PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Denise Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Souza Neto, João Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/364
Resumo: Este artigo visa estudar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por meio do referencial teórico das práticas matemáticas, neste caso enfatizando os desdobramentos metodológicos desta abordagem, isto é, considerado que a teoria não visa descrever, mas ver de outro modo. Trata-se de uma articulação das discussões da Educação Matemática, da filosofia e sociologia contemporânea, principalmente, da Teoria da Prática de Bourdieu. A ênfase filosófica na linguagem, considerada a partir de Wittgenstein, possibilitou um olhar para o aspecto simbólico do conhecimento matemático.  Tomar a OBMEP como objeto de investigação foi potente  para  entender  a  ideia  de  campo  e  de  capital  simbólico,  tomadas  de Bourdieu, assim como permite ver de outro modo esta avaliação que tem ganhado proporções cada vez maiores em nosso país.   O estudo indica que o campo da matemática tem capital suficiente para premiar e naturalizar este conhecimento em nossa sociedade.
id UFPA-6_c28e50af9d5ede080f1b4a1591862d4d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/364
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEPEducação MatemáticaOBMEPcapital simbólicopráticas matemáticasEste artigo visa estudar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por meio do referencial teórico das práticas matemáticas, neste caso enfatizando os desdobramentos metodológicos desta abordagem, isto é, considerado que a teoria não visa descrever, mas ver de outro modo. Trata-se de uma articulação das discussões da Educação Matemática, da filosofia e sociologia contemporânea, principalmente, da Teoria da Prática de Bourdieu. A ênfase filosófica na linguagem, considerada a partir de Wittgenstein, possibilitou um olhar para o aspecto simbólico do conhecimento matemático.  Tomar a OBMEP como objeto de investigação foi potente  para  entender  a  ideia  de  campo  e  de  capital  simbólico,  tomadas  de Bourdieu, assim como permite ver de outro modo esta avaliação que tem ganhado proporções cada vez maiores em nosso país.   O estudo indica que o campo da matemática tem capital suficiente para premiar e naturalizar este conhecimento em nossa sociedade.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/364REMATEC; v. 7 n. 11 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/364/364Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilela, Denise SilvaSouza Neto, João Alves de2022-10-15T13:57:07Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/364Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:07Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
title PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
spellingShingle PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
Vilela, Denise Silva
Educação Matemática
OBMEP
capital simbólico
práticas matemáticas
title_short PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
title_full PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
title_fullStr PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
title_sort PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
author Vilela, Denise Silva
author_facet Vilela, Denise Silva
Souza Neto, João Alves de
author_role author
author2 Souza Neto, João Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Denise Silva
Souza Neto, João Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
OBMEP
capital simbólico
práticas matemáticas
topic Educação Matemática
OBMEP
capital simbólico
práticas matemáticas
description Este artigo visa estudar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por meio do referencial teórico das práticas matemáticas, neste caso enfatizando os desdobramentos metodológicos desta abordagem, isto é, considerado que a teoria não visa descrever, mas ver de outro modo. Trata-se de uma articulação das discussões da Educação Matemática, da filosofia e sociologia contemporânea, principalmente, da Teoria da Prática de Bourdieu. A ênfase filosófica na linguagem, considerada a partir de Wittgenstein, possibilitou um olhar para o aspecto simbólico do conhecimento matemático.  Tomar a OBMEP como objeto de investigação foi potente  para  entender  a  ideia  de  campo  e  de  capital  simbólico,  tomadas  de Bourdieu, assim como permite ver de outro modo esta avaliação que tem ganhado proporções cada vez maiores em nosso país.   O estudo indica que o campo da matemática tem capital suficiente para premiar e naturalizar este conhecimento em nossa sociedade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/364
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/364/364
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 7 n. 11 (2012)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004199690240