Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Lima, Iranete Maria da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo Sales, Sivonaldo de, Noemia de Barros, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135
Resumo: Este artigo traz uma discussão sobre as ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, com base em duas pesquisas de mestrado realizadas nas redes municipais de educação dos dezesseis municípios que constituem o Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano. A primeira pesquisa considerou as ações formativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2014 e a segunda se interessou pelas ações formativas dos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. As pesquisas se ancoraram nos estudos sobre a formação continuada de professores, inclusive em um estudo realizado no mesmo campo de investigação. Instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas e análise documental foram utilizados em função da especificidade de cada pesquisa. Os resultados das duas pesquisas têm aproximação com relação aos tipos de ações desenvolvidas pelas próprias redes municipais de ensino, a exemplo de oficinas, seminários e palestras, e outras que são vinculadas aos projetos e programas governamentais. No entanto, o Ensino de Matemática foi menos contemplado nas formações dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, se comparado com os resultados obtidos com a pesquisa que focou, especificamente, a formação dos professores que atuavam nos anos iniciais em escolas do campo.
id UFPA-6_93ba44e169eebc9b88b37b361e3a6b45
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/135
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano Formação Continuada de professoresAções formativasEnsino FundamentalEnsino de MatemáticaEducação MatemáticaEste artigo traz uma discussão sobre as ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, com base em duas pesquisas de mestrado realizadas nas redes municipais de educação dos dezesseis municípios que constituem o Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano. A primeira pesquisa considerou as ações formativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2014 e a segunda se interessou pelas ações formativas dos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. As pesquisas se ancoraram nos estudos sobre a formação continuada de professores, inclusive em um estudo realizado no mesmo campo de investigação. Instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas e análise documental foram utilizados em função da especificidade de cada pesquisa. Os resultados das duas pesquisas têm aproximação com relação aos tipos de ações desenvolvidas pelas próprias redes municipais de ensino, a exemplo de oficinas, seminários e palestras, e outras que são vinculadas aos projetos e programas governamentais. No entanto, o Ensino de Matemática foi menos contemplado nas formações dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, se comparado com os resultados obtidos com a pesquisa que focou, especificamente, a formação dos professores que atuavam nos anos iniciais em escolas do campo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13510.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 284-3002675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135/134Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Silva Lima, Iranete Maria da Melo Sales, Sivonaldo deNoemia de Barros, Viviane2022-11-17T22:41:23Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/135Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:23Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
title Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
spellingShingle Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
Silva Lima, Iranete Maria da
Formação Continuada de professores
Ações formativas
Ensino Fundamental
Ensino de Matemática
Educação Matemática
title_short Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
title_full Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
title_fullStr Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
title_full_unstemmed Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
title_sort Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
author Silva Lima, Iranete Maria da
author_facet Silva Lima, Iranete Maria da
Melo Sales, Sivonaldo de
Noemia de Barros, Viviane
author_role author
author2 Melo Sales, Sivonaldo de
Noemia de Barros, Viviane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Lima, Iranete Maria da
Melo Sales, Sivonaldo de
Noemia de Barros, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada de professores
Ações formativas
Ensino Fundamental
Ensino de Matemática
Educação Matemática
topic Formação Continuada de professores
Ações formativas
Ensino Fundamental
Ensino de Matemática
Educação Matemática
description Este artigo traz uma discussão sobre as ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, com base em duas pesquisas de mestrado realizadas nas redes municipais de educação dos dezesseis municípios que constituem o Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano. A primeira pesquisa considerou as ações formativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2014 e a segunda se interessou pelas ações formativas dos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. As pesquisas se ancoraram nos estudos sobre a formação continuada de professores, inclusive em um estudo realizado no mesmo campo de investigação. Instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas e análise documental foram utilizados em função da especificidade de cada pesquisa. Os resultados das duas pesquisas têm aproximação com relação aos tipos de ações desenvolvidas pelas próprias redes municipais de ensino, a exemplo de oficinas, seminários e palestras, e outras que são vinculadas aos projetos e programas governamentais. No entanto, o Ensino de Matemática foi menos contemplado nas formações dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, se comparado com os resultados obtidos com a pesquisa que focou, especificamente, a formação dos professores que atuavam nos anos iniciais em escolas do campo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135/134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 284-300
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003134337024