Altamiro Tibiriçá na Escola de Engenharia de São Carlos e o Ensino de Cálculo Vetorial
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/532 |
Resumo: | Em 1953, o engenheiro e professor Altamiro Tibiriçá Dias escreveu notas de aula sobre Cálculo Vetorial para o primeiro ano de funcionamento da Escola de Engenharia de São Carlos. O presente artigo relata quem foi o professor, como a escola foi criada e a participação dele nas aulas da disciplina dessa instituição. Ao analisar o material e a notação utilizada em suas notas de aula foi possível fazer uma comparação com outras obras contemporâneas, o que nos auxiliou a levantar hipóteses sobre o conteúdo matemático do material de Tibiriçá, evidenciando aproximações e distanciamentos entre elas. Embora tenham sido escritas para uma instituição paulista, este trabalho faz luz à História da Matemática em Minas Gerais, pois a formação acadêmica do professor foi consolidada em Ouro Preto como ex-aluno e docente. Assim, destacamos os desdobramentos de pesquisas relacionadas ao ensino de Cálculo Vetorial na instituição ouropretana no início e meados dos novecentos. |
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Altamiro Tibiriçá na Escola de Engenharia de São Carlos e o Ensino de Cálculo VetorialAltamiro Tibiriçá DiasEscola de Engenharia de São CarlosCalculo VetorialHistória da Educação MatemáticaEm 1953, o engenheiro e professor Altamiro Tibiriçá Dias escreveu notas de aula sobre Cálculo Vetorial para o primeiro ano de funcionamento da Escola de Engenharia de São Carlos. O presente artigo relata quem foi o professor, como a escola foi criada e a participação dele nas aulas da disciplina dessa instituição. Ao analisar o material e a notação utilizada em suas notas de aula foi possível fazer uma comparação com outras obras contemporâneas, o que nos auxiliou a levantar hipóteses sobre o conteúdo matemático do material de Tibiriçá, evidenciando aproximações e distanciamentos entre elas. Embora tenham sido escritas para uma instituição paulista, este trabalho faz luz à História da Matemática em Minas Gerais, pois a formação acadêmica do professor foi consolidada em Ouro Preto como ex-aluno e docente. Assim, destacamos os desdobramentos de pesquisas relacionadas ao ensino de Cálculo Vetorial na instituição ouropretana no início e meados dos novecentos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/53210.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023041.id532REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230412675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/532/525Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel, Athos de MeloOliveira, Davidson Paulo AzevedoAguilar, Tatiana de Andrade2024-01-26T22:20:04Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/532Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T22:20:04Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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