FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão dos Santos , Piersandra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Regina Flores, Cláudia, Pinto de Arruda, Joseane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/345
Resumo: Este artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias  acerca  do ensino de matemática  nos grupos escolares  de Santa Catarina.  Compreende-se  a  fotografia  como  um  tipo  de  imagem  capaz  de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresenta- se algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática.  Finalmente,  possíveis  considerações  em  torno  do  processo  de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.
id UFPA-6_8fb1faaf0ebc61449f594b3f788c9fd0
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/345
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICAFotografiaDispositivoEnsino de MatemáticaGrupo EscolarHistória da Educação MatemáticaEste artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias  acerca  do ensino de matemática  nos grupos escolares  de Santa Catarina.  Compreende-se  a  fotografia  como  um  tipo  de  imagem  capaz  de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresenta- se algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática.  Finalmente,  possíveis  considerações  em  torno  do  processo  de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/345REMATEC; v. 8 n. 13 (2013); 07-232675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/345/345Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão dos Santos , PiersandraRegina Flores, CláudiaPinto de Arruda, Joseane2022-10-15T14:14:59Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/345Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:14:59Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
title FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
spellingShingle FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Simão dos Santos , Piersandra
Fotografia
Dispositivo
Ensino de Matemática
Grupo Escolar
História da Educação Matemática
title_short FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
title_full FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
title_fullStr FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
title_sort FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
author Simão dos Santos , Piersandra
author_facet Simão dos Santos , Piersandra
Regina Flores, Cláudia
Pinto de Arruda, Joseane
author_role author
author2 Regina Flores, Cláudia
Pinto de Arruda, Joseane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão dos Santos , Piersandra
Regina Flores, Cláudia
Pinto de Arruda, Joseane
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Dispositivo
Ensino de Matemática
Grupo Escolar
História da Educação Matemática
topic Fotografia
Dispositivo
Ensino de Matemática
Grupo Escolar
História da Educação Matemática
description Este artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias  acerca  do ensino de matemática  nos grupos escolares  de Santa Catarina.  Compreende-se  a  fotografia  como  um  tipo  de  imagem  capaz  de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresenta- se algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática.  Finalmente,  possíveis  considerações  em  torno  do  processo  de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/345
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/345/345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 8 n. 13 (2013); 07-23
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004171378688