A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Soares, Waléria de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães, Marcos Denilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/111
Resumo: Na busca em tempos não tão atuais, envereda-se ao espaço ludovicense entre as duas últimas décadas do século XIX e quatro primeiras do século XX. Isto porque, neste período, os jornais e as revistas se encarregavam de apresentar o professor e autor do livro “Questões Práticas de Arithmetica” (1895), Domingos Affonso Machado, como um exemplo de profissional da educação. Neste sentido, através da presente pesquisa buscou-se investigá-lo a partir de sua história de vida e profissional, sua produção e expertise no campo educacional. O presente texto, de metodologia qualitativa, constitui uma pesquisa de abordagem documental, que utiliza fontes primárias dos arquivos da Biblioteca Pública Benedito Leite, do Arquivo Público do Estado do Maranhão e do Liceu Maranhense. Tem-se como aportes teóricos principais os estudos sócio-históricos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores suíços, os quais consideram o conjunto de saberes profissionais dos professores dos anos iniciais como uma elaboração histórica, bem como de pesquisas que mobilizam esses referenciais no âmbito da própria história da educação matemática brasileira. Acredita-se que descortinar histórias de vida e de vida profissional de professores autores de livros didáticos de matemática do século XIX, aproxima-nos do entendimento de como se constituiu a formação de professores que ensinavam matemática no local e tempo investigados – contribuindo, portanto, para compor um quadro de experts no Brasil.
id UFPA-6_95d70bef3407666db3aaf306fa75129d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/111
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética Formação de professoresMatemáticaExpertsSaberes profissionaisNa busca em tempos não tão atuais, envereda-se ao espaço ludovicense entre as duas últimas décadas do século XIX e quatro primeiras do século XX. Isto porque, neste período, os jornais e as revistas se encarregavam de apresentar o professor e autor do livro “Questões Práticas de Arithmetica” (1895), Domingos Affonso Machado, como um exemplo de profissional da educação. Neste sentido, através da presente pesquisa buscou-se investigá-lo a partir de sua história de vida e profissional, sua produção e expertise no campo educacional. O presente texto, de metodologia qualitativa, constitui uma pesquisa de abordagem documental, que utiliza fontes primárias dos arquivos da Biblioteca Pública Benedito Leite, do Arquivo Público do Estado do Maranhão e do Liceu Maranhense. Tem-se como aportes teóricos principais os estudos sócio-históricos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores suíços, os quais consideram o conjunto de saberes profissionais dos professores dos anos iniciais como uma elaboração histórica, bem como de pesquisas que mobilizam esses referenciais no âmbito da própria história da educação matemática brasileira. Acredita-se que descortinar histórias de vida e de vida profissional de professores autores de livros didáticos de matemática do século XIX, aproxima-nos do entendimento de como se constituiu a formação de professores que ensinavam matemática no local e tempo investigados – contribuindo, portanto, para compor um quadro de experts no Brasil.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/11110.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p120-137.id266REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 120-1372675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/111/112Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Soares, Waléria de JesusGuimarães, Marcos Denilson2022-11-17T22:40:37Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/111Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:37Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética
title A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética
spellingShingle A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética
Barbosa Soares, Waléria de Jesus
Formação de professores
Matemática
Experts
Saberes profissionais
title_short A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética
title_full A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética
title_fullStr A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética
title_full_unstemmed A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética
title_sort A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética
author Barbosa Soares, Waléria de Jesus
author_facet Barbosa Soares, Waléria de Jesus
Guimarães, Marcos Denilson
author_role author
author2 Guimarães, Marcos Denilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Soares, Waléria de Jesus
Guimarães, Marcos Denilson
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática
Experts
Saberes profissionais
topic Formação de professores
Matemática
Experts
Saberes profissionais
description Na busca em tempos não tão atuais, envereda-se ao espaço ludovicense entre as duas últimas décadas do século XIX e quatro primeiras do século XX. Isto porque, neste período, os jornais e as revistas se encarregavam de apresentar o professor e autor do livro “Questões Práticas de Arithmetica” (1895), Domingos Affonso Machado, como um exemplo de profissional da educação. Neste sentido, através da presente pesquisa buscou-se investigá-lo a partir de sua história de vida e profissional, sua produção e expertise no campo educacional. O presente texto, de metodologia qualitativa, constitui uma pesquisa de abordagem documental, que utiliza fontes primárias dos arquivos da Biblioteca Pública Benedito Leite, do Arquivo Público do Estado do Maranhão e do Liceu Maranhense. Tem-se como aportes teóricos principais os estudos sócio-históricos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores suíços, os quais consideram o conjunto de saberes profissionais dos professores dos anos iniciais como uma elaboração histórica, bem como de pesquisas que mobilizam esses referenciais no âmbito da própria história da educação matemática brasileira. Acredita-se que descortinar histórias de vida e de vida profissional de professores autores de livros didáticos de matemática do século XIX, aproxima-nos do entendimento de como se constituiu a formação de professores que ensinavam matemática no local e tempo investigados – contribuindo, portanto, para compor um quadro de experts no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/111
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p120-137.id266
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/111
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p120-137.id266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/111/112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 120-137
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003096588288