Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135 |
Resumo: | Este artigo traz uma discussão sobre as ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, com base em duas pesquisas de mestrado realizadas nas redes municipais de educação dos dezesseis municípios que constituem o Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano. A primeira pesquisa considerou as ações formativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2014 e a segunda se interessou pelas ações formativas dos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. As pesquisas se ancoraram nos estudos sobre a formação continuada de professores, inclusive em um estudo realizado no mesmo campo de investigação. Instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas e análise documental foram utilizados em função da especificidade de cada pesquisa. Os resultados das duas pesquisas têm aproximação com relação aos tipos de ações desenvolvidas pelas próprias redes municipais de ensino, a exemplo de oficinas, seminários e palestras, e outras que são vinculadas aos projetos e programas governamentais. No entanto, o Ensino de Matemática foi menos contemplado nas formações dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, se comparado com os resultados obtidos com a pesquisa que focou, especificamente, a formação dos professores que atuavam nos anos iniciais em escolas do campo. |
id |
UFPA-6_93ba44e169eebc9b88b37b361e3a6b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/135 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano Formação Continuada de professoresAções formativasEnsino FundamentalEnsino de MatemáticaEducação MatemáticaEste artigo traz uma discussão sobre as ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, com base em duas pesquisas de mestrado realizadas nas redes municipais de educação dos dezesseis municípios que constituem o Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano. A primeira pesquisa considerou as ações formativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2014 e a segunda se interessou pelas ações formativas dos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. As pesquisas se ancoraram nos estudos sobre a formação continuada de professores, inclusive em um estudo realizado no mesmo campo de investigação. Instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas e análise documental foram utilizados em função da especificidade de cada pesquisa. Os resultados das duas pesquisas têm aproximação com relação aos tipos de ações desenvolvidas pelas próprias redes municipais de ensino, a exemplo de oficinas, seminários e palestras, e outras que são vinculadas aos projetos e programas governamentais. No entanto, o Ensino de Matemática foi menos contemplado nas formações dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, se comparado com os resultados obtidos com a pesquisa que focou, especificamente, a formação dos professores que atuavam nos anos iniciais em escolas do campo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13510.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 284-3002675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135/134Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Silva Lima, Iranete Maria da Melo Sales, Sivonaldo deNoemia de Barros, Viviane2022-11-17T22:41:23Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/135Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:23Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano |
title |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano |
spellingShingle |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano Silva Lima, Iranete Maria da Formação Continuada de professores Ações formativas Ensino Fundamental Ensino de Matemática Educação Matemática |
title_short |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano |
title_full |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano |
title_fullStr |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano |
title_sort |
Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano |
author |
Silva Lima, Iranete Maria da |
author_facet |
Silva Lima, Iranete Maria da Melo Sales, Sivonaldo de Noemia de Barros, Viviane |
author_role |
author |
author2 |
Melo Sales, Sivonaldo de Noemia de Barros, Viviane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Lima, Iranete Maria da Melo Sales, Sivonaldo de Noemia de Barros, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada de professores Ações formativas Ensino Fundamental Ensino de Matemática Educação Matemática |
topic |
Formação Continuada de professores Ações formativas Ensino Fundamental Ensino de Matemática Educação Matemática |
description |
Este artigo traz uma discussão sobre as ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, com base em duas pesquisas de mestrado realizadas nas redes municipais de educação dos dezesseis municípios que constituem o Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano. A primeira pesquisa considerou as ações formativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2014 e a segunda se interessou pelas ações formativas dos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. As pesquisas se ancoraram nos estudos sobre a formação continuada de professores, inclusive em um estudo realizado no mesmo campo de investigação. Instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas e análise documental foram utilizados em função da especificidade de cada pesquisa. Os resultados das duas pesquisas têm aproximação com relação aos tipos de ações desenvolvidas pelas próprias redes municipais de ensino, a exemplo de oficinas, seminários e palestras, e outras que são vinculadas aos projetos e programas governamentais. No entanto, o Ensino de Matemática foi menos contemplado nas formações dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, se comparado com os resultados obtidos com a pesquisa que focou, especificamente, a formação dos professores que atuavam nos anos iniciais em escolas do campo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135/134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 284-300 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003134337024 |