A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paula Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matos, José Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/231
Resumo: Através da Teoria da Atividade estuda-se o processo pelo qual os professores desenvolvem, executam e avaliam os seus planos de aula, e, portanto, como as propostas curriculares são transformadas em eventos em salas de aula reais. Focar-nos-emos, em particular nos modos como os professores se apropriam de recursos didáticos inovadores e os integram na sua prática pedagógica. Os dados foram recolhidos em três ações de formação de professores de Matemática num total de 95 sessões de trabalho centradas no estudo de materiais propostos pelas editoras como complemento dos livros de texto. Conclui-se que todas as experiências de ensino foram bem aceites pelos alunos e potenciadoras de aprendizagens significativas. Os professores tiveram a preocupação de propor situações de aprendizagem ativas, o que em alguns casos foi além da utilização que os recursos tecnológicos sugeriam. Sempre que as ferramentas possibilitaram uma forte interação dos alunos, estes conseguiram desenvolver abordagens que lhes permitiram a integração de diferentes representações dos conceitos. No entanto, as reflexões sobre o desempenho didático dos professores foram mais descritivas das ações desenvolvidas nas aulas do que reflexivas sobre a experiência pedagógica.
id UFPA-6_a208a7b580cb41a7ee64b7c192acca97
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/231
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professoresTeoria da AtividadeFormação de professoresEducação MatemáticaAtravés da Teoria da Atividade estuda-se o processo pelo qual os professores desenvolvem, executam e avaliam os seus planos de aula, e, portanto, como as propostas curriculares são transformadas em eventos em salas de aula reais. Focar-nos-emos, em particular nos modos como os professores se apropriam de recursos didáticos inovadores e os integram na sua prática pedagógica. Os dados foram recolhidos em três ações de formação de professores de Matemática num total de 95 sessões de trabalho centradas no estudo de materiais propostos pelas editoras como complemento dos livros de texto. Conclui-se que todas as experiências de ensino foram bem aceites pelos alunos e potenciadoras de aprendizagens significativas. Os professores tiveram a preocupação de propor situações de aprendizagem ativas, o que em alguns casos foi além da utilização que os recursos tecnológicos sugeriam. Sempre que as ferramentas possibilitaram uma forte interação dos alunos, estes conseguiram desenvolver abordagens que lhes permitiram a integração de diferentes representações dos conceitos. No entanto, as reflexões sobre o desempenho didático dos professores foram mais descritivas das ações desenvolvidas nas aulas do que reflexivas sobre a experiência pedagógica.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/231REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/231/232Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paula CristinaMatos, José Manuel2022-10-15T13:30:08Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/231Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:08Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores
title A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores
spellingShingle A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores
Teixeira, Paula Cristina
Teoria da Atividade
Formação de professores
Educação Matemática
title_short A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores
title_full A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores
title_fullStr A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores
title_full_unstemmed A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores
title_sort A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores
author Teixeira, Paula Cristina
author_facet Teixeira, Paula Cristina
Matos, José Manuel
author_role author
author2 Matos, José Manuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paula Cristina
Matos, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Atividade
Formação de professores
Educação Matemática
topic Teoria da Atividade
Formação de professores
Educação Matemática
description Através da Teoria da Atividade estuda-se o processo pelo qual os professores desenvolvem, executam e avaliam os seus planos de aula, e, portanto, como as propostas curriculares são transformadas em eventos em salas de aula reais. Focar-nos-emos, em particular nos modos como os professores se apropriam de recursos didáticos inovadores e os integram na sua prática pedagógica. Os dados foram recolhidos em três ações de formação de professores de Matemática num total de 95 sessões de trabalho centradas no estudo de materiais propostos pelas editoras como complemento dos livros de texto. Conclui-se que todas as experiências de ensino foram bem aceites pelos alunos e potenciadoras de aprendizagens significativas. Os professores tiveram a preocupação de propor situações de aprendizagem ativas, o que em alguns casos foi além da utilização que os recursos tecnológicos sugeriam. Sempre que as ferramentas possibilitaram uma forte interação dos alunos, estes conseguiram desenvolver abordagens que lhes permitiram a integração de diferentes representações dos conceitos. No entanto, as reflexões sobre o desempenho didático dos professores foram mais descritivas das ações desenvolvidas nas aulas do que reflexivas sobre a experiência pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/231
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/231/232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003539087361