Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khidir, Kaled Sulaiman
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546
Resumo: Neste artigo apresentamos uma descrição comentada sobre práticas socioculturais registradas investigadas nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Kalunga e Kalunga do Mimoso. Foi realizada um pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com foco na cultura da comunidade em questão, com ênfase nas informações relacionadas aos processos socioculturais praticados. Para obtenção das informações realizamos entrevistas semiestruturadas, observações e registro em caderno de campo, fotografias e videografias nas referidas comunidades. Das análises resultaram apontamentos indicadores de que a formação obtida pelos professores nas licenciaturas, não envolvem as realidades das comunidades campesinas e quilombolas presentes na região. Assim, propomos uma reorientação dos cursos de formação inicial e continuada de professores em que as práticas mapeadas e descritas possam ser relacionadas aos conteúdos escolares de forma interdisciplinar, possibilitando a promoção de sentidos e significados, por meio da inclusão na ação docente, das atividades praticadas nas comunidades quilombolas, intencionando promover uma aprendizagem matemática escolar integrada com e baseada nessas práticas socioculturais.
id UFPA-6_a64b42b6705ad83a76f5836155b52fb2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/546
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professoresPráticas socioculturais KalungaAbordagem interdisciplinarPráticas matemáticas culturaisFormação de professoresNeste artigo apresentamos uma descrição comentada sobre práticas socioculturais registradas investigadas nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Kalunga e Kalunga do Mimoso. Foi realizada um pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com foco na cultura da comunidade em questão, com ênfase nas informações relacionadas aos processos socioculturais praticados. Para obtenção das informações realizamos entrevistas semiestruturadas, observações e registro em caderno de campo, fotografias e videografias nas referidas comunidades. Das análises resultaram apontamentos indicadores de que a formação obtida pelos professores nas licenciaturas, não envolvem as realidades das comunidades campesinas e quilombolas presentes na região. Assim, propomos uma reorientação dos cursos de formação inicial e continuada de professores em que as práticas mapeadas e descritas possam ser relacionadas aos conteúdos escolares de forma interdisciplinar, possibilitando a promoção de sentidos e significados, por meio da inclusão na ação docente, das atividades praticadas nas comunidades quilombolas, intencionando promover uma aprendizagem matemática escolar integrada com e baseada nessas práticas socioculturais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230072675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546/499Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessKhidir, Kaled SulaimanMendes, Iran Abreu2023-09-23T18:23:51Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/546Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:23:51Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
title Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
spellingShingle Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
Khidir, Kaled Sulaiman
Práticas socioculturais Kalunga
Abordagem interdisciplinar
Práticas matemáticas culturais
Formação de professores
title_short Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
title_full Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
title_fullStr Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
title_full_unstemmed Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
title_sort Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
author Khidir, Kaled Sulaiman
author_facet Khidir, Kaled Sulaiman
Mendes, Iran Abreu
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khidir, Kaled Sulaiman
Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas socioculturais Kalunga
Abordagem interdisciplinar
Práticas matemáticas culturais
Formação de professores
topic Práticas socioculturais Kalunga
Abordagem interdisciplinar
Práticas matemáticas culturais
Formação de professores
description Neste artigo apresentamos uma descrição comentada sobre práticas socioculturais registradas investigadas nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Kalunga e Kalunga do Mimoso. Foi realizada um pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com foco na cultura da comunidade em questão, com ênfase nas informações relacionadas aos processos socioculturais praticados. Para obtenção das informações realizamos entrevistas semiestruturadas, observações e registro em caderno de campo, fotografias e videografias nas referidas comunidades. Das análises resultaram apontamentos indicadores de que a formação obtida pelos professores nas licenciaturas, não envolvem as realidades das comunidades campesinas e quilombolas presentes na região. Assim, propomos uma reorientação dos cursos de formação inicial e continuada de professores em que as práticas mapeadas e descritas possam ser relacionadas aos conteúdos escolares de forma interdisciplinar, possibilitando a promoção de sentidos e significados, por meio da inclusão na ação docente, das atividades praticadas nas comunidades quilombolas, intencionando promover uma aprendizagem matemática escolar integrada com e baseada nessas práticas socioculturais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546/499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e2023007
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002233610240