A Concepção Aritmética do Logaritmo no livro dos Irmãos Reis, publicado no final do Oitocentos
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/293 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos o conteúdo logaritmos presente no primeiro volume do Curso Elementar de Matemática – Arithmetica, escrito pelos irmãos Aarão Reis e Lucano Reis, identificando a concepção dos autores e o seu enfoque didático. Foi possível, por meio da análise da segunda edição da obra, verificar como esse conteúdo era abordado pelos autores no final do Oitocentos, época do auge do positivismo no Brasil e do início da implantação da Reforma de Instrução Pública de Benjamin Constant. A definição de logaritmo, dada pelos autores, parte das progressões aritmética e geométrica, dentro de uma concepção aritmética. A forma didática do texto é clássica, havendo uma maior atenção para a parte teórica, porém, as abordagens históricas se destacam. O livro pode ser classificado como uma obra que se ancora no positivismo de Comte. Os logaritmos são inseridos nos programas escolares pela reforma educacional de 1890 e certificamos que os irmãos Reis contemplam os conteúdos propostos oficialmente em seu manual de Aritmética. O programa proposto pela legislação para o ensino de Aritmética legitima conteúdos que já estariam estabelecidos no Brasil, pelo menos, em livros-texto de autores estrangeiros e nacionais. |
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A Concepção Aritmética do Logaritmo no livro dos Irmãos Reis, publicado no final do OitocentosHistória da Educação MatemáticaLogaritmoSéculo XIXNeste artigo, apresentamos o conteúdo logaritmos presente no primeiro volume do Curso Elementar de Matemática – Arithmetica, escrito pelos irmãos Aarão Reis e Lucano Reis, identificando a concepção dos autores e o seu enfoque didático. Foi possível, por meio da análise da segunda edição da obra, verificar como esse conteúdo era abordado pelos autores no final do Oitocentos, época do auge do positivismo no Brasil e do início da implantação da Reforma de Instrução Pública de Benjamin Constant. A definição de logaritmo, dada pelos autores, parte das progressões aritmética e geométrica, dentro de uma concepção aritmética. A forma didática do texto é clássica, havendo uma maior atenção para a parte teórica, porém, as abordagens históricas se destacam. O livro pode ser classificado como uma obra que se ancora no positivismo de Comte. Os logaritmos são inseridos nos programas escolares pela reforma educacional de 1890 e certificamos que os irmãos Reis contemplam os conteúdos propostos oficialmente em seu manual de Aritmética. O programa proposto pela legislação para o ensino de Aritmética legitima conteúdos que já estariam estabelecidos no Brasil, pelo menos, em livros-texto de autores estrangeiros e nacionais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/293REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/293/294Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Lodron Zuin, Elenice deUrzêdo Queiroz, Rogéria Teixeira2022-10-15T13:36:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/293Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:36:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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