Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Michela Rodrigues de Souza Monteiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Resende Vieira, Edite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/444
Resumo: Os resultados apresentados neste artigo originaram-se de pesquisa, ainda em desenvolvimento, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II cujo objetivo consiste em analisar de que modo as atividades elaboradas com base nas concepções de pesquisas brasileiras sobre Educação Financeira Escolar, publicadas de 2016 a 2021, podem promover o desenvolvimento da autonomia e favorecer a tomada de decisão em situações do dia a dia. A teoria que fundamentou a referida investigação foi construída considerando os estudos de Silva e Powell (2013) e Muniz (2016) sobre Educação Financeira Escolar; de Araújo (1992), relacionados à Matemática Financeira; e de Teixeira (2015) acerca da Matemática Financeira na Educação Financeira Escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com características da pesquisa bibliográfica, se deu por meio da aplicação de tarefas sobre educação financeira com alunos, entre 16 e 18 anos, do Ensino Médio de um Colégio Estadual do Rio de Janeiro. A análise interpretativa, à luz da teoria selecionada, mostra resultados parciais, os quais apontam que as tarefas sobre o tema, aliadas aos conteúdos básicos da Matemática Financeira, podem promover o desenvolvimento da autonomia e favorecer a tomada de decisão em questões financeiras do dia a dia. Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Tomada de decisão; autonomia.
id UFPA-6_bfaf2a173d1b67690df683d92545b215
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/444
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
spelling Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeirasEducação Financeira EscolarMatemática FinanceiraTomada de decisãoautonomiaOs resultados apresentados neste artigo originaram-se de pesquisa, ainda em desenvolvimento, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II cujo objetivo consiste em analisar de que modo as atividades elaboradas com base nas concepções de pesquisas brasileiras sobre Educação Financeira Escolar, publicadas de 2016 a 2021, podem promover o desenvolvimento da autonomia e favorecer a tomada de decisão em situações do dia a dia. A teoria que fundamentou a referida investigação foi construída considerando os estudos de Silva e Powell (2013) e Muniz (2016) sobre Educação Financeira Escolar; de Araújo (1992), relacionados à Matemática Financeira; e de Teixeira (2015) acerca da Matemática Financeira na Educação Financeira Escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com características da pesquisa bibliográfica, se deu por meio da aplicação de tarefas sobre educação financeira com alunos, entre 16 e 18 anos, do Ensino Médio de um Colégio Estadual do Rio de Janeiro. A análise interpretativa, à luz da teoria selecionada, mostra resultados parciais, os quais apontam que as tarefas sobre o tema, aliadas aos conteúdos básicos da Matemática Financeira, podem promover o desenvolvimento da autonomia e favorecer a tomada de decisão em questões financeiras do dia a dia. Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Tomada de decisão; autonomia.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44410.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230072675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/444/457Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Michela Rodrigues de Souza MonteiroResende Vieira, Edite2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/444Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
title Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
spellingShingle Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
Santana, Michela Rodrigues de Souza Monteiro
Educação Financeira Escolar
Matemática Financeira
Tomada de decisão
autonomia
Santana, Michela Rodrigues de Souza Monteiro
Educação Financeira Escolar
Matemática Financeira
Tomada de decisão
autonomia
title_short Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
title_full Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
title_fullStr Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
title_full_unstemmed Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
title_sort Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras
author Santana, Michela Rodrigues de Souza Monteiro
author_facet Santana, Michela Rodrigues de Souza Monteiro
Santana, Michela Rodrigues de Souza Monteiro
Resende Vieira, Edite
Resende Vieira, Edite
author_role author
author2 Resende Vieira, Edite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Michela Rodrigues de Souza Monteiro
Resende Vieira, Edite
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira Escolar
Matemática Financeira
Tomada de decisão
autonomia
topic Educação Financeira Escolar
Matemática Financeira
Tomada de decisão
autonomia
description Os resultados apresentados neste artigo originaram-se de pesquisa, ainda em desenvolvimento, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II cujo objetivo consiste em analisar de que modo as atividades elaboradas com base nas concepções de pesquisas brasileiras sobre Educação Financeira Escolar, publicadas de 2016 a 2021, podem promover o desenvolvimento da autonomia e favorecer a tomada de decisão em situações do dia a dia. A teoria que fundamentou a referida investigação foi construída considerando os estudos de Silva e Powell (2013) e Muniz (2016) sobre Educação Financeira Escolar; de Araújo (1992), relacionados à Matemática Financeira; e de Teixeira (2015) acerca da Matemática Financeira na Educação Financeira Escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com características da pesquisa bibliográfica, se deu por meio da aplicação de tarefas sobre educação financeira com alunos, entre 16 e 18 anos, do Ensino Médio de um Colégio Estadual do Rio de Janeiro. A análise interpretativa, à luz da teoria selecionada, mostra resultados parciais, os quais apontam que as tarefas sobre o tema, aliadas aos conteúdos básicos da Matemática Financeira, podem promover o desenvolvimento da autonomia e favorecer a tomada de decisão em questões financeiras do dia a dia. Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Tomada de decisão; autonomia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/444
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/444
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/444/457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023007
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1822180336420782080
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444