos uma análise de artigos publicados em periódicos alocados na plataforma SciELO que tratam das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação Matemática. Adotamos uma perspectiva qualitativa para a investigação, inspirada em elementos da análise de conteúdo. Os artigos foram selecionados a partir de palavras norteadoras como: aprendizagem móvel, m-learnig e matemática, mobile learning, nativos digitais, Matemática e computador e Tecnologias de informação e comunicação. Adotamos enquanto categorias de análise o ano de publicação, o periódico e o nível de escolarização. Os resultados indicam que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação é um assunto presente, porém suas potencialidades para a aprendizagem ainda requerem mais pesquisas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p232-246.id347 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p232-246.id347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 232-246 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002731683840 |