Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma descrição comentada sobre práticas socioculturais registradas investigadas nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Kalunga e Kalunga do Mimoso. Foi realizada um pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com foco na cultura da comunidade em questão, com ênfase nas informações relacionadas aos processos socioculturais praticados. Para obtenção das informações realizamos entrevistas semiestruturadas, observações e registro em caderno de campo, fotografias e videografias nas referidas comunidades. Das análises resultaram apontamentos indicadores de que a formação obtida pelos professores nas licenciaturas, não envolvem as realidades das comunidades campesinas e quilombolas presentes na região. Assim, propomos uma reorientação dos cursos de formação inicial e continuada de professores em que as práticas mapeadas e descritas possam ser relacionadas aos conteúdos escolares de forma interdisciplinar, possibilitando a promoção de sentidos e significados, por meio da inclusão na ação docente, das atividades praticadas nas comunidades quilombolas, intencionando promover uma aprendizagem matemática escolar integrada com e baseada nessas práticas socioculturais. |
id |
UFPA-6_a64b42b6705ad83a76f5836155b52fb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/546 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professoresPráticas socioculturais KalungaAbordagem interdisciplinarPráticas matemáticas culturaisFormação de professoresNeste artigo apresentamos uma descrição comentada sobre práticas socioculturais registradas investigadas nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Kalunga e Kalunga do Mimoso. Foi realizada um pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com foco na cultura da comunidade em questão, com ênfase nas informações relacionadas aos processos socioculturais praticados. Para obtenção das informações realizamos entrevistas semiestruturadas, observações e registro em caderno de campo, fotografias e videografias nas referidas comunidades. Das análises resultaram apontamentos indicadores de que a formação obtida pelos professores nas licenciaturas, não envolvem as realidades das comunidades campesinas e quilombolas presentes na região. Assim, propomos uma reorientação dos cursos de formação inicial e continuada de professores em que as práticas mapeadas e descritas possam ser relacionadas aos conteúdos escolares de forma interdisciplinar, possibilitando a promoção de sentidos e significados, por meio da inclusão na ação docente, das atividades praticadas nas comunidades quilombolas, intencionando promover uma aprendizagem matemática escolar integrada com e baseada nessas práticas socioculturais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230072675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546/499Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessKhidir, Kaled SulaimanMendes, Iran Abreu2023-09-23T18:23:51Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/546Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:23:51Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores |
title |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores |
spellingShingle |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores Khidir, Kaled Sulaiman Práticas socioculturais Kalunga Abordagem interdisciplinar Práticas matemáticas culturais Formação de professores |
title_short |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores |
title_full |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores |
title_fullStr |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores |
title_sort |
Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores |
author |
Khidir, Kaled Sulaiman |
author_facet |
Khidir, Kaled Sulaiman Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Iran Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khidir, Kaled Sulaiman Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas socioculturais Kalunga Abordagem interdisciplinar Práticas matemáticas culturais Formação de professores |
topic |
Práticas socioculturais Kalunga Abordagem interdisciplinar Práticas matemáticas culturais Formação de professores |
description |
Neste artigo apresentamos uma descrição comentada sobre práticas socioculturais registradas investigadas nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Kalunga e Kalunga do Mimoso. Foi realizada um pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com foco na cultura da comunidade em questão, com ênfase nas informações relacionadas aos processos socioculturais praticados. Para obtenção das informações realizamos entrevistas semiestruturadas, observações e registro em caderno de campo, fotografias e videografias nas referidas comunidades. Das análises resultaram apontamentos indicadores de que a formação obtida pelos professores nas licenciaturas, não envolvem as realidades das comunidades campesinas e quilombolas presentes na região. Assim, propomos uma reorientação dos cursos de formação inicial e continuada de professores em que as práticas mapeadas e descritas possam ser relacionadas aos conteúdos escolares de forma interdisciplinar, possibilitando a promoção de sentidos e significados, por meio da inclusão na ação docente, das atividades praticadas nas comunidades quilombolas, intencionando promover uma aprendizagem matemática escolar integrada com e baseada nessas práticas socioculturais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546/499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e2023007 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002233610240 |